10 Primeiros passos para ter cabelos saudáveis

22/02/2019 | Sobre Cabelo Cacheado

Quando eu alisava meu cabelo, não me preocupava nenhum pouco em manter uma rotina de cuidados. Porque demandava tempo e eu não sabia a importância disso. Só me importava em ter os cabelos lisos para ser aceita e me sentir bonita. Mas quando eu resolvi fazer a transição capilar eu descobri o amor próprio, eu descobri que podia ser do meu jeito. Então, com isso fui aprendendo a cuidar de mim e do meu cabelo. Portanto abaixo te conto os meus 10 primeiros passos para ter cabelos saudáveis.

10 Primeiros passos para ter cabelos saudáveis

Mas calma charmosa, esse blog eu falo muito sobre cabelo cacheado, mas os 10 primeiros passos para ter cabelos saudáveis ajudam TODAS AS CHARMOSAS, e seus diferentes tipos de cabelos.

1- Cuide da sua alimentação:

O básico para se manter saudável é cuidar da alimentação. Então, não seria diferente com os cabelos.

Quando eu digo uma boa alimentação, não me refiro a parar de comer tudo o que você gosta ou entrar em uma dieta rigorosa. Me refiro a cuidar do que você consome, apreciar alimentos mais saudáveis e tentar fazer substituições. É de suma importância se consultar com um nutricionista sempre que puder, pois ele vai te auxiliar.

Eu acredito que o equilíbrio é fundamental, aliado é claro, a hábitos mais saudáveis. Além da qualidade, a quantidade faz toda a diferença.

Aqui no blog eu já falei sobre os benefícios de vários alimentos para os cabelos. Vale dar uma olhada.

10 Primeiros passos para ter cabelos saudáveis

2- Conhecer o seu tipo de cabelo:

Conhecer seu cabelo é a melhor maneira de saber exatamente do que ele precisa e consequentemente mante-lo mais saudável.

Então, já parou para pensar qual a curvatura exata do seu cabelo? Ou será que ele é uma mistura ? Hoje em dia existem vários produtos no mercado específicos para determinadas curvaturas. Isso não quer dizer que eu que tenho cabelo cacheado não possa usar creme de cabelo crespo, posso sim. Mas será que a consistência desse produto vai ser bom para o meu cabelo de cachos mais largos e fios mais finos?

10-Primeiros-passos-para-ter-cabelos-saudáveis

Além de entender as curvaturas dos seus cabelos, é importante se atentar se ele é oleoso, seco ou misto. Porque ambos os cabelos precisam de tratamentos distintos. O cabelo cacheado, por exemplo, costuma ser oleoso na raiz e mais seco nas pontas. Então, nada de usar uma linha toda para cabelo oleoso. A raiz e as pontas precisam de cuidados diferentes. Por isso, procure por um shampoo para cabelos oleosos e uma máscara ou condicionador para cabelos mais secos.

No dia a dia, perceba como seu cabelo reage, qual o aspecto dele. Assim fica mais fácil saber como ele é. Se ainda está difícil, procure um dermatologista ou tricologista.

3- Escolher seus produtos – Kit Capilar:

Depois que conhecer o seu cabelo, vai ser muito mais fácil escolher os melhores produtos para ele.

Quais produtos Usar no cabelo ?

Shampoo, condicionador, máscara de hidratação, máscara de nutrição, máscara de reconstrução, creme de pentear, óleo natural. Esse é um Kit capilar básico, que vai te ajudar a começar a cuidar muito melhor dos seus fios.

Aqui entra o cronograma capilar, ele ajuda demais a manter uma rotina de cuidados. E conforme você faz, pode ir adaptando para a necessidade do seu cabelo.

4- Produtos de Proteção:

Além do Kit básico, vale ressaltar a importância dos produtos de proteção, como protetor térmico, leave-in e produtos com proteção UV.

Essa dica não é só para quem usa fontes de calor, até porque o sol e outros agentes externos podem danificar os fios.

10 Primeiros passos para ter cabelos saudáveis

5- Lavar os cabelos corretamente:

Parece muito bobo mencionar isso, eu sei, mas é importante. As vezes pode bater aquela preguiça e a aplicação correta dos produtos fica de lado. A consequencia disso é nenhum resultado significativo nos cabelos.

Bora respeitar a fila de prioridades: (pré-shampoo), Shampoo, máscara, condicionador.

É de suma importância respeitar o tempo de ação de cada produto e as dicas de aplicação no rótulo. Nunca lavar o cabelo com água quente e outro erro para evitar é NÃO passar os produtos com o cabelo encharcado.

6- Cuide do seu couro cabeludo:

Dentre os 10 primeiros passos para ter cabelos saudáveis, esse é o que muitas vezes é esquecido.

Ainda na etapa de lavagem dos fios podemos aproveitar para cuidar bem do nosso couro cabeludo. Porque se ele está saudável, vai ajudar o nosso cabelo a ficar também.

Fazer massagem com as pontas dos dedos ajuda a estimular a circulação sanguínea no local. Isso auxilia o crescimento dos fios.

Retire muito bem os produtos do couro cabeludo. Pois resquícios de produtos podem entupir os poros, prejudicando os cabelos.

Mantendo os cabelos saudáveis

10 primeiros passos para ter cabelos saudáveis.

Se o seu couro cabeludo for muito seco, vale a pena hidrata-lo usando shampoo mais suave. Cuidado ao usar fontes de calor muito perto do couro cabeludo…

7- Escolha um corte que valorize ele:

Essa é uma escolha bem pessoal. Mas seja qual corte você for escolher, escolha de acordo com seu estilo e o seu tipo de cabelo.

Existem muitos tipos de cortes de cabelos, e cada um deles valoriza um tipo de rosto, etc. O corte pode mudar completamente o seu visual. Por isso antes de cortar, tenha em mente o que você quer e qual imagem quer passar.

Veja aqui:

CORTES LINDOS DE CABELOS CACHEADOS

8- Atenção com Químicas:

Está tudo bem se você gosta de usar alguma química, colorir o cabelo… Mas saiba que os cuidados capilares precisarão ser redobrados.

Eu prefiro não me aventurar mais com as químicas, depois que parei de alisar meus fios ficaram muito saudáveis com mais facilidade. Mas eu gosto bastante de pintar as madeixas.

O que eu faço é não pintar sempre, mas sempre que faço isso aproveito para fazer uma reconstrução capilar, pois ajuda a repor a massa perdida.

9- Acessórios certos:

Eu só uso pente para dividir o cabelo, mas se você usar para pentear, escolhas os de madeira pois eles ajudam a evitar o frizz.

Escovas com dentes mais largos e cerdas macias ajudam a pentear mais facilmente os cabelos cacheados e crespos e não agridem o couro cabeludo.

Já os cabelos lisos podem optar por escovas redondas e estilo raquete.

Outros acessórios são buchinhas e pregadeiras. Seja qual for a sua favorita, nunca prenda o cabelo com muita força, pois pode prejudicar e quebrar seus fios.

10- Manter a rotina de cuidados:

Acredito que seja o passo mais importante. Porque manter uma rotina de cuidados capilares vai ajudar a manter os cabelos saudáveis.

Cuide dos seus cabelos e aprenda a apreciar este momento. porque é um momento seu, de descobertas, de aceitação. Não odeie seu cabelo, CONHEÇA SEU CABELO. Ele é mais uma parte linda de você.


Esses são os meus 10 primeiros passos para ter cabelos saudáveis. Mas é só o início, porque com o tempo a gente aprende muito mais. E eu tenho amado as minhas descobertas capilares.

Além destes 10 primeiros passos para ter cabelos saudáveis, você conhece mais algum? Eu aposto que sim, então aproveite e me conta aqui nos comentários.

Gostou das dicas? Beijos!!!

  • 22/02/2019

    Cuidar dos cabelos é sempre essencial para mim, antes de tudo conhecer meus fios foi meu primeiro passo, porque sendo descendente de japonês as pessoas acham que meus fios são grossos, quando na verdade, eles são mistos com fios bem fininhos. E para achar xampu para isso? Toda vez experimento marcas novas.
    Parabéns pelo seu guia!
    PS: e valeu a pena usar aparelho, seu sorriso é lindo!
    Zíper Chique

    • Simone
      26/02/2019

      Oi Vânia, nossa não sabia que seus fios são mistos, não tem jeito tem que ir testando para achar o melhor para você. Que bom que gostou, beijos ♥

  • Nicenessbeauty
    23/02/2019

    Hoje em dia sigo todas as dicas, mas antes meu cabelo era um fuá, e eu já tinha até desistido dele, hahaha. Basta começar com os cuidados que o resultado vem, e melhora com o tempo!!
    nicenessbeauty.com

    • Simone
      26/02/2019

      Sim, isso mesmo

  • Thais Pereira Terra
    23/02/2019

    Ótimas dicas! Algumas já faço, mas já vou fazer as outras também!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

  • 23/02/2019

    Amei as dicas. Algo que eu comecei a dar maior atenção a pouco tempo foi a proteção UV nos cabelos, principalmente nesse verão de calor extremo, eu tenho usado produtos com proteção.
    Beijo!

    • Simone
      26/02/2019

      Eu também tenho usado mais, faz uma diferença danada

  • 23/02/2019

    Boas dicas.

  • Muito bom o post Simone, confesso que queria ter mais disciplina na rotina de cuidados com meu cabelo rsrs por exemplo, estou em debito com a dica 4 e 6, vou ver se consigo dar uma atenção maior nesses dois pontos ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    • Simone
      26/02/2019

      Eba, força aí que você consegue

  • Laissa Lambert
    24/02/2019

    Adorei as dicas, são essenciais! Acho que eu peco no quesito de quais produtos usar e lavar corretamente :/ acredito que eu lave meu cabelo tuuudo errado haha!
    http://www.boasdepapo.com.br

    • Simone
      26/02/2019

      hahah calma charmosa, bora lavar direitinho

  • Hozana
    24/02/2019

    Menina, amei seu post!
    Posso dizer que tudo que você falou é verdade, pois eu senti na pela as variações na qualidade do meu cabelo influenciado por vários fatores.
    Infelizmente, atualmente estou em falta com ele, mas vou começar um plano de ação.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos!

    Borboletra ♡

    • Simone
      26/02/2019

      Oi charmosa, fico feliz que o post esteja te ajudando, beijos

  • 24/02/2019

    Acho todas as suas dicas preciosíssimas! 🙂
    Eu mesma ando precisando dar um pouco de mais atenção ao meu couro cabeludo.

    Um beijo,

    • Simone
      26/02/2019

      Oi Fernanda, espero que estejam te ajudando, beijos

  • Marcela Miranda da Paixão
    24/02/2019

    Meu problema é que não tenho rotina e muito menos cronograma, quando sinto que devo cuidar melhor eu faço e sei que isso prejudica. Boas dicas, se segui-las direitinho certeza que vamos ter os fios saudaveis. Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

  • 25/02/2019

    adorei essas dicas, temos msm que conhecer nosso cabelo e cuidar bem dele pra manter os fios saudaveis

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Simone
      26/02/2019

      Sim, com certeza

  • 25/02/2019

    Simone, suas dicas estão ótimas! E sei que funcionam muito bem, pois sigo esses passos já! xD
    Eu demorei, mas depois que passei a cuidar melhor dos meus fios, vi o quanto eles mudaram para melhor!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Simone
      26/02/2019

      Parabéns, faz toda a diferença

  • 25/02/2019

    Amei suas dicas, Simone. Faz dois anos que não faço nenhuma química no meu cabelo, desde então tenho tentando recupera-lo. Como fazia muita tintura, ele foi ficando emborrachado, sabe? Agora ele está uns 70% melhor, mas ainda faltam os outros 30% para ficar como quero!

    https://www.kailagarcia.com

    • Simone
      26/02/2019

      Oi Kaila que bom que está cuidando melhor dele, beijos

  • Pam
    25/02/2019

    Teu cabelo ta tão lindo.
    São ótimas dicas principalmente a da alimentação.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

  • 25/02/2019

    dicas excelentes e que fazem uma diferença e tanto em ter um cabelo saudável e bonito!
    Faço bom uso desses cuidados, viu?
    bjs http://www.diadebrilho.com

  • 25/02/2019

    São ótimas dicas! Pra mim é mais difícil ta sendo manter a rotina, tem dia que da uma preeeguiça e tem dia que estou super animada e faço logo um super tratamento rs
    Beijão

  • 25/02/2019

    Depois que conheci meu tipo de cabelo, ficou muito mais fácil qualquer coisa relacionada a tratamento capilar! Adorei as dicas!

    • Simone
      26/02/2019

      Sim, fica bem mais fácil. Beijos

  • 25/02/2019

    São dicas de utilidade pública! Amei!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/

    • Simone
      26/02/2019

      Que bom, beijos

  • 26/02/2019

    Os cuidados com os cabelos fazem uma super diferença. Amei as suas dicas.
    big beijos

    • Simone
      26/02/2019

      Sim com certeza, beijos

  • 26/02/2019

    Dicas bem completas e que ajudam muito!

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    • Simone
      26/02/2019

      Obrigada, beijão

  • Simone
    26/02/2019

    Sim

  • Luisa Ocha
    07/03/2019

    fico triste quando só se fala de cabelos crespos,ondulados e com caracóis…Então nós mulheres de 60 anos com cabelos grisalhos ,finos e lisos?que cuidados devemos ter?e o que aplicar para os fortalecer?desmarelador estou cansada de ver e também uso.mas será s´o esse o cuidado?

    • Simone
      08/03/2019

      Oi Luisa, tudo bem? Me envia um e-mail: simonebenvindo@charme-se.com. Pois poderei te ajudar melhor. Minha mãe está nesta fase e quer deixar os fios 100% brancos. Indico a manter uma rotina de cuidados, hidrate toda semana seu cabelo. Além disso invista em umectação também, porque o cabelo branco é naturalmente mais seco. Use shampoo específico pro seu cabelo. Proteja seus fios de agentes externos como sol, use protetor térmico, saia de chapéu… Várias das dicas que eu dei serve para você também. Mas caso queira mais dicas específicas me envia um e-mail, vou amar te ajudar. Beijos ♥

  • Top