6 Sinais de que seu cabelo está saudável

30/06/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

Eu já mostrei aqui no blog, algumas maneiras de entender do que o seu cabelo precisa. Mas hoje a dica é um pouco diferente. Porque vou te mostrar 6 sinais de que seu cabelo está saudável. Isso é interessante porque vai te ajudar a perceber se os cuidados que você está tendo com seu cabelo, estão realmente ajudando ou não.

6 Sinais de que seu cabelo está saudável

6 Sinais de que seu cabelo está saudável

Não é poroso

Mas o que significa porosidade capilar? Bem, nosso cabelo precisa de umidade, óleos e proteínas para se manter saudável. Mas tudo em equilíbrio, claro. Portanto as cutículas são fundamentais, já que se contraem ajudando a absorver esses nutrientes. No entanto devido a danos ou até mesmo a genética, as cutículas podem não conseguir manter ou absorver os nutrientes nos fios, causando assim a porosidade capilar.

  • baixa porosidade: É difícil de hidratar pois não absorve com facilidade os nutrientes. Sendo assim é um cabelo que fica facilmente pesado com os produtos.
  • porosidade média: O cabelo absorve normalmente os nutrientes e consegue mantê-los.
  • porosidade alta: As cutículas estão tão “abertas” que por mais que os nutrientes penetrem na fibra capilar, o cabelo não consegue manter eles nos fios. Então os tratamentos que você faz no seu cabelo não dão resultado.

Para entender mais sobre isso, Leia o post: Porosidade capilar, como identificar e tratar.

Não está caindo além do normal

É importante saber que nosso cabelo passa por uma renovação. Ou seja, existe uma queda capilar que é considerada natural. Especialistas afirmam que caem cerca de 100 fios do nosso cabelo todos os dias. Então neste caso, não se preocupe, porque também está havendo o  crescimento dos fios.

Mas se você perceber que a queda capilar não é normal, é importante buscar um médico imediatamente. Leia aqui: Queda de cabelo: Por que o cabelo cai e como tratar

Fica bem definido

O cabelo bem cuidado fica bem definido, mas principalmente quando é cacheado. Pois podemos notar que os fios ficam definidos facilmente. Pois um cabelo bem hidratado, fica macio e saudável e isso garante que os cachos ganhem forma, balanço e que o frizz diminua.

Como saber se seu cabelo está saudável?

Uma dica para tentar identificar isso é deixar os cachos secarem naturalmente e sem nenhum produto, ao finalizar os fios. Pois assim você vai conseguir perceber como seu cabelo se comporta mais naturalmente.

Não quebra com facilidade

Um cabelo sem cuidado além de não definir pode ficar mais seco e sem movimento. Então provavelmente é um cabelo sem hidratação e reconstrução. Por isso com o tempo os fios ficam tão fragilizados que acabam quebrando com muita facilidade. Para entender mais, leia: Por que o cabelo quebra e como recuperar a saúde capilar

Não embaraça a toa

Um cabelo que embaraça muito provavelmente é um cabelo que está ressecado por falta de hidratação e nutrição. Pois um cabelo bem nutrido, fica macio e embaraça menos. Mas além disso, para evitar que o cabelo embole muito invista em bons produtos, touca de cetim e desembarace os fios no banho.

Produtos com manteigas e bons óleos vão garantir fios mais macios e saudáveis. Mas não se esqueça que proteger o cabelo também é importante. Entenda um pouco mais sobre isso no artigo: Como evitar o cabelo embolado e desembaraçar.

Couro cabeludo saudável

Não são apenas os cabelos que precisam de cuidados. Porque a saúde dos fios depende de um couro cabeludo saudável também. Então veja se seu couro cabeludo apresenta escamações, irritação, etc. Pois qualquer anormalidade é motivo de alerta e precisa ter cuidado. Mas se seu couro cabeludo estiver bem, significa que você está tendo uma boa rotina capilar. Então, para ter certeza, veja agora: Como cuidar do couro cabeludo no dia a dia


O que fazer para manter o cabelo saudável?

Se depois deste post você percebeu que seu cabelo não está nada saudável e não sabe o que fazer, não se preocupe. Porque eu tenho uma ótima dica para te ajudar. Você precisa conhecer o Método 5C. Pois ele é o guia capilar definitivo para você que quer dizer adeus definitivamente ao ressecamento; à falta de brilho; quebra; porosidade e tudo aquilo que vem te incomodando no seu cabelo. Pois ele vai te ajudar a ter um cabelo saudável e lindo sem precisar gastar fortunas com produtos e com salão de beleza. Clique no botão abaixo para saber mais.

Agora que você sabe as características de um cabelo saudável, me conta aqui como está seu cabelo? Precisa melhorar em algum cuidado? Gostou das dicas?

Beijos!!

  • Top