Ansiedade no fim do ano: como proteger sua saúde mental - Charme-se
Logo Charme-se
Ansiedade no fim do ano como proteger sua saúde mental

À medida que o fim de ano se aproxima, muitas pessoas entram em um processo de instabilidade emocional. Nesse contexto, surgem revisões de metas, reflexões sobre escolhas feitas ao longo do ano e expectativas projetadas para o próximo ciclo. Assim, esse período funciona como um marco simbólico: um momento em que se revisitam planos que não se concretizaram, reavaliando as decisões e traçando novos caminhos. Isso tudo, às vezes, acaba dando espaço para ansiedade no fim do ano. Mas a psicóloga traz passos importantes, para manter o equilíbrio emocional, neste período.

Ansiedade no fim do ano como proteger sua saúde mental

O fim de ano pode despertar muitos sentimentos. Gratidão, alívio e esperança convivem com autocrítica, ansiedade e frustrações acumuladas. Por isso, essa mistura de emoções só mostra a complexidade emocional que acontece no fim de um ciclo. Além disso, pode fazer com que muitas pessoas se sintam sobrecarregadas, cansadas ou insuficientes.

Embora isso seja natural, ele pode se transformar em um peso emocional quando não é acolhido com consciência. Para Mariana Ramos, professora de Psicologia da Afya Centro Universitário Itaperuna, esse período exige uma atenção ainda maior à saúde mental. Mas especialmente porque a autocrítica tende a ser maior. Segundo a especialista, o fim de um ciclo não precisa se tornar um tormento. Pelo contrário, pode ser encarado como uma oportunidade para reorganizar a saúde mental, o aprendizado e, sobretudo, a gentileza e o autocuidado.

A psicóloga explica que a ansiedade no fim do ano tem fundamento psicológico e neurobiológico. “Revisar memórias e avaliar conquistas ativa áreas do cérebro relacionadas à autoconsciência e ao julgamento, especialmente o córtex pré-frontal. Quando isso se soma às pressões externas,  da sociedade, da família e das redes sociais , o cérebro tende a reforçar comparações, autorrecriminações, ampliando o peso emocional característico desse período”.

6 conselhos da psicóloga para driblar a ansiedade no fim do ano

Ansiedade no fim do ano como proteger sua saúde mental

1. Revise o ano com gentileza
Antes de tudo, olhe para o ano que passou sem se culpar. Então, em vez de transformar a revisão das metas em um momento de tristeza, permita que ela seja um espaço de aprendizado e amadurecimento. Pois nem tudo o que não saiu conforme planejado é de fato algo ruim. Afinal, pode servir como ensinamento.

2. Ajuste as expectativas à sua realidade
Em seguida, alinhe seus objetivos de forma realista, de acordo com o momento que está vivendo. Por isso, estabelecer metas possíveis, respeitando sua rotina, é uma forma de se amparar emocionalmente e evitar a ansiedade no fim do ano.

3. Evite comparações e respeite o seu ritmo
Além disso, lembre-se de que cada trajetória é única. Então, não se compare! Cada pessoa tem uma realidade diferente e o que as pessoas postam nas redes sociais é só 1% da vida. Por isso, foque em você e respeite seu tempo.

4. Reserve momentos de pausa consciente
Da mesma forma, procure ter tempo para descansar. Parar um pouco não atrapalha o rendimento, na verdade, dá mais disposição. Então, não menospreze o descanso, pois isso é saúde.

5. Planeje o novo ciclo com intenção, não com cobrança
Não precisa começar o ano com uma lista enorme de metas. Porque o importante mesmo é focar em ações concretas e bem organizadas.

Como praticar Mindfulness?

6. Pratique mindfulness para acalmar a mente
Por fim, o mindfulness é uma forma simples e eficaz de cuidar da saúde mental e ajustar expectativas no fim do ano. Antes de revisar tudo o que passou, pare por um instante e respire profundamente. Essa respiração consciente ajuda a diminuir a atividade da amígdala, o “centro de alarme” do cérebro, favorecendo uma sensação de segurança interna. Então isso ajuda a controlar a ansiedade no fim do ano.

Mindfulness significa direcionar a atenção para o momento presente, de forma consciente e sem julgamentos, observando pensamentos, sensações e emoções sem se prender a eles. Então, para começar, sente-se em um local tranquilo, mantenha a coluna ereta e foque na respiração. Quando a mente divagar, apenas traga o foco de volta com gentileza, sem culpa. Esse retorno também é parte do cuidado.

Pequenos hábitos, com consciência e constância são fundamentais para começar o ano de uma maneira bem tranquila e livre de ansiedade.

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.