Cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas - Charme-se
Logo Charme-se
Cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas

Cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas, essas são as características de quem tem cabelo misto. É necessário manter equilíbrio entre os fios, para ter cabelos saudáveis e atender as múltiplas necessidades deste tipo de cabelo.

Aqui eu separei várias dicas para saber cuidar deste tipo de cabelo e mantê-lo saudável.

Cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas
  • Cabelo Oleoso: Essa característica se da quando o couro cabeludo produz uma quantidade excessiva de óleo, deixando o cabelo com aspecto sujo, ensebado com mais frequência. Muito comum em cabelos lisos.
  • Cabelo seco: O cabelo seco é característico dos cabelos cacheados, pois devido sua curvatura os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo não conseguem chegar até as pontas.

Mas como o nome do post mesmo já diz, é possível ter sim as duas características no mesmo cabelo. E isso pode ser devido a vários fatores como, condição natural do cabelo (costuma ocorrer em cabelos cacheados e crespos), excesso de químicas, cuidado inadequado (lavagem errada do cabelo e erro na aplicação dos produtos), o clima, etc.

Como cuidar: Cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas

Lavagem capilar

A lavagem é em etapas, respeitando a característica de cada parte do seu cabelo. Por exemplo, a raiz oleosa precisa de um shampoo específico para região, porém dependendo do shampoo pode deixar as pontas ainda mais secas. Portanto escolha shampoos específicos para o seu tipo de cabelo(pode ser para fios mistos ou oleosos), mas de preferência que equilibrem o PH, pois vai limpar os fios sem causar ressecamentos. Se achar necessário, você pode proteger as pontas dos seus fios com pré-shampoo, com um pouco de óleo vegetal ou creme Co-Wash.

Invista em máscaras de tratamento e condicionadores mais hidratantes e nutritivos. Concentre a aplicação destes produtos apenas na área seca dos fios, ou seja, comprimento e pontas.

Cuidado com a temperatura da água. Eu falo sempre, mas não custa repetir. Água quente demais pode favorecer o aumento de oleosidade nos fios. Portanto evite.

A frequência de lavagem vai depender do seu tipo de cabelo e necessidade, dia sim e dia não, pode ser uma boa opção.

Químicas capilares e seus cuidados

Ao fazer químicas entenda a importância de manter a rotina de cuidados, pois caso contrário o cabelo pode sofrer sérios danos, como ficar ainda mais seco causando um ressecamento e quebra ou gerando mais oleosidade na raiz, como é o caso de progressivas. Quando eu alisava meu cabelo ele ficava assim no início, na época eu não sabia cuidar dos meus fios direito e portanto o resultado não era tão bom.

Então, para você que gosta de fazer químicas eu indico que veja as dicas de como cuidar do cabelo com química, que aprendi ao longo do tempo.

Raiz oleosa e pontas secas: O que fazer

Produtos

Escolha os produtos certos para cabelos mistos, sugestões abaixo:

Sugestões


Evitando excesso de oleosidade

Além da água quente que pode causar o temido efeito rebote. É indicado evitar abafar demais o couro cabeludo, como usar chapéus ou bonés por um longo período de tempo.

Mas além disso é importante manter uma certa distância entre o secador e os fios, da mesma forma a chapinha com o couro cabeludo. Evite usar fontes de calor em temperaturas muito altas. Invista em protetores térmicos mais fluídos.

Mantenha os cabelos sempre limpos, evite ficar muito tempo sem lava-los. Pois cabelos com excesso de oleosidade pode desencadear alguns problemas como dermatite seborreia. Mas não abuse de esfoliantes com muita frequência, pois pode causar efeito rebote.

Evite passar muito as mãos nos fios, pois isso também pode proporcionar mais oleosidade.

Shampoo Detox

E falando em esfoliação, o shampoo detox também auxilia a limpar o couro cabeludo mais profundamente, sem ressecar os fios. Mas nada de excessos, use de 15 em 15 dias.

Shampoo a seco: Não exagere

Esse produto não vai substituir a lavagem, só vai dar uma sensação de cabelos mais limpos. Então evite excessos, pois pode acabar causando acúmulo de resíduos no cabelo.

Proteção é importante

Utilize finalizadores que vão garantir hidratação e nutrição para pontas. Mas além disso é importante investir nos produtos com proteção UV e térmica.

O uso de sérum capilar ou óleo vegetal na finalização capilar vai ajudar a selar as cutículas mantendo os nutrientes dos tratamentos nos fios e também proteger o cabelo contra agressões externas.

Dicas para cuidar do cabelo em casa

Mantenha o corte em dia

Corte as pontinhas do cabelo de 3 em 3 meses, vai ajudar a retirar as pontas mais secas, pontas duplas e dar uma renovada nos fios.

Orientação médica

Se seus cuidados capilares em casa não resolvem o excesso de oleosidade e as pontas super secas, pode estar na hora de procurar um dermatologista. Muitas vezes nosso cabelo pode apresentar mudanças referentes a algo no nosso organismo, como falta de vitaminas, etc.


Gostou das dicas de como cuidar do cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas? Então me conta aqui nos comentários qual seu tipo de cabelo. Mas também aproveite e compartilhe este post com as amigas.

Beijos!!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Adriana Leandro

    Que ótimas dicas.
    Só uma vez que fiquei com as raízes oleosas, mas foi por causa de um produto.
    Bjus!

    galerafashion.com

    responder
  • vanessa

    Olá Simone, espero que esteja bem do lado daí, o meu cabelo é oleoso na raiz, não sabia que manter o corte em dia ajudava. Tem épocas que demoro anos sem cortar, mas de uns tempos pra cá já cortei sozinha em casa e 3 meses depois cortei com uma moça que veio aqui.
    Já quero cortar de novo porque estou amando ele curto.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder
    • Simone

      Oi Vanessa, vai ajudar a se livrar das pontinhas mai secas, revitaliza um pouco os fios.

      responder
  • Tay Ribeiro

    Amei o post. O meu cabelo costuma ser bem oleoso, então uso aqueles sabonetes granado uma vez por semana pra ver se reduz. É sempre bom tomar os cuidados necessários para evitar
    beijos

    responder
  • Váh

    O meu cabelo é exatamente assim, oleoso na raiz e seco nas pontas.
    E isso piora quando faço escova progressiva… É realmente chatinho de cuidar :/
    Mas adorei as dicas, porém não lavar com água quente nesse frio fica complicado hahahaha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder
  • Silvana Almeida

    Oi Simone suas dicas estão ótimas eu tenho os cabelos oleosos preciso lavar sempre a cada dois ou três dias vou seguir suas recomendações.
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    responder
  • Wanessa de Almeida

    eu vou aproveitar que hoje é dia de cuidado redobrado no cabelo e seguir algumas dicas que você falou. Só to pecando com as pontinhas duplas, pq eu não tenho coragem de cortar em casa pq já fiz muita cagada. Daí capricho no cronograma capilar pra elas não sofrerem tanto.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    responder
  • Pamela

    Eu uso um shampoo detox e amo da salon line até.
    Adorei as dicas meu cabelo é oleoso e sempre pesquiso para ter novos cuidados.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    responder
  • Pathy Guarnieri

    Meu cabelo é assim, oleoso na raiz e seco nas pontas. Não vejo a hora dos salões reabrirem para poder cortar o cabelo. xD

    Cores do Vício

    responder
  • Anete Oliveira

    Meu cabelo é entre normal e misto, a raiz fica bem oleosa e já vi que faço tudo errado: lavo na água quente, uso secador na raiz nos dia frios e uso shampoo detox em toda lavagem, porém esse último não resseca meus fios.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    responder
  • Stephanie Ferreira

    Amei as dicas porque estou com o comprimento do cabelo descolorido e tendo que ter cuidados diferentes para a raiz e as pontas.

    Beijoos,
    Quase Mineira

    responder
  • Carol R.

    Amei as dicas, o meu tá assim.
    bjs

    responder
  • Marcela

    Meu cabelo está assim recentemente e eu já fiz várias receitas na internet e não resolveu. Mas lendo seu post percebo que faço quimicas e não cuido de maneira adequada. Ótimo post, abriu muito minha mente a respeito desse problema.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    responder
  • Carla Mello

    Estou amando ler seus posts… vou até salvar em favoritos!

    responder
  • Felipe Lange de Faria

    Ótima dica
    Blog Entrelinhas

    responder
plugins premium WordPress