Como cuidar de suculenta crassula expansa fragilis

11/05/2020 | Sobre Decoração, Educativo

Eu amo plantas, na verdade amo tudo o que a natureza tem a oferecer. Acho que pelo fato de ter crescido em fazenda, mas seja como for, meu paraíso é sempre em meio ao verde. Uma das plantas que mais gosto são as suculentas, e eu já vinha querendo uma ha algum tempo. Mas além disso eu já vinha paquerando um vasinho do personagem Groot, do filme “Guardiões da galáxia” que eu havia visto na floricultura do meu amigo. E não é que eu ganhei os dois? Fiz algumas pesquisas de como cuidar de suculenta para receber a nova florzinha da casa.

Como cuidar de suculenta crassula expansa fragilis

Na última semana eu tive que sair de casa para fazer exames, então como a floricultura ficava no caminho, meu marido em fez uma surpresa. Eu fiquei perdida com tanta opção de suculenta, mas acabei escolhendo a crassula expansa fragilis.

crassula expansa fragilis: Este tipo de suculenta não mede mais do que 10cm e suas folhas são aproximadamente 3 milímetros. Esta planta é originária da África, suas folhas são cobertas por pelinhos que se chamam tricomas, que ajudam a proteger a planta a não perder água. Outra característica é o caule que pode ser marrom ou mais vermelho. Mas além disso esta é uma espécia que da florzinhas, elas são brancas e elas desabrocham entre Novembro e Janeiro.

Como cuidar de suculenta crassula expansa fragilis

As suculentas são plantas relativamente fáceis de cuidar, pois demandam poucos cuidados, mas é importante se atentar as suas necessidades para que ela dure por muito tempo.

Como cuidar de suculenta

A primeira etapa sem dúvidas é escolher o vaso para sua planta. No meu caso eu acabei escolhendo o vaso primeiro haha. É importante que o vaso tenha um furo no fundo para ajudar no escoamento da água e evitar que as raízes se afoguem.

A rega pode ser feita apenas quando a terra estiver seca, eu confiro com o dedo ou com um palito mesmo (este tipo de planta detesta excesso de água). De acordo com especialistas no verão é indicado regar 1 vez na semana e no inverno 2 vezes no mês. A rega deve ser feita sobre a terra, nunca molhando as folhas.

Além da rega é importante deixa-la em um local com maior luminosidade. Eu tenho colocado a minha na varanda para pegar um pouco do sol da manhã ou do fim de tarde.

É indicado o uso de adubo orgânico como casca de ovo triturado ou o Forth Cactos.

Esse é um tipo de planta que não precisa de poda, mas é aconselhável ir retirando alguma folhinha ou outra que secar. Outra vantagem desta planta é que é fácil de pegar mudas, é só colocar pequenas porções da planta sobre a terra para germinar.

Eu amei minha plantinha, cuidar dela me distrai e me deixa mais calma. Super recomendo ter uma suculenta.


As suculentas são ótimas companheiras, pois além de versáteis, ficam lindas na decoração. Mas além disso são ótimas opções de pressentes para quem você ama.

E aí, gostou? Qual seu tipo de planta preferida?

Beijos!!

  • Top