• Como escolher a máscara capilar: hidratar, nutrir, reconstruir

    24/04/2019 | Sobre Cabelo Cacheado

    Faz alguns dias, uma charmosa me perguntou como escolher a máscara capilar. Ela queria saber como identificar se uma máscara é para hidratar, nutrir ou reconstruir. Eu achei a pergunta muito interessante, porque muitas vezes não vem escrito na embalagem a funcionalidade, mas em alguns casos mesmo quando vem especificado, o produto pode ter até mais de uma funcionalidade ou até mesmo se encaixar em outra completamente diferente.

    Portanto hoje, vou mostrar para você charmosa, o que eu faço para me ajudar a diferenciar as máscaras capilares e acertar nas escolhas dos meus produtos.

    Como escolher a máscara capilar: hidratar, nutrir, reconstruir

    Como escolher a máscara capilar

    Antes de tudo é necessário que você entenda o que é e para que serve cada etapa: Hidratação, nutrição e reconstrução. Porque assim vai ficar mais fácil para você saber do que seu cabelo precisa e entender melhor este post. Então, da uma passada lá no post sobre cronograma capilar.

    Preste atenção no rótulo do produto

    Quer saber exatamente para que serve cada produto, então é hora de prestar atenção no rótulo dele. Muitos rótulos vem estipulado as propriedades e funcionalidades de cada produto, mas as vezes uma máscara de hidratação possui também um poder mais nutritivo e você nem se da conta.

    O interessante de saber estipular esta diferença, é que você vai saber escolher corretamente os produtos para o seu cronograma capilar. E claro, acertar em cheio nas escolhas de acordo com as necessidades dos seus cabelos.

    Prestou atenção no rótulo, mas a funcionalidade não está clara ? Então é hora de analisarmos a composição deste produto.

    A princípio pode ser um pouco difícil de entender, porque os nomes na composição seguem as regras da Nomenclatura Internacional dos ingredientes dos cosméticos (INCI – Internacional Nomenclature of Cosmetic Ingredients). O uso da nomenclatura é para facilitar a identificação dos ingredientes no mundo todo.

    Muitas vezes conseguimos entender e reconhecer substâncias conhecidas, como por exemplo, “Cocos Nucifera Oil” e Flower Extract”, que são respectivamente óleo de coco e extrato de flor. Mas para nomenclaturas mais difíceis como “galactoarabinan”, que é um polissacarídeo natural extraído das árvores; é necessário uma pesquisada a mais.

    Mas calma, abaixo vou te mostrar alguns dos principais componentes de cada etapa do cronograma capilar para você ficar de olho. Porque vai te ajudar a escolher seus produtos sem dor de cabeça.

    Nem toda máscara vai ter apenas uma função, é possível encontrar máscaras mistas, como hidro-reconstrutora, nutri-reconstrutora , hidro-nutritiva ou tudo junto.

    OBS: Os primeiros ingredientes que aparecem na lista de composição, são os que estão em maior quantidade no produto, enquanto os componentes do final estão em menor quantidade.

    Como escolher a máscara se ela for mista?

    E quando uma máscara tem componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores, em qual etapa do cronograma capilar eu vou usa-la ?

    1º maneira: Se os componentes hidratantes estiverem no início da composição, significa que estes produtos hidratantes estão em maior quantidade, logo esta máscara é mais hidratante. Então, você usa ela na etapa de hidratação.

    2º maneira: Se tiver muitos componentes e não está dando certo analisar conforme a 1º maneira, verifique a quantidade de componentes. Se a máscara tiver um maior número de componentes nutritivos, então ela é uma máscara de nutrição.

    Vale ressaltar algo que sempre falo por aqui, cada cabelo reage de um jeito. Então, um produto que pode deixar seu cabelo mais hidratado, no meu eu posso sentir mais nutrição e vice-versa. Fique de olho nos resultados.


    Vamos analisar um rótulo juntos ?

    As setas indicam o início da composição e o final. As linhas vermelhas são componentes nutritivos (óleos) e a linha amarela são componentes hidratantes (extratos de plantas, etc).

    Logo, por conter primeiros componentes hidratantes e um número maior de componentes hidratantes, podemos concluir que é uma máscara hidronutritiva. Ou seja, seu poder é mais hidratante, porém possui um Q de nutrição.

    Quando eu conheço uma marca e sei da qualidade e procedência eu não analiso todos os componentes não, apenas os principais, mas fica a seu critério. Por exemplo, antes de pesquisar para este post eu não sabia o que era xilitol, mas como eu quis ir mais fundo e entender melhor o rótulo, descobri que é um adoçante natural.

    Hidratação

    A Hidratação é responsável por repor água nos fios. Então, todas as máscaras acabam tendo um Q de hidratante, independente de sua funcionalidade, porque a base (seu maior componente) é a água.

    A hidratação é tida como a primeira etapa do cronograma, porque todos os cabelos precisam sempre ser hidratados. Hidratar é a principal necessidade dos fios. Os cabelos ficam mais maleáveis e macios.

    Componentes:

    • Água (Aqua)
    • Extratos de plantas, frutas, Aloe Vera (procure por Extract, fruit)
    • Silicones (solúveis)
    • Vitaminas
    • Pantenol
    • Derivados do açucar
    • Glicerina (glycerin)
    • Álcoois graxos (cetyl alcohol)

    Nutrição

    A Nutrição é importante para repor os lipídios do nosso cabelo, ou seja, os óleos dos fios, auxiliando a deixar os cabelos mais maleáveis, alinhados e com brilho.

    Componentes:

    • Óleos vegetais (Argan Oil)
    • Manteigas vegetais (shea butter)
    • Ceramidas
    • Tutano

    Reconstrução

    A Reconstrução auxilia na reposição de massa dos fios. É a etapa que ajuda a fortalecer as madeixas e recuperar os fios. Indicado para cabelos fragilizados por químicas, quebradiços, danificados.

    Componentes:

    • Queratina (keratin)
    • Aminoácidos – Arginina, Creatina ( Arginine, Creatine)
    • Colágeno (Collagen) (também atua na hidratação)
    • Proteína hidrolisada do milho…

    Bom, estas são minhas dicas de como escolher a máscara capilar ideal para cada etapa do seu cronograma capilar. Gostou? Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, pois vou responder. Aproveita e me conta qual sua maior dificuldade em escolher seus produtos de cabelo ? Beijos!!

    Fontes: Anvisa.gov.br – Cabelos de Rainha



  • Top