Como lavar corretamente o cabelo cacheado

07/04/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

Um processo rotineiro e simples do nosso dia a dia pode e vai impactar muito na saúde dos nossos fios. Portanto saber como lavar corretamente o cabelo é fundamental para evitar danos e garantir que além de limpos os fios estejam saudáveis e protegidos.

Algumas medidas de cuidados na hora da lavagem do seu cabelo vai te ajudar e muito a lava-los corretamente e garantir o resultado esperado dos tratamentos na sua rotina capilar.

Como lavar corretamente o cabelo cacheado

Frequência ideal para lavar corretamente o cabelo cacheado

Primeiramente precisamos entender as características e necessidades comuns de um cabelo cacheado. Por exemplo, o cabelo cacheado é naturalmente mais seco, devido sua textura espiralada a oleosidade natural do cabelo não chega com facilidade nas pontas. Portanto não existe uma necessidade de lavar os cabelos todos os dias, ou com mais frequência como é o caso dos cabelos oleosos. Assim, nós conseguimos um intervalo de alguns dias entre uma lavagem e outra.

A quantidade ideal de lavagens é você que vai decidir observando o que fica melhor para seu cabelo. Eu prefiro lavar de 2 em 2 dias, mas algumas charmosas conseguem um espaço maior de tempo.

O Shampoo ideal para lavar seu cabelo

O Shampoo é o produto que limpa os fios, retirando as impurezas e excesso de oleosidade. Mas como o cabelo cacheado é naturalmente mais seco, precisamos escolher shampoos que não ressequem os fios, mas consigam fazer uma limpeza mais suave e tenham fórmula hidratante.

Aqui no blog eu já fiz um Guia com todos os tipos de shampoo para te ajudar a escolher o melhor para você. Vale dar uma conferida. ♥

Aplique o shampoo apenas na raiz do cabelo. Massageie suavemente em movimentos circulares. Ao enxaguar, o produto vai deslizar pelo comprimento dos fios e isso já é suficiente para higieniza-los. Nunca lave seu cabelo com água quente. Portanto sempre utilize água morna para fria.

Como evitar os nós e o cabelo embaraçado

Cabelo cacheado precisa ser penteado quando ainda está úmido. Embora o cabelo molhado esteja mais sensível, se penteado corretamente ele garante fios com menos frizz e sem quebra.

Cabelo cacheado pode acabar embolando muito e causar os temidos nós, que eu aposto que todo mundo que passa por isso fica com tamanha raiva e já pensa em puxar ou pegar a tesoura. POR FAVOR NUNCA FAÇA ISSO.

Para evitar os nós você pode aproveitar a hora da lavagem e ir desembaraçando seus fios. Portanto faça por etapas, ao passar sua máscara aproveite para pentear seus fios. Depois ao passar o condicionador aproveite para pentear novamente. Investir em pré-poo também auxilia a deixar os fios mais hidratados e maleáveis. + como evitar o embolado e desembaraçar

Cuidando e protegendo dos seus cabelos

Antes de comprar seus produtos de cabelo faça uma pesquisa, escolha apenas produtos que são indicados para o seu tipo de fio e necessidade. Aqui no blog Charme-se você encontra muitas resenhas que vão te ajudar.

O cabelo cacheado como qualquer outro tipo de cabelo precisa de todos os benefícios fornecidos pelo cronograma capilar. Mesmo que você não siga um cronograma, a hidratação, nutrição e reconstrução são importantes para os cuidados capilares. Portanto é fundamental saber a necessidade do seu cabelo, assim fica mais fácil cuidar dele diariamente.

Para manter os fios com brilho, maleáveis, hidratados e macios eu super indico a hidronutrição. Além de claro, ser mega prático e unir duas etapas do cronograma em um só.

Ao escolher o produto para aplicar nos fios lembre-se de sempre retirar o excesso de água dos cabelos para depois passar o produto. Pois isso ajuda que o produto penetre melhor. Então separe seus cabelos em mechas espalhe e enluve bem o produto no comprimento dos fios sem encostrar na raiz. Sempre respeite o tempo indicado na embalagem, deixar o produto por mais tempo no cabelo não te garante melhores resultados.

Se sua máscara tiver um PH entre 4,5 e 3,5 não é necessário usar condicionador.

Depois de lavar o cabelo, não seque completamente os fios. Deixe-os úmidos para iniciar o processo de finalização. Retire o excesso de água dos fios com uma camisa ou toalha de algodão.


Estas dicas de como lavar o cabelo corretamente, vão te ajudar a cuidar ainda melhor dos seus fios. Então aproveita e me conta qual a frequência que você gosta de lavar suas madeixas. Gostou das dicas?

Beijos!!!

  • 07/04/2020

    acabo lavando dia sim, dia não por conta da minha raiz que é oleosa. Consigo manter a frequência dos cabelos mais saudáveis, usando os produtos adequados para o meu fio.
    Amei esse post. Super útil!
    bjs http://www.diadebrilho.com

  • 08/04/2020

    Amei as dicas, é bem difícil saber lavar certinho o cabelo, principalmente porque cada tipo de cabelo precisa de uma ”técnica”. Seu post está muito explicadinho! Parabéns! ❤

    https://www.kailagarcia.com

  • Top