Como recuperar cabelo ressecado dicas infalíveis

13/01/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

O cabelo ressecado é um grande mal capilar que ocorre em cabelos sem vida, opacos, com textura áspera. Isso significa que os cabelos perderam umidade e precisam de hidratação. Mas muitas vezes usar uma máscara de hidratação uma vez na semana pode não ajudar a devolver a saúde capilar. Porque quando o cabelo está extremamente ressecado é necessário cuidar desde a fibra capilar. Então, para te ajudar a eu separei dicas infalíveis de como recuperar cabelo ressecado, para você nunca mais sofrer com cabelos ressecados.

Como recuperar cabelo ressecado dicas infalíveis

Nosso cabelo pode ressecar por vários motivos, como químicas em excesso, falta de cuidados adequados, exposição a altas temperaturas sem proteção, produtos inadequados, etc.

As dicas abaixo vão te ajudar a se livrar do ressecamento capilar.

Como recuperar cabelo ressecado

Mais do que uma hidratação

Cabelos ressecados estão mais fragilizados e consequentemente ainda mais suscetíveis as agressões externas. Então os cuidados precisam ser imediatos e redobrados, para os problemas capilares não se agravarem mais ainda. A reposição hídrica é fundamental, mas como eu gosto de chamar, ela é a base. No caso de um cabelo ressecado é fundamental investir em uma rotina capilar completa, pois assim repomos tudo o que o cabelo precisa e ele consegue forma para se recuperar e ficar verdadeiramente saudável.

Invista em uma hidratação profunda por semana, você pode usar ampolas ou uma máscara capilar mais concentrada que seja rica em óleos e extrato de plantas. A nutrição também precisa ser semanal, mas para dar mais praticidade nos seus cuidados você pode optar por fazer uma hidronutrição capilar. No entanto não se esqueça da umectação.

Já a frequência da reconstrução capilar vai depender do estado do seu cabelo, para cabelos saudáveis uma vez ao mês está ótimo. Mas para cabelos mais fragilizados pode ser de 15 em 15 dias ou 1 vez na semana. Invista em produtos com colágeno ou aminoácidos, vão fortalecer os fios sem deixa-los rígidos.

Eu super indico a máscara concentrada Maria Natureza óleos milenares da Salon Line. Pois além de vários benefícios de reconstrução, brilho e reparação é vegana e liberada.

Rotina capilar não diz respeito apenas em usar produtos específicos, mas sim sobre cuidar do cabelo completamente. Invista em cortes regulares e aposte no corte bordado para se livrar das pontas duplas. Faça os cortes com um profissional.

Escolha o shampoo certo

Saber escolher o shampoo certo para você vai depender de vários fatores, como seu tipo de cabelo, estado atual, etc. Portanto aqui no blog já tem o post sobre → Entenda os tipos de shampoo e como escolher.

Dicas infalíveis para recuperar a saúde capilar

Sugiro dar uma lida no artigo, para entender melhor cada tipo de shampoo e qual é o melhor pro seu tipo de cabelo.

Mas em se tratando de cabelo ressecado, já podemos afirmar que neste momento pode ser interessante evitar o uso do shampoo com sulfato forte, pois ele pode abrir ainda mais as cutículas. O shampoo sem sulfato faz uma limpeza mais suave e evita que o cabelo resseque. Outra dica é apostar em shampoos hidratantes, ótima opção para quem tem cabelo seco. Existem também os shampoos que possuem substâncias que equilibram o PH, como o ácido glicólico, que ajudam também.

Eu gosto muito de intercalar um shampoo com Co-wash, porque sinto que o Co-wash ajuda a hidratar o couro cabeludo.

Evite expor seu cabelo a novas agressões

Começou os cuidados para a recuperação capilar, mas ficou cheia de vontade de pintar novamente os fios. CALMA!

Primeiro é importante recuperar 100% seu cabelo, para depois voltar a fazer químicas nele. Mas isso também vale para as fontes de calor, lembre-se que nada em excesso faz bem. Portanto enquanto seus fios se recuperam evite ao máximo métodos capilares que possam fragiliza-lo ainda mais.

Mas caso faça uso de fontes de calor, lembre-se de sempre usar protetor térmico.

Não é só cuidar, TEM QUE PROTEGER

Tudo lindo, colocou a rotina de cuidados em dia, mas a proteção também está em dia?

Invista em produtos com proteção térmica ao usar fontes de calor e produtos com proteção UV para proteger os fios dos raios solares. Pode parecer difícil, mas não é, pois a maioria dos finalizadores já estão vindo com proteção UV.

Cabelos ressecados como recuperar ?

E falando em finalizador, para cabelos fragilizados, invista em finalizadores com poder de reparação também. Pois além de proteger e deixar os fios bonitos, vão garantir uma melhor recuperação dos fios. Eu indico muito o Ativador de cachos Mel, pois nos garante tudo isso.

Quando seu cabelo recuperar lembre-se que é necessário continuar com a proteção capilar; e antes e depois de qualquer processo químico é importante preparar o cabelo.

Utilize séruns ou óleos capilares para proteger as pontas dos fios, estes produtos formam um filme protetor em volta dos fios, ajudando a selar as cutículas e proteger de agressões externas. Mas invista em séruns com silicones solúveis em água ou óleo vegetal 100% natural.

Ao dormir sempre use fronha de cetim ou seda, pois ajuda a evitar o atrito nos fios.

A maneira correta de lavar os fios

Com os produtos indicados para o seu tipo de cabelo é hora daquele banho gostoso e cuidar das madeixas. Lembre-se que a ordem é:

  • pré-shampoo > shampoo > máscara > condicionador

Você pode usar um pré shampoo para ajudar a hidratar e proteger os fios, eu amo usar óleo vegetal. Mas além disso a temperatura da água é outro ponto a se levar em conta. Lave os cabelos apenas com água mais amena, nunca quente, pois pode agravar o ressecamento.

Após lavar as madeixas sempre seque os fios com uma camisa de algodão, pois evita que a umidade natural dos fios se perca.

Dicas como recuperar o cabelo ressecado

Produtos concentrados

Já indiquei a ampola e a máscara mais a cima, mas também podemos investir em condicionador mais concentrado, pois além de selar as cutículas e condicionar também ajuda na hidratação.

Mas você também pode substituir o condicionador por uma máscara, pois além de ser um produto ainda mais completo age mais rápido. Invista em máscaras concentradas com PH baixo de ação entre 1 a 3 minutos.

CUIDE-SE

Não adianta só cuidar do exterior, é fundamental cuidar-mos do corpo como um todo. Portanto vá regularmente ao médico, pois se caso necessário ele irá lhe passar uma vitamina.

Beba bastante água, lembre-se que a hidratação do nosso corpo começa de dentro para fora.

Use


Hey Charmosa, gostou da dica de como recuperar cabelo ressecado? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, pois responderei tudo.

Beijos!!

  • Mariana Leal Bemfica
    13/01/2020

    Tenho cabelos cacheados então gostei muito das dicas

    http://www.blogmarianaleal.site/

  • 13/01/2020

    Dicas excelentes, confesso que algumas ja funcionaram comigo mais teve vezes que foi necessário cortar mesmo, pq as pontas não tinha vida.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Simone
      20/01/2020

      Em casos mais severos, só a tesoura mesmo

  • 13/01/2020

    EU AMEI TODAS AS DICAS! Em caixa alta porque eu to precisando muuuuito, época das férias uso muito pra cuidar das minhas ondas!
    Mil beijos,
    Amanda – @batomdamanda

    batomveermelhoblog.blogspot.com

  • 13/01/2020

    Que dicas ´ótimas para os cabelos. Tem que hidratar e muito. Fundamental recuperar o cabelo antes de expor a novas agressões.
    big beijos

  • 13/01/2020

    Que dicas maravilhosas, amei demais esse post. As vezes precisamos cuidar dos cabelos e não sabemos como e essas dicas vão ajudar demais na hora do desespero de cuidar dos fios ressecados.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  • Priscila
    13/01/2020

    Esses produtos da Salon Line – Maria Natureza são uma belezinha, já salvou bastante meu cabelo e tô precisando de mais um salve. Amei as dicas!

    Bjx,
    aguardo você! ❤
    http://www.priscilafrr.com l Instagram l Facebook l Pinterest

  • Natali Loure
    14/01/2020

    Vi recomendações incríveis sobre a Salon Line, porém ainda não tive a oportunidade de testa-lá.

    http://www.nataliloure.com.br

    • Simone
      20/01/2020

      Testa, você vai amar

  • Jenifer Cruz
    14/01/2020

    Pode ter quantos lançamentos forem, sempre vou comprar o lançamento e mais um Yamasterol! Amo! Beijos!
    tucacheias.com

    • Simone
      20/01/2020

      Também adoro ele

  • Que dicas maravilhosas. Proteger os cabelos é tão importante né?!
    Beijos,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    • Simone
      20/01/2020

      Sim, com certeza

  • Amei as dicas Simone, estou com o cabelo bem ressecado e com dificuldade de cuidar, então vou tentar essas dicas <3

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    • Simone
      20/01/2020

      Que bom, espero que te ajude, depois me conta

  • Top