Como recuperar o cabelo elástico: Efeito emborrachado

18/06/2019 | Sobre Cabelo Cacheado

A saúde dos nossos cabelos requer cuidados diários e muita dedicação. Porque não é apenas as químicas, colorações, etc que podem danificar os fios, os agentes externos como sol, poluição e mal hábitos de cuidados também podem deixa-los frágeis, ressecados, e muitas vezes até com o efeito emborrachado. Portanto hoje separei dicas infalíveis de como recuperar o cabelo elástico e dar adeus ao efeito emborrachado dos seus fios.

O cabelo fica elástico, com efeito emborrachado quando ele está super danificado, ressecado, perdendo a umidade e sua elasticidade natural. Então quando você estica ele, o fio não vai voltar no seu tamanho normal.

Mas vale lembrar que o fio elástico ele além de ficar mais fino, quebra facilmente. Já o cabelo ressecado possui pontas espigadas e porosas. É importante saber a diferença porque cada cabelo necessita de um cuidado específico, referente aos danos sofridos. Então, se seu caso é cabelo ressecado veja aqui: Como cuidar do cabelo ressecado.

Alguns dos fatores que podem deixar o cabelo elástico são: O uso de muitas químicas ao mesmo tempo, sem o intervalo correto, ou até mesmo sem manter cuidados capilares adequados a necessidade do seu cabelo. Descolorações… São ações que nos fazem perder a massa capilar dos fios.

Como recuperar o cabelo elástico

O primeiro passo é interromper qualquer procedimento químico que esteja fazendo, até que seus fios se recuperem. Mas também é importante evitar o uso de fontes de calor.

Já que os seus fios estão super fragilizados, se atente a forma com que você lida com eles no dia a dia, portanto não prenda muito seus fios. Para cacheadas, invista em escovas de sardas bem macias e sem as bolinhas nas pontas, ou até mesmo em pente de dentes largos. Não esqueça de cuidar do seu cabelo, porque assim ficará mais fácil de recupera-lo.

Depois é hora de repor a massa perdida dos fios, porque eles precisam urgente de uma carga de reconstrução. Portanto invista em produtos com aminoácidos, queratina… Mas vale lembrar que é importante seguir com esta rotina capilar até a recuperação total dos fios.

Cronograma capilar: Para quem está com cabelo emborrachado

O cronograma capilar é um grande aliado nos cuidados com o cabelo. Pois você pode seguir este passo a passo para não se perder na sua rotina capilar e conseguir a recuperação dos seus fios mais rápido.

Faça apenas reconstrução nas duas primeiras semanas, mas quando perceber que o cabelo deu uma encorpada, comece o cronograma abaixo:

CronogramaSegundaQuarta Sexta
1ª semana: Reconstrução HidrataçãoNutrição
2ª semana: HidrataçãoNutriçãoReconstrução
3ª semana: HidrataçãoNutriçãoHidratação
4ª semana: HidrataçãoNutriçãoReconstrução

Este cronograma é apenas uma sugestão, analise e modifique de acordo com a necessidade do seu cabelo. Dúvidas? Só deixar um comentário

Para cabelos danificados, você pode fazer reconstrução de 15 em 15 dias, mas para cabelos super elásticos, especialistas indicam fazer a reconstrução semanalmente. Mas como já mencionei acima, é importante analisar seus fios, conforme o cabelo for se recuperando, as reconstruções devem ir diminuindo, mas nunca se esqueça da hidratação e nutrição que precisam continuar frequentes. Então, quando seus cabelos estiverem saudáveis, 1 reconstrução no mês é suficiente.

Reconstrução com queratina para cabelos emborrachados:

  • Lave seu cabelo com Shampoo Socorro capilar . Enxágue muito bem.
  • Retire o excesso de água do cabelo e aplique mecha a mecha a queratina líquida, deixe agir por 10 minutos.
  • Depois deste tempo aplique uma máscara reconstrutora por cima da queratina líquida, então espalhe bem. Deixe agir pelo tempo indicado na máscara e depois enxágue bem.
  • Utilize o condicionador Socorro capilar.
  • Depois do cabelo lavado, utilize um finalizador com poder reconstrutor, pois vai ajudar a manter o tratamento nos fios. Eu gosto muito da linha Vinagre de maçã da Salon Line.
  • Use sempre protetor térmico e seque bem os fios.

Como evitar que o cabelo fique elástico

Para quem nunca passou por este perrengue, ou para quem passou e não quer mais ver seus fios elásticos. As dicas abaixo vão ajudar a manter os fios mais cuidados e saudáveis e passar longe desse mal que é o efeito emborrachado.

  • Escolha dias da semana para cuidar do seu cabelo e anote, pois fica mais fácil de seguir uma rotina capilar e a não esquecer de cuidar dos seus fios com frequência.
  • Invista em hidro nutrição, porque é pratico e une duas etapas do cronograma capilar em um.
  • Fez uma química? Então, recupere a massa capilar com reconstrução.
  • Use produtos específicos e de qualidade.
  • Sempre use protetor térmico antes de usar fontes de calor. Mas produtos com proteção UV também são indispensáveis.
  • Dê um intervalo de no mínimo 3 meses entre as químicas.
  • Analise se o cabelo está saudável para receber uma química, sempre faça teste de mechas.
  • Equilibre o ph do seu cabelo com produtos com PH igual ou parecido com nosso cabelo, ou até mesmo com vinagre de maçã. Pois isso vai ajudar a manter as cutículas fechadas e evitar a fragilidade nos fios.

Produtos que eu indico:

Eu gosto muito do Ykas antiemborrachamento , porque ele pode ser usado para evitar o efeito elástico no cabelo, ou até mesmo para recuperar. Mas o melhor de tudo é que age em 3 minutos.


Hey Charmosa, gostou das dicas? Então, me conta aqui nos comentários, se você já sofreu com o efeito emborrachado, dividi sua experiência comigo.

Beijos!

  • Top