Hidrato meu cabelo e ele continua ressecado: O que fazer

Date
jun, 06, 2020
Hidrato meu cabelo e ele continua ressecado O que fazer

Uma charmosa me mandou a seguinte mensagem: “Hidrato meu cabelo e ele continua ressecado“. Bom, se isso também acontece com você, pode parecer que seu cabelo não tem jeito, mas a verdade é que tem sim. Neste post separei dicas do que fazer para ajudar a manter a hidratação e todos os tratamentos nos fios, fazendo com que eles fiquem realmente saudáveis.

Publicidade - OTZAds
Hidrato meu cabelo e ele continua ressecado O que fazer

Por que hidrato meu cabelo e ele continua ressecado?

Se você hidrata seu fio, mas não vê o resultado, o cabelo continua ressecado e sem vida; na maioria das vezes pode significar que ele não tem força para manter os nutrientes nele. Isso é resultado da porosidade capilar, ou seja, seu cabelo está com porosidade alta, o que resulta em cutículas extremamente abertas. Os fios vão absorver rapidamente os nutrientes, porém não conseguem segurar e vão perder facilmente também; deixando o cabelo sensível e fragilizado.

Mas é claro que não podemos descartar outros fatores, como usar máscara capilar inadequada para você ou que não tenha qualidade. Hidratar o cabelo só de vez enquanto e não manter uma rotina adequada de cuidados. Usar shampoo com PH muito alto ou inadequado para seu tipo de cabelo…

Primeiramente vamos equilibrar o PH do cabelo, pois assim as cutículas ficam bem seladinhas, retendo e segurando todos os nutrientes importantes para saúde do fio.

Leitura obrigatória: Saiba tudo sobre PH do cabelo e a importância

Evite Excessos

É super importante evitar químicas neste momento, porque a química age modificando a estrutura capilar, e para isso vai abrir mais as cutículas, já que possui um PH mais alcalino.

Outro ponto é evitar altas temperaturas, seja das fontes de calor ou da água, pois também vão deixar seus fios mais ressecados.

O excesso de produto nos fios também é prejudicial. As vezes você está só hidratando seus fios, mas a necessidade dele no momento é outra.

O que fazer para ter cabelos hidratados e saudáveis ?

Escolha bem os produtos que vai usar

Invista em produtos de qualidade, mas quando digo qualidade não significa produto caro, só significa qualidade mesmo. Haha.

Eu só uso produtos com ótimo custo x benefício. Hoje em dia, graças a Deus, temos muitas opções no mercado com bom preço e ótima qualidade para cuidarmos dos nossos fios em casa.

Escolha de acordo com seu tipo de cabelo. Mas vale lembrar que cada cabelo reage de um jeito, então se a máscara x foi maravilhosa para sua amiga, não significa que terá o mesmo resultado no seu cabelo. Portanto reitero que é importantíssimo escolher seus produtos de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Abaixo listei algumas máscaras que amo usar:


Cuide bem dos seus produtos capilares

Você sabia que a forma como manuseia e armazena seus produtos pode interferir na qualidade deles? Então entenda mais no post Como cuidar dos cosméticos em casa.

Escolha do shampoo

Shampoo com Ph muito elevado, possui uma alta carga de sulfato o que proporciona fios mais ressecados. Portanto invista em shampoos para o seu tipo de cabelo, de preferência que ajude a equilibrar o Ph dos fios ou shampoos sem sulfato. Se você for cacheada pode optar por shampoos hidratantes.

Hidrato meu cabelo e ele continua ressecado

Saiba mais: Tipos de Shampoo e como escolher e usa-los

Antes da hidratação

Lavar corretamente o cabelo também faz toda a diferença na eficácia dos tratamentos. Cuide bem do couro cabelo, assim como de todo o cabelo. Uma limpeza mais profunda de 15 em 15 dias, vai ajudar a desintoxicar e revitalizar. Procure também enluvar bem os produtos nos fios e respeitar o tempo de pausa de cada um.

Faça hidratações e nutrições regularmente

Não adianta querer um cabelo lindo se você só cuida dele quando se lembra as vezes. Pois hidratação e nutrição são tratamentos semanais para nossos fios. Pode ser feito uma hidratação e uma nutrição por semana.

Para as charmosas cacheadas como eu que lavam o cabelo em torno de 3 vezes por semana, se for necessário você pode aproveitar para hidratar os fios em todas as lavagens. Use apenas uma vez na semana uma máscara hidratante mais potente, mas nas outras lavagens você pode optar por intercalar com Co-Wash.

A Nutrição capilar pode ser feita uma vez na semana, pois ela ajuda a repor lipídios dos fios. Não importa o seu tipo de cabelo, mesmo sendo um cabelo oleoso, nutrir é importante. A reposição de óleos nos fios vai ajudar a equilibrar e evitar excesso de oleosidade.

Invista em máscaras mais emolientes, pois elas deixam os fios super macios. Estas máscaras são ricas em nutrientes, formam uma película protetora que ajuda a evitar o ressecamento dos fios. Em sua composição pode ser encontrado a manteiga de karité, murmuru, etc.

Dicas para ter cabelos hidratados e saudáveis

Quer aprender de vez a entender a necessidade do seu cabelo? Dê adeus definitivamente ao ressecamento, à falta de brilho, quebra, porosidade e tudo aquilo que vem te incomodando. Porque você vai ter um cabelo saudável e lindo sem precisar gastar fortunas com produtos e com salão de beleza. Conheça o Guia definitivo que vai deixar seu cabelo sempre saudável. Clique no botão abaixo.

E a reconstrução capilar ?

Essa também é uma etapa importante, pois ela vai repôr a massa capilar perdida e ajudar a fortalecer os fios. Neste caso pode ser feita de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês.

Mantenha as cutículas dos fios bem seladas

Pode ser usado um acidificante para equilibrar o PH do cabelo. É possível encontrar este produto para compra. Mas também conseguimos fazer um acidificante caseiro em casa.

Acidificante caseiro : 100ml de água misturado com 25ml de vinagre de maçã. Após lavar os fios e usar sua máscara de tratamento, aplique a mistura e deixe por 15 minutos. Depois é só enxaguar e aplicar o condicionador. ( Ao invés de usar no meio da lavagem você pode usar como último enxágue também, veja o que atende melhor a necessidade dos seus fios).

  • OBS: A quantidade precisa ser correta, cuidado para não usar muito vinagre.

Essas são algumas dicas que eu tenho certeza que vão te ajudar muito no dia a dia para conseguir o melhor resultado nos seus tratamentos capilares.

Gostou das dicas? Mas se ficou alguma dúvida, por favor me pergunte nos comentários, estou aqui para ajudar ♥

Beijos!!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

2 Comentários

  1. Responder

    Ana Carolina Domingues

    07/06/2020

    Estou vivendo esse dilema, meu cabelo ficou muito ressecado do nada, não sei o que aconteceu para ficar assim. Estou seguindo um cronograma capilar, e agora vou adicionar esse acidificante caseiro na minha rotina
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    • Responder

      Simone

      08/06/2020

      Oi Ana, para um pouco e analise sua rotina de cuidados. Monte de acordo com a necessidade do seu cabelo, não use tabelas prontas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥