Ao longo da vida, podemos enfrentar algum desequilíbrio hormonal. Quando ele fica desregulado, pode causar vários problemas de saúde, como é o caso do sobrepeso, hipotireoidismo, diabetes tipo 2, depressão, infertilidade, cansaço excessivo, entre outros. Mas de acordo com a Nutricionista Dra Patrícia Davidson, através de uma boa alimentação, é possível manter o sistema endócrino em equilíbrio.
“A disfunção hormonal refere-se ao desequilíbrio na produção de hormônios, tais como insulina, estrogênio, testosterona, cortisol e hormônios tireoidianos, que podem apresentar níveis elevados ou reduzidos. A alimentação realiza um papel importante no equilíbrio hormonal, influenciando diretamente a produção, liberação e equilíbrio dos hormônios”, explica a nutricionista.
Quais alimentos a nutricionista indica para equilibrar os hormônios?
- Sementes de abóbora: são sementes sem casca, possuem zinco, ajudam a regular a progesterona. Portanto é essencial para o equilíbrio hormonal feminino.
- Abacate: uma excelente fonte de gorduras saudáveis que ajudam a equilibrar o cortisol. Esse é o hormônio do estresse. Então, ajuda a relaxar.
- Maca peruana: aumenta a testosterona de forma natural, por isso ajuda a melhorar a libido e os níveis de energia.
- Couve: rica em fibras e nutrientes, a couve ajuda a regular o hormônio da saciedade. Então, isso garante que a pessoa não coma em excesso.
- Psyllium: uma fibra poderosa que ajuda a controlar a insulina. Com isso, regula os níveis de açúcar no sangue. Isso também ajuda na saciedade.
- Kiwi: perfeito para garantir melhor de melatonina, que é o hormônio do sono. Portanto, ajuda a ter uma noite melhor de descanso.
- Linhaça dourada: rica em lignanas, por isso ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio. Este hormônio é fundamental para a saúde feminina, já que impacta no ciclo menstrual.
Como manter uma alimentação mais saudável?
Para quem está acostumado a comer muito industrializado, pode ser difícil começar e manter uma alimentação mais saudável. Mas esse é um passo importante para manter a saúde em dia. Afinal, uma boa alimentação, garante o bom funcionamento do corpo todo.
O primeiro passo é fazer pequenas substituições e depois ir aumentando. Ou seja, comece pelas frutas, invista no kiwi uma semana e na próxima experimente mais o abacate.
Para introduzir mais legumes na alimentação é indicado testar novas receitas e novas formas de introduzir este alimento. Ou seja, ao invés de só cozinhar as verduras, é possível fazer uma torta. Pois assim, você come o legume até sem sentir que é legume. Também é possível fazer saladas refrescantes com estes alimentos.
Para te dar algumas ideias, separamos 2 vídeos de receitas fáceis e saudáveis:
Para você que não dispensa um docinho depois do almoço, a Dra. Patrícia traz 3 receitas saudáveis com chocolate.
Depois de tanta informação rica, não sobra para desculpas. Então, comece hoje uma alimentação mais saudável e equilibrada. Afinal, você merece seu autocuidado, isso pode transformar a sua vida. Porque eleva a saúde e a qualidade de vida.