
A queda de cabelo em mulheres afeta diretamente a autoestima e o bem-estar. A tendência global, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS), é um aumento de 16,5% no número de mulheres que procuraram transplante capilar de 2021 a 2024. Mas antes de procurar soluções, é fundamental saber a causa da queda capilar. Pois só assim, você garante um tratamento eficiente. Quer saber por que seu cabelo está caindo? A seguir confira 5 causas mais comuns de queda capilar em mulheres.
Por Que Seu Cabelo Está Caindo? Confira as 5 principais causas

Alterações hormonais
As oscilações hormonais são, segundo o especialista Leonardo Amarante, médico e especialista em restauração e transplante capilar (CRM/CE 18333), a principal causa da queda capilar. Pós-parto, menopausa ou até a pausa de um anticoncepcional podem bagunçar o ciclo dos fios. Pois fazem com que muitos entrem ao mesmo tempo na fase de queda. Então o resultado são fios caindo mais que o habitual.
Estresse
Logo depois, entra em cena um grande vilão moderno: o estresse. Pode ser físico ou emocional. Ele é o gatilho clássico do eflúvio telógeno. Como explica o médico, “é como se o corpo dissesse: agora não é hora de produzir cabelo, é hora de sobreviver”.
O estresse não pode ser negligenciado, é fundamental ir ao médico, praticar exercícios, dormir bem… Pois adotar uma rotina de autocuidado faz muita diferença. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. Ou seja, não deixe o quadro piorar, se percebeu o estresse, procure ajuda e mini hábitos mais saudáveis podem ajudar.
Má alimentação
A nutrição também tem papel essencial. Pois o cabelo é o segundo tecido que mais cresce no corpo. Então, ele precisa de uma boa oferta de matéria-prima. Ferro, zinco, vitamina D, biotina… Por isso, quando falta algum desses nutrientes, o crescimento fica comprometido.
Amarante reforça a importância de manter uma dieta equilibrada e, se necessário, investir em suplementação. Não por acaso, a deficiência de ferro, que afeta cerca de 30% das mulheres em idade reprodutiva na América Latina, é uma das causas mais frequentes de queda capilar.
Inflamações no couro cabeludo: sinais que não podem ser ignorados

Doenças no couro cabeludo
Condições inflamatórias e autoimunes que atingem o couro cabeludo também entram na lista. Elas podem prejudicar diretamente a saúde do folículo piloso. Por isso, qualquer alteração mais persistente exige avaliação de um especialista para diagnóstico e tratamento adequados. Então, é fundamental ir regularmente ao médico.
Fatores genéticos
E, claro, não podemos esquecer os fatores genéticos. A famosa alopecia androgenética feminina acontece quando a unidade folicular passa por um processo de miniaturização, ou seja, os fios vão afinando progressivamente devido à influência hormonal.
Hoje em dia, existem alguns tratamentos, como transplante capilar, terapias, cronograma capilar, entre outros, que podem reverter certos quadros de queda capilar. Mas somente um médico pode indicar a melhor opção. Pois cada caso é único.





