
A edição da São Paulo Fashion Week N60 celebrou os 30 anos de desfiles e mostrou a potência da moda brasileira. Afinal, foram 38 desfiles cheios de criatividade, com inovação e identidade própria. Todo desfile traz muitas referências, inspirações e, claro, as tendências que muitas vezes vão ditar o comportamento das pessoas nas próximas estações. Então, pensando nisso, trouxemos as principais tendências da SPFW N60.
Principais tendências da SPFW N60 para usar nas próximas estações
- Sustentabilidade, materiais de baixo impacto e biotêxteis

Umas das principais tendências da SPFW N60, com certeza foram as coleções que refletiam a urgência global sobre a preservação da natureza. Alguns exemplos, o desfile da estilista Flávia Aranha apresentou uma coleção “Floresta” com biomateriais, látex amazônico, biotêxteis de algas e corantes naturais em parceria com comunidades tradicionais. Já Normando explorou folclore amazônico. Pois trouxe em suas peças as algas e bactérias como base de paleta e materiais. Mostrando assim como é forte a conexão da moda, natureza e cultura brasileira.
Os desfiles têm o poder muito grande de valorizar as raízes brasileiras. Incentivando o mercado da moda a repensar sua cadeia produtiva, procurando um consumo mais consciente, técnicas e materiais que evidencie a beleza da natureza, mas que também a valorize e preserve.
Como se inspirar e usar no dia a dia? Escolher peças com materiais naturais, como algodão, linhos, reciclados. Mas também investir em mão de obra artesanal já é um passo para aderir a esta tendência.
O minimalismo sofisticado
- Alfaiataria leve, cores vibrantes e silhuetas desconstruídas

Aqui está uma proposta super estilosa e chic, uma alfaiataria leve e com muita personalidade. No desfile de João Pimenta a proposta foi de uma alfaiataria masculina mais suave, tecidos naturais (algodão, linho), cores vivas, movimento e adaptação à vida cotidiana. O tipo de look para usar até mesmo nos dias mais quentes e não apenas no trabalho.
O desfile do Alexandre Herchcovitch também apresentou uma proposta bem única, com minimalismo, fendas e recortes. Esse tipo de alfaiataria é menos formal, mais moderno.
Como se inspirar e usar no dia a dia? Blazer mais leve, sem forro, com tons mais vibrantes e alongado.
- Brasilidade e identidade cultural nas passarelas

É incrível quando a moda abraça as raízes e, ao invés de seguir tendências de fora, aproveita para evidenciar as belezas da própria terra. O Brasil é enorme, criativo e cultural, por isso alguns entendendo essa potência entregaram trabalhos incríveis.
A Santa Resistência trouxe inspiração nas sereias, Iemanjá, mitos aquáticos brasileiros. As cores intensas do azul, verde, rosa e dourado; uniram-se a formas fluidas e cheias de glamour. Já Gloria Coelho celebrou 50 anos de carreira e foi realizada dentro de um trem em movimento. Foi uma performance que une moda, movimento urbano e cultura de São Paulo.
Como se inspirar e usar no dia a dia? É só escolher peças com bordado, crochê, paleta tropical. Sem dúvidas essa tendência já é hit do verão 2026.
As próximas tendências de verão
- Texturas, fluidez e feminilidade em movimento

Essa é a tendência da liberdade, fluidez, peças que transmitem e movimento e conforto. Mas com muito poder, porque aqui a textura é a protagonista. Novamente a Santa Resistência se destaca neste quesito, pois usou tecidos leves, fluidos. Mas também com pregueados, babados, volumes que remetem ao movimento da água. Gustavo Silvestre trouxe um olhar ainda mais ousado, com peças muito bem trabalhadas, que remetiam a redes de pesca, um luxo futurístico, unindo crochê (que é a grande característica da marca) e muito paetê.
Como se inspirar e usar no dia a dia? Aposte em peças com tecido fluido, ou peças com textura como crochê, paetê. Mas não precisa ser demais, usar isso nos detalhes também faz diferença.
- Cores vivas & contrastes + minimalismo sofisticado

Cores intensas, vibrantes contrastaram com outras apostas mais minimalistas. Mas isso prova que ambos podem coexistir e que o importante é a personalidade e a intensão. No desfile de João Pimenta, a paleta de cores vibrantes apareceu de forma significativa.
Como se inspirar e usar no dia a dia? Invista nas suas peças favoritas com cores intensas e cheias de poder. No entanto, vale ressaltar que o minimalismo bem feito não sai de moda, o importante é ser feliz.
- Modelagem oversized e silhuetas repensadas

A tendência do conforto, do movimento, mais mobilidade. Ou seja, uma moda repensada para o cotidiano. As modelagens oversized e franjas ganharam destaque. Essas foram as percepções dos desfiles da Bold Strap e João Pimenta, por exemplo.
A roupa feita de cabelo da Bold Strap veio para causar impacto, mas ela confirma essa tendência de leveza e suavidade nas peças. Porém uma maneira bem ousada, não acha?
Como se inspirar e usar no dia a dia? Peças que trazem movimento, como colete mais alongado e tecido mais fluido.
Qual destas tendências você pretende usar ou já usa?