• Verdades sobre o cabelo natural que ninguém te conta

    29/10/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

    Há se eu pudesse voltar ao passado. Diria para Simone de 10 anos que o cabelo dela é lindo do jeito que é e ainda ensinaria algumas finalizações. Mas como isso não é possível, estou aqui para tantas outras “Simones” que merecem crescer se amando e se valorizando. Passar pela transição capilar foi um divisor de águas para mim, pois me conheci mais e me amei também. Além de aprender muito sobre cabelo, aprendi muito sobre mim mesma. O que eu reparei pelo caminho é que muitas mulheres idealizam um cabelo e acabam desistindo. A transição capilar é para você ter o seu cabelo natural e não para entrar em outra “ditadura” como o padrão liso. Hoje vou te contar verdades sobre o cabelo natural que ninguém te conta e que deixam sua rotina capilar mais significativa.

    Verdades sobre o cabelo natural que ninguém te conta

    Verdades sobre seu cabelo natural que você precisa saber

    Frizz é normal

    O que mais se vê são finalizadores indicando controle do frizz, que acabamos interpretando como algo ruim ou fora do normal. Mas frizz é algo que aparece em todo cabelo, porém não de forma excessiva.

    Precisamos apenas ficar atentas, pois o frizz em excesso pode indicar alguma fragilidade dos fios. O frizz no topo da cabeça pode ser dos novos cabelos nascendo, ou resultado de fios quebrados. Então ao notar muito frizz no topo da cabeça faça uma análise capilar. Outro ponto é o frizz excessivo na extensão dos fios que pode indicar ressecamento.

    A minha dica infalível é manter uma rotina capilar personalizada. Pois só assim você repõe tudo o que seu cabelo precisa e consegue mantê-lo saudável.

    Cabelo perfeito NÃO EXISTE

    Somos condicionadas a acreditar que alguns cabelos são perfeitos e outros não. Pois na TV o que mais se vê são comerciais com cabelos esvoaçantes e com um brilho extravagante. Mas a verdade é que isso não existe.

    Não existe cabelo perfeito, só existe cabelo e ponto. O cabelo natural cada qual com suas características e particularidades, possue sua beleza na simplicidade e na naturalidade, nada além disso.

    Um cabelo bem cuidado e saudável, fica extremamente lindo, mas longe de ser perfeito. Afinal, cabelo tem frizz, perde nutrientes diariamente e amanhece muitas vezes com um volumão e sem forma. E está tudo bem, é assim mesmo.

    Cada cabelo natural é lindo por sí só, não se compare, apenas se inspire. Cuide do seu e veja o quão lindo ele é de verdade.

    Como cuidar corretamente do seu cabelo

    A tabela de curvaturas não serve para nada

    De que adianta saber se seu cabelo é 3b ou 4a ? Já que as múltiplas curvaturas e texturas são super normais e acontecem com a maioria das pessoas?

    A minha mãe tem cabelo ondulado e cabelos com texturas diferentes. Eu já tenho um cabelo com curvaturas e texturas diferentes. Saber se seu cabelo é ondulado, cacheado ou crespo já basta. Você é livre para querer saber a sua curvatura, ela é mais um aspecto de representatividade, mas não vai mudar nada na sua vida e muito menos no cuidado com seu cabelo.

    Para entender a necessidade do seu cabelo e cuidar melhor dele é preciso analisar suas características como se é seco ou oleoso, por exemplo, porque só aí a maneira de higienizar já é diferente de um para o outro.

    Nem todo suplemento é para você

    Você faz a transição, e não vê a hora do cabelo crescer né? Então resolve apelar para os suplementos. Mas preciso te dizer que nem tudo é para você. Porque as vezes você simplesmente não precisa.

    Cada suplemento capilar que encontramos a venda, possui uma quantidade e variedade de vitaminas específicas, são estas vitaminas que vão auxiliar internamente na saúde capilar. Mas o que nem todo mundo te conta é que para saber a ideal para você, você precisa fazer uma avaliação médica. Caso constatado uma insuficiência no seu organismo o médico vai avaliar qual vitamina você precisa ingerir.

    O consumo excessivo de vitaminas que seu organismo não precisa suplementar pode ocasionar em riscos para sua saúde.

    Um cabelo bem limpo ajuda na saúde capilar

    Ter muitos day afters não é vantagem

    Day after significa dia seguinte a lavagem. Já vi vídeos no Youtube de meninas dizendo que conseguiram ter 5 day afters. Ou seja, são 5 dias sem lavar os cabelos cacheados. Bom, isso quer dizer que provavelmente ela deve ter lavado os fios pelo menos uma vez na semana. Mas uma das coisas que mais ajudam os fios a se manterem saudáveis é uma boa higienização. Então o ideal é lavar em torno de 3 dias por semana, no mínimo 2 vezes.

    O cabelo cacheado acaba acumulando muitos produtos, pois são finalizadores, óleos, revitalizantes… Então se não mantivermos uma boa higienização, os fios tendem a ficar fragilizados. Uma vez na semana não será suficiente para fazer uma boa limpeza.

    Até 3 day after é uma boa conquista, mas mais que isso o resultado é só prejuízo capilar.

    Não se escolhe produto pela marca

    Eu recebo muitas perguntas do tipo: “Marca x é boa para o meu cabelo?”.

    E a resposta sempre será DEPENDE. Porque o importante não é a marca ser famosa ou o produto ser caro. O importante é usar produtos com bons ativos para o seus cabelos. Então é necessário entender pelo menos o mínimo do que diz a composição dos produtos.

    Quais os melhores produtos para o seu cabelo ?

    Invista sempre em produtos ricos em proteínas e com boas manteigas. Para saber mais leia o artigo > Como escolher a máscara capilar: hidratar, nutrir, reconstruir.

    Um armário cheio de creme? Seu cabelo não precisa disso tudo

    Para cuidar do seu cabelo e mantê-lo saudável, não é preciso encher seu armário dos mais variados cremes. Seu cabelo só precisa dos produtos que vão suprir as necessidades dele, nada além disso.

    Um kit básico para cuidar dos fios em casa é: Shampoo, condicionador, máscara de nutrição, máscara de reconstrução e um leave-in. A máscara nutritiva também vai ajudar a hidratar. Conforme você vai cuidando do seu cabelo, você passa a entender melhor a necessidade dele e escolher seus produtos fica mais fácil.

    Abaixo separei alguns dos meus produtos favoritos para você usar. Compre abaixo e garanta os melhores preços.


    Essas são algumas das verdades sobre o cabelo natural que devemos levar em conta, se quisermos realmente manter os fios bem saudáveis.



  • Top