
Depois dos 30 anos, a pele precisa de novos cuidados. Pois é nessa fase que o corpo reduz naturalmente a produção de colágeno e elastina. Essas substâncias são responsáveis pela firmeza e elasticidade. Mas além disso, a hidratação natural também diminui. Então é nesse momento que os primeiros sinais de amadurecimento podem surgir. Como é o caso das manchas sutis, linhas finas e uma leve perda de viço. Portanto, com o passar dos anos, especialmente após os 40, essas transformações se intensificam: afinal, a pele tende a ficar mais fina, sensível e com rugas mais marcadas. São reflexos naturais do tempo, que pedem novos cuidados e uma rotina de autocuidado mais atenta.
“A pele entra num processo degenerativo da produção de colágeno, assim perdendo a firmeza e elasticidade e, por conta disso, os cuidados básicos de limpeza, hidratação e proteção não são suficientes, sendo necessária a entrada de ativos antienvelhecimento”, explica o médico dermatologista Raul Cartagena Rossi (CRM/SP: 224.016 RQE 141952). “A partir dos 40 anos, além de uma redução do colágeno mais significativa, com rugas mais profundas, os coxins – as estruturas de gordura que sustentam o rosto – perdem seu volume, dando aspecto de rosto ‘caído’. Nessa fase também se observa maior incidência de manchas, muito provavelmente associadas a exposição solar crônica”, completa.
Passo a passo da rotina de cuidados com a pele depois dos 30

Limpeza
O primeiro passo é a limpeza, pois isso é fundamental para ter uma pele saudável e radiante. Afinal, é ela que remove as impurezas acumuladas ao longo do dia, evitando a obstrução dos poros e o aparecimento de imperfeições. Assim, usar um sabonete ou gel de limpeza adequado para o seu tipo de pele, tanto pela manhã quanto à noite, é suficiente para manter o viço e a saúde, isso ajuda a evitar o envelhecimento precoce.
Antioxidantes
Com o tempo, nosso corpo produz radicais livres, que são moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento e enfraquecem o colágeno. Entretanto, é possível combater seus efeitos com o uso de antioxidantes poderosos. Entre eles, a vitamina C se destaca por estimular a produção de colágeno. Pois também uniformiza a textura da pele e devolve a luminosidade. Além disso, é um dos ativos mais recomendados quando o assunto é prevenção e tratamento do envelhecimento precoce e para clarear manchas.
Cuidados essenciais com a pele madura
Hidratação
Em seguida, entra a hidratação. Esta etapa é indispensável, especialmente a partir dos 30 anos. Pois nessa fase, a atividade das glândulas sebáceas diminui e a pele tende a perder parte de sua capacidade natural de reter água. Isso pode causar ressecamento e aparência opaca. Portanto, investir em cremes ou loções de textura leve, porém potentes, é essencial para restaurar o equilíbrio, já que mantém o viço e a maciez.
Todo tipo de pele precisa de hidratação, inclusive as oleosas. Mas o que muda é o tipo de produto. Pois peles oleosas precisam de hidratantes com toque mais seco e que são capazes de equilibrar a oleosidade. Já as peles secas podem fazer uso de hidratantes mais cremosos.
Proteção solar
Por fim, talvez o passo mais importante seja a proteção solar. O protetor deve ser usado todos os dias, inclusive em ambientes internos. Já que os raios UVA e UVB degradam o colágeno e favorecem a oxidação celular. Então, a partir dos 30 anos, esse cuidado se torna ainda mais essencial: pois ele previne manchas, rugas e o fotoenvelhecimento, mantendo o tom e a textura da pele sempre uniformes e saudáveis.
Melhores produtos para peles maduras

Loção hidratante corporal Bio Oil: esse produto possui 250 ml. É uma loção bem líquida. Por isso, precisa ser agitada antes da aplicação. É para ser usada duas vezes ao dia. Indicado para todos os tipos de pele. Não possui crueldade animal. É um óleo, porém não fica pegajoso, espalha-se fácil sobre a pele e absorve muito bem. O resultado e nutrição e toque suave.
Sérum Facial Antimarcas Garnier SkinActive Uniform & Matte Vitamina C Booster: possui alta concentração de Vitamina C, Niacinamida, Ácido Salicílico e Extrato de Limão. Por isso pele uniforme e hidratada. Mas o produto conta também com ação antioxidante, antioleosidade e anti-pigment, em um booster com ativos naturais. Portanto, o resultado clareador ajuda a diminuir as manchas na pele.
Protetor hidratante Garnier: possui uma embalagem em bisnaga com 40 gramas de produto. Mas também é possível encontrar a versão de 15 gramas. É uma embalagem bonita e de fácil manuseio. Mas também é ótimo para levar em viagens. Possui FPS 30, por ter vitamina C também garante ação antioxidante, uniformiza o tom da pele e hidrata.
No vídeo abaixo nossa editora-chefe compartilha seus cuidados com a pele depois dos 30. Conta sobre alguns dos seus produtos favoritos e compartilha alguns cupons de desconto exclusivos para quem precisa renovar a necessaire.
Compre aqui
O Dr. Raul relembra a importância de sempre se consultar com um dermatologista, principalmente para manter os cuidados com a pele depois dos 30: “além de receber orientações personalizadas de cuidados e tratamentos, ir a um dermatologista é fundamental para avaliar mudanças na pele e prevenir sinais de envelhecimento”.










