
Basta o inverno chegar para que a gente precise redobrar os cuidados com os cabelos. Porque o tempo mais frio pode acabar contribuindo com a queda de cabelo no inverno, conhecido como eflúvio telógeno sazonal ou queda capilar sazonal. Isso acontece porque nesta época os níveis de Vitamina D caem e também porque os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, diminuindo a circulação sanguínea no couro cabeludo.
“A queda sazonal é real e merece atenção. O inverno, com suas condições climáticas adversas, cria um ambiente propício para o enfraquecimento do couro cabeludo. A boa notícia é que temos ativos inovadores que oferecem resultados visíveis em poucas semanas”, afirma a farmacêutica Fabíola Faleiros, da La Pharma.
O que causa queda de cabelo no inverno?
A queda de cabelo no inverno pode ocorrer por vários fatores. Então, para conseguir tratar da maneira certa, é importante saber qual a causa exata da queda capilar. Alguns exemplos são:
- A diminuição da circulação de sangue no couro cabeludo, pois pode diminuir a distribuição de nutrientes nos fios.
- No inverno a exposição ao sol diminui, portanto a Vitamina D também. Essa vitamina é fundamental para o crescimento dos fios.
- Lavar o cabelo da maneira errada também pode causar queda capilar. Isso acontece quando a pessoa lava os fios poucas vezes, porque a sujeira e a oleosidade se acumulam. Mas além disso, lavar os fios na água quente também pode prejudicar, porque causa ressecamento, que pode fazer o cabelo quebrar. Mas vale ressaltar que é importante saber a diferença de cabelo quebrado e queda capilar.
- O ar seco também pode deixar os fios bem ressecados. Por isso é fundamental manter os tratamentos em dia.
O que fazer para combater a queda capilar?

Existem alguns ativos e tratamentos que os especialistas indicam para combater a queda de cabelo no inverno:
Peptídeos biomiméticos: São cadeias de aminoácidos que imitam os peptídeos naturais, ou seja, imita sinais naturais do corpo e estimula o crescimento capilar. Já que aumenta a produção de colágeno e proteínas que dão força aos fios.
Procapil: Ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Por isso estimula o crescimento do cabelo.
Capixyl: Este é um Peptídeo vegetal, fortalece o folículo e ajuda a reduzir a inflamação.
Redensyl: Ativa as células-tronco dos folículos e promove o nascimento de novos fios.
Baicapil: São extratos botânicos, ajuda a aumentar a fase de crescimento do fio.
AnaGain: Vem da ervilha e ajuda os fios a crescerem com mais força.
Óleo de alecrim: Rico em antioxidantes e, segundo alguns estudos, comparado ao minoxidil, portanto ajuda na circulação sanguínea e trata inflamação. Com isso os fios crescem mais e saudáveis.
Quais tratamentos podem ser feitos no salão?
Para manter o cabelo bem saudável existem algumas opções de tratamentos que são possíveis fazer no salão de beleza:
- Detox capilar: O Detox capilar com argila pode ser feito no salão, mas também em casa. Ele age eliminando impurezas e desobstruindo os poros.
- Tônico capilar: Uma massagem com tônico no couro cabeludo, pode ajudar na circulação sanguínea.
- Vapor de ozônio: Esse tratamento é um gás com propriedades antimicrobianas. Por isso é ótimo para desintoxicar, limpar e estimular a circulação no couro cabeludo. Portanto é uma ótima opção para quem sofre com excesso de oleosidade e seborreia.
- LED vermelho (LLLT): A terapia com LED vermelho usa luz de baixa intensidade, pois estimula as células do couro cabeludo. Então, melhora a circulação, reduzindo a queda e ajudando no crescimento capilar.
Como cuidar dos cabelos em casa?

O primeiro passo é cuidar do couro cabeludo tão bem, quanto se cuida de todo o cabelo. Então, é fundamental manter uma boa frequência de lavagem dos fios. Não faz mal lavar os fios todos os dias, desde que seja a necessidade do seu cabelo. O importante é evitar lavar poucas vezes, porque isso pode causar acúmulo de sujeira e oleosidade. Então, você pode lavar dia sim, dia não, ou a cada dois dias. Mas ao higienizar os fios é fundamental não lavar com água quente, pois pode causar ressecamento e quebra capilar.
Ao aplicar o shampoo, ele deve ser bem espalhado por todo couro cabeludo, e massageado por alguns minutos.
Pelo menos uma vez na semana é fundamental fazer uma umectação, e claro, hidratação e nutrição também.
Os dermatologistas consideram normal a queda de até 100 fios por dia. Mas se a queda aumentar, ou surgirem falhas, coceira e sensibilidade no couro cabeludo, é fundamental procurar um médico, como um dermatologista ou tricologista. Portanto, mantenha sempre seus exames em dia, para conferir os níveis de Vitamina D e vá regularmente ao médico.
“É um ciclo silencioso. A paciente sente a escova mais cheia de fios, mas só busca ajuda quando já há rarefação visível. Por isso, o ideal é agir preventivamente”, finaliza Fabíola.