7 dicas infalíveis para conquistar os cabelos dos sonhos

19/03/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

Ter um cabelo lindo e saudável é possível. Mas é necessário cuidar e se dedicar. Portanto hoje eu separei 7 dicas infalíveis para conquistar os cabelos dos sonhos. Este é um passo a passo prático para cuidar do seu cabelo em casa.

Cuidar do cabelo é mais do que cuidado, é autoamor. Então tire um tempo para cuidar mais de você.

7 dicas infalíveis para conquistar os cabelos dos sonhos

Entender a necessidade do seu cabelo

Entender o nosso cabelo é o primeiro passo para ter ótimos resultados. Mas você só vai conseguir isso cuidando diariamente do seu cabelo. É cuidar e perceber as mudanças nos fios. Deixe o seu cabelo falar com você.

O primeiro passo é saber o que o cabelo precisa: Hidratação, nutrição e reconstrução. Entender o que cada etapa fornece ao nosso fio, nos ajuda a saber quando e como repor isso. Mas é importante lembrar que não adianta cuidar do cabelo só por fora. Pois manter nosso organismo saudável garante bom crescimento dos fios. Então, se alimente bem, se exercite, procure dormir bem…

Saiba mais: Como saber do que meu cabelo precisa.

Rotina capilar personalizada

Depois que você aprender a entender a necessidade do seu cabelo é hora de montar uma rotina capilar personalizada. Você já ouviu sobre cronograma capilar, mas a ideia aqui é usa-lo de acordo com o que seu cabelo realmente precisa. Eu criei um post completo com tudo o que você precisa para montar sua rotina. Clica no link abaixo e aprenda.

Veja agora: Como criar uma rotina capilar personalizada.

7 dicas infalíveis para conquistar cabelos lindos

Não se compare, cada pessoa possui uma genética diferente. Algumas pessoas possuem cabelos mais secos, outras com crescimento melhor. Respeite a naturalidade do seu fio.

Investir em produtos de qualidade

Invista em produtos que realmente tenham qualidade. Para não sair gastando dinheiro a toa eu sugiro comprar os produtos de acordo com o seu cabelo.

Um Kit básico de cuidados com os fios é: shampoo, condicionador, máscara hidratante, máscara nutritiva, máscara reconstrutora e 1 óleo capilar. O óleo capilar vai servir para várias coisas (potencializar máscaras, proteger os fios, umectação, etc.)

Produto não faz milagre

O que eu mais vejo nos grupos de dicas de cabelo é: “Meu cabelo está danificado, o que eu uso?” ou “Meu cabelo está caindo, o que é bom para ele crescer?”

Primeiro precisamos entender que produto nenhum faz milagre. Portanto além de usar um produto de qualidade precisamos ter uma rotina de cuidados adequada com os fios. Então, antes de querer comprar um produto você precisa saber a causa do dano no seu cabelo. Pois sem saber a causa, você vai apenas gastar e provavelmente não terá o resultado esperado.

Entenda que é necessário, higienizar o cabelo corretamente, intercalar as hidratações e nutrições. Saber quando o cabelo precisa de reposição de massa… Pois tudo isso é tão importante quanto ter um bom produto.

Característica x dano

As vezes vejo algumas pessoas querendo transformar a característica natural do cabelo quimicamente. Tudo bem se você quer fazer isso, afinal é o seu cabelo. Mas cuidado. Pois mudar a estrutura do fio vai transforma-lo permanentemente e pode causar danos irreversíveis. Eu falo isso por experiência própria. Ao invés disso, foque em prevenir e resolver os danos capilares.

Melhores dicas para ter cabelos saudáveis

Características naturais são: espessura do cabelo, cabelo seco, cabelo oleoso…

Alguns danos capilares são: ressecamento, pontas duplas, queda, quebra…

Eu já expliquei aqui no blog como cuidar de cabelos com as características que mencionei acima. Cada uma requer um cuidado específico. Não é necessário usar química. Pois química não é tratamento.

Aqui no blog também tem dicas para evitar e tratar os principais danos capilares. Você pode pesquisar na lupa ou clicar abaixo:

Veja mais: Como recuperar cabelo ressecadoComo tratar queda de cabelo

Cuidar do couro cabeludo

É no couro cabeludo onde está a vida do cabelo. Portanto é necessário manter esta região muito bem limpa. O couro cabeludo possui o manto lipídico, que é capaz de proteger de infecções e toxinas. Então, não é recomendado usar muito shampoo antiresíduo, pois pode retirar esta barreira natural de proteção.

Saiba mais: Como cuidar do couro cabeludo

Proteção e prevenção

Além de cuidar dos fios diariamente é importante protege-los. Então use produtos de proteção UV, proteção térmica. Ao sair no sol use chapéu… Tudo o que puder proteger seus fios é bem-vindo. Estes protetores não protegem os fios 100%, mas ajudam a diminuir o impacto das agressões externas.

Além disso previna seu cabelo dos danos. Para isso, além da proteção, evite expor seu cabelo a muitas agreções como muitas químicas, altas temperaturas, etc.


Estes são 7 passos que vão te ajudar a ter cabelos mais saudáveis e lindos. Mas agora me conta, qual etapa você precisa melhorar?

Beijos!!

  • Top