
Você sabe o que é autocuidado? Muita gente limita, e pensa que é apenas cuidar da pele ou colocar a rotina capilar em dia. Mas na verdade o Autocuidado vai muito além disso. Afinal, cuidar de si mesma é muito mais do que o ato físico. Ou seja, é a busca pelo bom equilíbrio do ser. E isso envolve além do bem estar físico, o bem emocional, espiritual e intelectual. Confira a seguir porque o autocuidado não é egoísmo e como começar a pratica-lo ainda hoje.
O egoísmo ignora o impacto de nossas ações na vida das outras pessoas. Mas o autocuidado busca entender que para sermos melhores, precisamos estar bem primeiro. Isso é responsabilidade emocional.
Os passos do autocuidado

- Autocuidado físico: Focado no corpo e na saúde física. Este é o momento de cuidar da saúde, mas também da parte estética. Então, ir ao médico é fundamental. No entanto, é importante cuidar da parte estética também, porque além de impactar na saúde, nos deixa mais bonitas, elevando a autoestima. São muitos os passos de autocuidado físico, por isso vale incluir na rotina o que mais faz sentido para você, o que o seu corpo realmente está precisando no momento.
Exemplos:
Alimentação equilibrada
Exercícios físicos
Sono de qualidade
Hidratação
Consultas médicas e exames de rotina
Skincare e higiene pessoal
- Autocuidado mental: Relaciona-se com a saúde do cérebro e o funcionamento cognitivo. Cuidar da mente é um passo necessário para ter uma vida mais plena. Afinal, é através da nossa mente que conseguimos dar os passos na nossa vida e ir adiante, ou seja, viver. Mas saiba que o autocuidado físico impacta no autocuidado mental também. Como é o caso da rotina capilar que impacta no bem-estar mental.
Exemplos:
Leituras estimulantes
Aprender algo novo
Pausas conscientes no trabalho
Estimular a criatividade
Meditação ou mindfulness
Autocuidado não é egoísmo, É SE RESPEITAR
- Autocuidado emocional: Ajuda a lidar melhor com sentimentos e emoções. Então esse é o momento de praticar atividades que fortaleçam a inteligência emocional. Afinal, quando nossas emoções estão em equilíbrio, conseguimos lidar melhor com os desafios da vida. O autocuidado mental possui muito impacto no autocuidado emocional.
Exemplos:
Terapia ou journaling
Reconhecer e aceitar emoções
Praticar o perdão e a autocompaixão
Dizer “não” quando necessário
Desabafar com alguém de confiança
- Autocuidado espiritual: Ligado à conexão com algo maior, com seu propósito ou com a paz interior. No que você acredita? Se apegue em Deus e cuide da sua evolução espiritual. Pois as crenças possuem o poder de nos limitar ou nos levar mais adiante. Então, busque acreditar no que te eleva positivamente.
Exemplos:
Meditação ou oração
Práticas religiosas ou filosóficas
Tempo na natureza
Reflexão sobre valores e propósito
- Autocuidado social: Relaciona-se com seus vínculos e conexões humanas. CRIAR LAÇOS é importante. Afinal, ninguém é feliz sozinho. Vivemos em sociedade e estamos sempre em busca de conexões sinceras. Estar perto de pessoas que elevam nossa energia e estão em mesma sintonia faz todo o sentido. Além disso, cultivar boas amizades eleva nossa felicidade.
Exemplos:
Estar com pessoas que você ama
Criar limites saudáveis em relações
Participar de grupos ou comunidades
Ter conversas profundas e significativas
Autocuidado não é egoísmo
- Autocuidado profissional: Focado no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Cuidar para ter um bom ambiente de trabalho também impacta muito na nossa saúde, principalmente na saúde mental, mas também pode influenciar outros pontos da nossa vida. Nos últimos tempos muitas pessoas se veem sobrecarregadas com o trabalho, o resultado já tem nome, burnout. Burnout é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado por estresse excessivo e prolongado, especialmente relacionado ao trabalho, mas também pode acontecer por sobrecarga na vida pessoal. Então, para driblar isso, o primeiro passo é reavaliar a rotina e ter limites.
Exemplos:
Pausas durante o expediente
Organizar rotina de forma saudável
Buscar realização no que faz
Evitar o excesso de carga e o burnout
- Autocuidado ambiental: Refere-se ao ambiente onde você vive e como ele afeta seu bem-estar. Pois estar em um local bem organizado impacta no nosso desenvolvimento e produtividade. Então, busque trabalhar e estudar em ambientes mais calmos, limpos e com boa iluminação.
Exemplos:
Manter um espaço limpo e organizado
Criar um ambiente acolhedor em casa
Contato com a natureza
Reduzir ruídos e estímulos estressantes
Autocuidado é equilíbrio
Praticar o autocuidado é um ato de amor próprio, mas que muita gente ainda confunde com o egoísmo. Mas não é verdade, afinal para cuidar dos outros é importante estar bem e para isso é fundamental se cuidar primeiro.
Cada passo do autocuidado reflete no próximo, tudo se conecta. Então, quando você pratica o autocuidado físico, isso afeta significativamente o autocuidado mental, assim por diante. Mas tenha em mente que é importante olhar com carinho para cada área da sua vida e dar a devida atenção. Pois assim sua saúde e bem estar agradecem.
O ato de se cuidar é o primeiro passo para praticar o autoconhecimento. Pois é através dele que você se conhece mais, se respeita mais e se ama mais.
Se cuidar por inteiro tem a força de aumentar a autoestima e o bem estar, melhorando a qualidade de vida.
Felipe
Que interessante essa matéria que acabei de ler, até compartilhei no meu Facebook.
Ana Karlla
Que interessante essa matéria que acabei de ler, até compartilhei no meu Facebook.