Autocuidado feminino: Um ato de libertação

Date
maio, 18, 2022

Hoje, olhando minha história, eu vejo o quanto eu mudei, e que bom por isso. Mas sei, que eu não teria evoluído tanto, sem meu autoamor. Porque o autocuidado feminino liberta. Eu poderia vir aqui e listar 5, ou quem sabe, 10 benefícios do autocuidado para você. No entanto, nenhuma dica é mais poderosa do que te contar a minha própria transformação, ou como eu gosto de dizer, minha libertação.

Publicidade - OTZAds
Autocuidado feminino Um ato de libertação

Leia também:

A importância do autocuidado feminino desde a infância

Quando eu era criança fui condicionada a ser a menina boazinha, que não respondia… Aliado a isso, sofri muito preconceito por ter os cabelos cacheados. A consequência disso, foi me tornar uma mulher com baixa alto estima, com medo da opinião alheia e sem voz ativa. Então, comecei a alisar meu cabelo muito nova, mas não porque eu queria, e sim para tentar me encaixar. Eu não me cuidava, eu me moldava para ser aceita em determinados espaços. Essa era a minha realidade, e infelizmente é a realidade de milhares de mulheres.

Essa é a terrível consequência dos traumas e de uma educação que não é baseada no respeito e sim no medo. Não estou reclamando dos meus pais, eles fizeram o melhor com o que eles tinham e eu os amo. Porém, hoje eu entendo que dar voz aos sentimentos da minha filha, e mostrar para ela que está tudo bem em ser quem ela é, vai transforma-la em uma mulher muito mais segura de si. Coisa que eu levei 25 anos para descobrir. Mas eu quero que minha filha, já cresça sabendo disso.

Se enxergar é o primeiro passo para se amar

Que bom que a gente muda, que o mundo muda e tudo evolui junto. Porque foi através do movimento da transição capilar, que minha vida mudou completamente. Afinal, até então, eu sempre procurava por aprovação; e me cuidar, era uma coisa que não estava no meu vocabulário. Mas quando eu vi um monte de mulher se sentindo poderosa e feliz com seu cabelo natural, eu pensei se eu conseguiria sentir o mesmo.

Publicidade - OTZAds

Quando você é criança, tudo o que você ouve se torna uma verdade absoluta. Então, ouvir desde pequena que meu cabelo era ruim, me fez acreditar nisso. Isso me fez tão mal, que eu sempre me sentia inferior a todo mundo, como uma pessoa que não merecia seus próprios sonhos.

Então, quando eu vi que muitas mulheres estavam fazendo o caminho inverso e se redescobrindo, algo reacendeu no meu coração. Pela primeira vez na vida eu fiz uma escolha por mim, e não era para me encaixar, mas para me reconhecer.

Não foi apenas um ato de deixar os fios crescerem, não é só sobre cabelo, nunca é. Eu passei a estudar sobre cabelo cacheado, eu passei a cuidar melhor dos meus fios, dia após dia. Cada cacho que crescia eu me sentia mais feliz. Foi a primeira vez que eu olhei no espelho e consegui amar o que via. Eu me amei pela primeira vez na vida! E FOI LIBERTADOR.

O autocuidado feminino LIBERTA!

Para mim, a transição capilar foi a porta de entrada para o autocuidado. Porque eu percebi o quanto foi transformador me cuidar mais e me perceber. A partir do momento que eu passei a me importar comigo também, eu passei a respeitar mais minha individualidade, minha essência, meus limites. Então, minha alto estima aumentou, porque eu entendi que não nasci para agradar ninguém, além de mim mesma.

Eu não tenho mais medo de expor a minha opinião e não me diminuo para caber em lugar nenhum. O autocuidado é um processo muito íntimo de autoconhecimento; que me fez enxergar a beleza de ser quem eu realmente sou. Eu me enxerguei, me acolhi e me respeitei, eu parei de me ver pelos olhos dos outros. Porque hoje eu entendo que não tem nada de errado em ser eu mesma.

Cuidar melhor do meu cabelo, foi só o início. Pois depois disso, eu passei a cuidar mais da minha pele. Comecei a ir regularmente no médico e a me preocupar mais com minha saúde física e mental. Eu passei a tirar meus sonhos do papel e a investir em mim. E muita coisa incrível começou a acontecer. Porque eu me permitir viver.

Publicidade - OTZAds

O Autocuidado feminino, vai muito além do seu skin care

Muitas pessoas, infelizmente, ainda enxergam como egoísmo o ato de pensar um pouco em si e se cuidar. No entanto, egoísmo não é isso. Egoísmo é quando você quer tudo para si. Mas o autocuidado, não é um sentimento limitador, o autocuidado feminino transcende. A partir do momento que você se olha com mais carinho e entende que você merece sim, seu próprio amor; você se torna uma pessoa mais feliz. Além disso, você passa a cuidar muito melhor dos seus amores e das suas coisas. Porque para cuidar, é preciso estar bem primeiro. Então, não se esqueça de você.

O autocuidado feminino, vai muito além do seu skin care. Porque é um processo de autoconhecimento tão profundo, que tem a capacidade de te fazer enxergar o seu melhor. E então, você entende que é merecedora do seu próprio amor.

Siga nosso Instagram, e tenha dicas de autocuidado feminino diariamente.

Publicidade - OTZAds

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

2 Comentários

  1. Responder

    vanessa

    18/05/2022

    Oi Simone,
    amei ver que o auto cuidado é importante, eu acho ótimo ter uma rotina de cuidados, é mega importante e preciso melhorar um pouco em relação a isso.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Responder

      Simone

      19/05/2022

      Oi, é muito bom e necessário ♥

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥