• O que é autocuidado e porque é tão importante na nossa vida

    25/10/2021 | Sobre Educativo, Teoria de Tudo

    Há alguns anos atrás eu não fazia ideia do que significava o autocuidado, muito menos a sua importância. Mas quando fui cuidando melhor de mim, me percebendo e praticando o autoconhecimento, tudo mudou. Porque eu entendi que o autocuidado é transformador e pode despertar o poder que sempre esteve dentro de cada uma de nós. Mas afinal, o que é o autocuidado? Bom, se refere ao cuidado que temos com nós mesmas. Mas não é tão simples quanto parece. No entanto, também não é um bicho de 7 cabeças e pode ser inserido na nossa rotina aos poucos. É preciso dedicação e uma mudança de mentalidade.

    O que é autocuidado e porque é tão importante na nossa vida

    O autocuidado é divido em 4 pilares:

    físico: Cuidado com o corpo; praticar atividades físicas; cuidar da alimentação…

    emocional: Autoconhecimento, inteligência emocional…

    Social: Se cercar de pessoas que somam…

    Espiritual/mental: Ler um livro, orar, estar perto da natureza…

    O autocuidado vai muito além da estética. Pois ele engloba todos os âmbitos da vida. Tudo o que é fundamental para vivermos de maneira mais plena. É importante não romantiza-lo e muito menos se sentir culpada por não conseguir se cuidar da maneira que gostaria. Mas é fundamental se conscientizar e dar o primeiro passo.

    Diferente do que muitos pensam, cuidar de si não é egoísmo. Mas sim um ato de amor próprio que garante melhor alto estima e qualidade de vida. Pois se olhar com mais carinho, respeito e cuidado auxilia na nossa autoconfiança e fortalecimento pessoal. Afinal, para cuidarmos dos outros, precisamos estar bem com nós mesmas primeiro.

    O que é autocuidado e porque é tão importante

    Quando praticamos o autocuidado passamos a nos entender melhor, a respeitar nossos pontos fracos e valorizar os fortes. Então nos sentimos mais preparadas para enfrentar os desafios da vida.

    É importantíssimo criar hábitos saudáveis para inserir o autocuidado na nossa rotina. Pois o ideal é que os pilares estejam em equilíbrio. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas são hábitos que mudarão sua vida para melhor. Então, comece aos poucos. Analise na sua rotina o que pode ser melhorado e sempre busque ajuda de profissionais, como terapeutas, nutricionistas… Vá ao médico regularmente.

    O autocuidado não possui receita pronta. Respeite sempre seus objetivos, interesses e valores ao criar um novo hábito de cuidado próprio. Afinal cada pessoa tem sua realidade, seu contexto. Algumas pessoas sempre usam a desculpa do “não tenho tempo” para desistir antes mesmo de começar. Mas lembre-se que a vida é feita de prioridades, o quão importante é o seu bem estar para você?!

    Mudar de hábito não é fácil. Por isso a primeira coisa a ser feita é ter clareza dos que você quer. Cultive uma mentalidade saudável a respeito de você. Liste os benefícios que o autocuidado pode trazer para sua vida e vá inserindo aos poucos na sua rotina. Respeite seu tempo. Se respeite. O autocuidado já começa aí, entendendo seus limites.

    Depois que eu comecei a praticar o autocuidado eu me sinto mais disposta, preparada para os desafios da vida. Afinal, eu tenho mais clareza de quem sou, do que amo e de onde quero chegar. Autocuidado é LIBERTADOR.

    Veja aqui:

    Como sua rotina capilar pode auxiliar o autocuidado mental

    Como criar novos hábitos ?

    Pratique alguma atividade física: Busque por atividades que te movimentam e te deixam feliz. Além da academia, uma boa caminhada ou andar de bicicleta são ótimas opções.

    Psicoterapia: A ajuda de um profissional é fundamental. Pois ele te auxiliará a se conectar mais consigo mesmo, entendendo melhor sobre questões internas. Além de ajudar a tratar problemas psicológicos. Devolvendo uma melhor qualidade de vida.

    Se cercar de pessoas que somam: Somos seres sociáveis. Precisamos deste contato diariamente. Então busque estar perto de pessoas que você gosta e que te façam bem.

    Leia mais: Saia da sua zona de conforto, leia novos temas. Se permita conhecer novos autores também. Troque de livros com amigos.

    Deixe a natureza te guiar: Se tem uma coisa que eu amo é ficar perto da natureza. Pois não existe nada mais relaxante. Tente isso, um passeio ao ar livre, piquenique, hotel fazenda…

    No site do Governo Federal você pode encontrar uma cartilha com mais dicas de autocuidado e autopreservação para as mulheres.

    Quando você encontra algo que gosta e que faça sentido para você, fica muito mais fácil incluir na sua rotina. Mas isso é construído diariamente. Não se culpe caso não consiga cumprir algum hábito novo, porque é para ser um processo saudável para você.

    LIVROS QUE VAO TE AJUDAR ↓


    Praticar o autocuidado é um ato de amor, então se ame mais ♥

    Gostou das dicas? Em qual pilar você precisa melhorar seu cuidado próprio? Beijos!!



  • Top