Como saber do que meu cabelo precisa

08/06/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

Sabemos o quanto é importante cuidar do nosso cabelo regularmente para mantê-lo saudável e bonito. Mas dúvidas podem surgir do tipo: “Como saber do que meu cabelo precisa?” Se essa também é sua dúvida, não se preocupe. Pois neste post reuni todas as dicas baseadas nas minhas experiências, que me ajudaram a entender a necessidade do meu cabelo e cuidar muito melhor dele.

Como saber do que meu cabelo precisa

Como saber do que meu cabelo precisa

Primeiro precisamos entender a composição do cabelo. Basicamente, nosso cabelo é formado por proteínas, lipídios e água. É claro que nosso cabelo é composto por mais elementos, mas não é necessário nos aprofundar tanto para conseguir cuidar das madeixas em casa.

Bom, tanto as proteínas, como lipídios e a água vão se perdendo dos fios ao longo dos dias, seja por químicas, fontes de calor, ou até mesmo pelos agentes externos, como chuva, vento, sol, poluição, etc. Por isso precisamos estar sempre repondo eles nos nossos fios.

Hidratação

Hidratar é reposição hídrica, portanto ao fazer uma hidratação estamos devolvendo a água para nosso cabelo. Eu costumo falar que essa é a etapa BASE dos cuidados com nosso cabelo, porque todo cabelo precisa muito de hidratação e com maior frequência, ou seja, toda semana.

Geralmente o cabelo que precisa de hidratação (água) está mais seco, com aspereza, sem movimento, embaraça com facilidade.

A maioria dos produtos possui água em sua composição, mas não quer dizer que vão conseguir dar a carga de hidratação que seus fios precisam. Portanto escolha bem suas máscaras hidratantes. Além disso você também pode estar potencializando alguma máscara hidratante com D-pantenol, por exemplo.

Faça em casa: Hidratação caseira com banana e mel

Nutrição

Nutrir os cabelos é repor os lipídios, ou seja, os óleos dos nossos fios. Os óleos são muito importantes porque eles protegem nosso cabelo das agressões do dia a dia e também sela as cutículas dos nossos fios, resultando em cabelos mais macios, com brilho. O ideal é fazer toda semana também, pode ser 1 vez na semana.

Portanto o cabelo que precisa muito de nutrição, costuma ficar com aspecto mais opaco, muito frizz, com ressecamento prejudicando a definição.

Para repôr os óleos nos fios temos muitas possibilidades e o importante aqui é escolher o que você mais gosta e o que melhor se adapta no seu cabelo. Como por exemplo a umectação, máscaras nutritivas, máscara + óleo vegetal.

Veja aqui: Como fazer nutrição capilar PODEROSA no seu cabelo

Reconstrução

Reconstruir seria devolver a massa capilar, ou seja repor as proteínas, aminoácidos dos nossos fios. Este tratamento age direto na estrutura capilar. Pode ser feita de 15 em 15 dias em caso de fios mais fragilizados.

Quando o cabelo precisa dessa reposição, os fios se encontram frágeis, quebradiços, mais ralos nas pontas, com pontas duplas. Dependendo do nível da necessidade de proteína do cabelo ele pode estar até elástico.

A porosidade alta também pode ocorrer, isso significa que o cabelo não retem os tratamentos nos fios. Por exemplo, você fez um tratamento, mas não vê resultado no seu fio; ou seu cabelo nunca segura a finalização. Se você está passando por isso confere o meu post → Hidrato meu cabelo e ele continua ressecado: O que fazer. Onde explico mais detalhadamente porque acontece e tudo o que você precisa fazer para reverter isso.

Use máscaras com proteínas e aminoácidos em sua composição.

Reconstrução caseira: Reconstrução caseira com ovo para cabelos danificados


Como saber do que seu cabelo precisa

Bom, sabendo disso é hora de analisarmos o nosso cabelo. Então, se você não tem o costume de analisar o aspecto dos seus fios depois de algum tratamento ou de alguma finalização, é hora de começar.

Perceba mais o seu cabelo ao longo dos dias, pois vai ficando cada vez mais fácil saber a real necessidade dele. Lembre-se que cada cabelo reage de um jeito, portanto conheça o seu cabelo, se perceba, se ame ♥


Gostou das dicas? Você consegue identificar as necessidades do seu cabelo? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Beijos!!!

  • 08/06/2020

    Que dicas ótimas. Preciso começar a prestar mais atenção nos meus fios.

    Cores do Vício

  • 08/06/2020

    Amei as dicas, é sempre bom conhecer o cabelo para conseguir saber o que ele precisa cada vez
    beijos

    • Simone
      15/06/2020

      Sim, isso mesmo

  • 08/06/2020

    Seu post veio na hora certa, quero cuidar mais dos meus fios e saber o que ele precisa é fundamental para isso!

    https://www.kailagarcia.com

    • Simone
      15/06/2020

      Oi Kaila fico feliz em ajudar, estou a disposição

  • 08/06/2020

    Tem aquele famoso teste que a gente faz com o fio no copo com água pra saber. Adorei seu post.
    big beijos

    • Simone
      15/06/2020

      Não faça o teste do copo. O melhor é sempre perceber o estado do seu cabelo, faça isso olhando e tocando nos seus fios.

  • Mariana
    08/06/2020

    Bem instrutiva essa tua postagem ♡
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

  • Amei seus cachos Simone,e as dicas são maravilhosas

  • 09/06/2020

    Simone gostei muito desse post, meu cabelo sem dúvida precisa de hidratação com maior frequência, no inicio da pandemia voltei a cuidar dele e esse mês ainda não cuidei, lavando todo dia acho que acaba agredindo mais. Vou fazer uma hidratação essa semana.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      15/06/2020

      Faz sim, beijos

  • 09/06/2020

    Adorei esse post, porque geralmente eu só vejo pra comprar má´scaras de hidratação, então é só isso que eu faço hahahaaha
    Ficou bem explicadinho, adorei 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Simone
      15/06/2020

      hahhah Charmosa por favor agora não tem desculpa mais

  • 09/06/2020

    Que ótimas dicas. Eu sempre tenho duvidas do que o meu cabelo precisa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    • Simone
      15/06/2020

      Que bom que ajudei ♥

  • aline.sturion@gmail.com
    09/07/2020

    Tive câncer de mama meu cabelo antes da doença era muito cacheados e tinha bastante cabelos na cabeça. Depois do tratamento pro câncer. Eles nasceram finos, raiz oleosa e ralo. Estou com muita dificuldade pra encontrar um xampu que se adeque a esse meu cabelo. Não estou sabendo cuidar dele. Vou numa dermatologista. Pra ver porque ele não está crescendo. Minha preocupação é ele está com a raiz oleosa, ralo, e parece estar mais ondulado. Só posso usar o produtos da Deva Curl. E o único que dá uma cacheada.

    • Simone
      13/07/2020

      Oi Aline, sugiro ir sim na Dermato, um especialista vai avaliar mais profundamente essa mudança que com certeza é hormonal por causa do tratamento.

  • Top