Entenda os Tipos de Shampoo e como escolher e usa-los

08/03/2019 | Sobre BELEZA, Cabelo Cacheado

O Shampoo é um grande aliado na hora de lavar os cabelos. Embora muitas pessoas já sejam adeptas do No Poo. É ele que ajuda a fazer a higienização dos fios. Mas existem vários tipos de shampoo no mercado e saber escolher o melhor para você é importante para conseguir um ótimo resultado de cuidados com seu cabelo. Por isso entenda os tipos de shampoo, como escolher e usa-los.

Entenda os Tipos de Shampoo e como escolher e usa-los

Além de saber se um produto é para cabelo oleoso, seco ou misto,etc é importante também que a gente entenda os tipos de shampoo referente a suas texturas e acabamentos.

Ao lavar os fios é importante aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo e massagear suavemente com as pontas dos dedos. No enxague a espuma que descer pelos fios é suficiente para limpa-los.

Entenda os Tipos de Shampoo

Shampoo anti-resíduo

Geralmente transparente, sua função é fazer uma limpeza mais profunda dos fios. Ele abre as cutículas dos cabelos para receber algum tratamento, como reconstrução, hidratação, etc. Consequentemente auxiliando em um resultado melhor dos tratamentos, pois vão penetrar com mais facilidade nos cabelos.

A utilização pode ser de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês, pois auxilia na limpeza dos excessos de produtos acumulados nos fios.

Possui propriedades surfactantes e Ph alcalino, portanto se usado em excesso pode ressecar os fios.

Veja Mais

Pré-Shampoo: O que é e como fazer

Shampoo Transparente

As vezes possuem um pouquinho de cor. Shampoo transparente, Limpa muito bem os fios, mas sem resseca-los. Ajuda a controlar a oleosidade do cabelo.

Shampoo Leitoso

Possui uma fórmula mais hidratante e tem consistência densa. Portanto é mais indicado para cabelos tingidos ou secos. Seu poder de limpeza é um pouco menor.

Shampoo Perolado

É considerado um shampoo de tratamento (uso diário), possui propriedades condicionantes, resultando então em uma limpeza mais suave e menor se comparado com shampoo transparente, por exemplo. Por isso é indicado para cabelos secos, normais ou um pouco oleosos.

Shampoo Sem sulfatos

O Shampoo que não contém derivados do sulfato, promove uma limpeza mais suave e ajuda a evitar o ressecamento. Pois os shampoos com sulfato acabam limpando mais profundamente, mas acabam retirando até mesmo nutrientes naturais dos fios, causando irritações, ressecamento… Portanto, muitas pessoas utilizam os shampoo sem sulfatos, entre elas as cacheadas e pessoas com cabelos mais secos.

Eu costumo intercalar o shampoo sem sulfato com shampoo com sulfato. Portanto se você usa máscaras e outros produtos com petrolados, somente o shampoo com sulfatos conseguirá retirar os acúmulos destes produtos nos fios.

Como escolher e usar o shampoo

Epa! E o Shampoo sem sal ?

De acordo com especialistas, todos os shampoos precisam de sal para gerar a viscosidade, espuma… E não ha nada de mal nisso.

Ha muito se tem falado que o sal pode agredir os fios dos cabelos, pois já presenciamos muito sobre o sal do mar, por exemplo, que pode ressecar facilmente as madeixas.

Mas além do sal ser solúvel, os componentes hidratantes dos produtos ajudam a não deixar o sal se depositar nos fios. Além disso a concentração nos produtos é mínima.

Saiba mais sobre o shampoo sem sal → Fonte protetoresdapele.org

O Ph do Produto

Procure produtos com Ph balanceado, que ajude a restabelecer o Ph natural do cabelo. O Ph dos nossos fios varia de 4,5 a 5,5 e do nosso couro cabeludo em 3,8 e 5,6. Ou seja nosso cabelo é mais ácido, portanto é importante usar shampoos levemente mais ácidos para manter o equilíbrio e não causar danos neles.


É importante que a gente entenda os tipos de Shampoo, pois assim saberemos escolher o melhor para o nosso cabelo. Mas vale ressaltar que além de olhar a consistência e aspecto, é muito importante prestar atenção no rótulo. Porque, por exemplo, alguns shampoos transparentes podem conter propriedades hidratantes, e shampoos perolados ativos que ressecam. Então, fica de olho.

Hey Charmosa, gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários, beijos.

  • 09/03/2019

    Amei o post, muito esclarecedor.
    Sempre comprei shampoo muito pelo cheiro e pelo tanto de espuma que faz.
    Depois que pintei o cabelo, comecei a usar um sem sulfato e percebi que o cabelo fica bem mais macio e sem ficar ressecado, o problema é que não faz espuma então você nunca tem certeza se o cabelo está limpo haha
    beijos

    • Simone
      12/03/2019

      hahah, mas pode ter certeza, limpa sim só que é uma limpeza mais leve.

  • Nat
    09/03/2019

    Bacana demais! Eu sempre tenho dúvidas em relação ao shampoo, principalmente por ser cacheada.. vou sempre seguir suas dicassss…. amei!

    bjs
    http://www.blogmodelando.com

    • Simone
      12/03/2019

      Oi, fico feliz em ajudar ♥

  • 11/03/2019

    Que post super informativo. Eu mesma conhecia a função de alguns tipos de shampoo, mas não todos os que vc comentou. Beijos!

    • Simone
      12/03/2019

      Oi Pri que bom que você gostou, beijos

  • 11/03/2019

    Boas dicas! Sobre o ph, é otimo quando a marca coloca na embalagem né, principalmente em máscaras isso é super importante saber, pq as vezes até descarta a necessidade do condicionador.

    Beijos,
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    • Simone
      12/03/2019

      Verdade Camila, ajuda demais

  • 11/03/2019

    Amei tanto esse post, não fazia ideia das diferenças entre os shampoos, os que mais uso são os leitosos e gosto de usar o transparente quando vou hidratar!

    https://www.kailagarcia.com

    • Simone
      12/03/2019

      Que bom que o post foi útil para você

  • 11/03/2019

    post maravilhoso, muita gente tem dúvida sobre isso!
    São informações que devemos saber sempre, caso desejamos um cabelo bonito e saudável.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Simone
      12/03/2019

      Sim Wanessa, que bom que gostou, beijos

  • 11/03/2019

    Post de utilidade pública Si! A gente usa shampoo desde que nasce no automático né, mal sabe os tipos e quais as diferenças, eu adepta ao low pow faz uns anos e alterno sempre shampoo leitoso e transparente, depende de como meu cabelo está no dia.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    • Simone
      12/03/2019

      Oi Ste, verdade, é importantíssimo entender a diferença para escolher o melhor para você.

  • Karina
    11/03/2019

    Oi Simone
    achei legal os diferentes tipos de shampoo
    você poderia dar dicas de marcas para cada tipo.
    bjo
    Karina Pinheiro

    • Simone
      12/03/2019

      Oi Karina, boa ideia. Muito obrigada pela sugestão ♥

  • 11/03/2019

    Eu nunca tinha prestado atenção na textura ou cor do xampu, mas agora que li o post, realmente, os transparentes são sempre os que limpam melhor o couro cabeludo. Vou seguir as dicas agora

    Zíper Chique

    • Simone
      12/03/2019

      Oi Vânia, segue sim, faz toda a diferença no cuidado com os fios, beijos

  • Hozana
    11/03/2019

    Nossa, que legal! Eu não sabia da maioria das informações. Esses dias estava usando meu shampoo e percebi que ele era perolado (a princípio achei lindo, hahaha), e não sabia que isso estava ligado a sua função.
    Adorei saber!
    Como sempre, trazendo conteúdo legal.
    Beijos!!

    Borboletra ♡ Instagram

    • Simone
      12/03/2019

      Oi lindona que bom que gostou, beijão ♥

  • Marcela Miranda da Paixão
    11/03/2019

    Eu amei seu post.
    Estou usando um shampoo leitoso mas meus cabelos são oleosos, deve ser por isso que não me identifiquei tanto. Amo os transparentes <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Simone
      12/03/2019

      O leitoso é mais indicado para cabelo mais seco. Beijos

  • 11/03/2019

    Eu gosto muito do shampoo transparente, sinto que meu cabelo fica mais limpinho com ele (o meu é bemm oleoso. Alguns eu acabo achando que resseca sim, viu? Tipo os detox e tal, mas normalmente são ótimos e meus preferidos.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    • Simone
      12/03/2019

      Os de limpeza profunda ressecam mais facilmente os fios, portanto não pé aconselhável usar diariamente.

  • 11/03/2019

    Post bem completo, hein? Minha raiz fica bem oleosa, então só uso os transparentes. Qdo não pintava usava anti resíduos tbm, mas pintando não dá para usar, ao menos os que testei retiram a tintura.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    • Simone
      12/03/2019

      Retiram mesmo, porque são mais fortes.

  • 12/03/2019

    Eu nem sabia que existia realmente essa diferença, eu sempre achei que era apenas para vender mais e essas coisas já que eu nunca senti muita diferença quando eu trocava os shampoo , mas eu vou tentar reparar mais nessas coisas.

    https://www.dosedeestrela.com.br/

    • Simone
      12/03/2019

      Aproveita que agora você sabe e escolhe um de acordo com a necessidade do seu cabelo, vai reparando se da alguma diferença. Até porque cada cabelo reage de um jeito, então só testando para saber. Beijos

  • Simone
    12/03/2019

    Oi, que bom ♥

  • Simone
    12/03/2019

    Que bom, beijos

  • Su Cerqueira
    14/03/2019

    Siii amei o artigo! Confesso que intercalo shampoo low poo com os de sulfato forte meu cabelo responde bem!! Não abro mão de shampoo Anti resíduos a cada 15 dias, embora eu não faça uso de petrolatos, sempre tem os silicones kkk né! Gratidão por essa chuva de informação Diva!! Viciei em seu Blog beijão!!

    • Simone
      16/03/2019

      Su, sua maravilhosa, obrigada por passar por aqui. Fico feliz que tenha gostado, beijos ♥

  • Top