Guia Cultural Do Vale Do Café Conheça a Região

Date
ago, 12, 2015

O guia cultural vale do café, que envolve 15 municípios do centro-sul e Médio Paraíba, acaba de ganhar um guia, que detalha sobre atrações turísticas da região. Com 114 verbetes, em 168 páginas com textos e fotos. Então, o Guia Cultural do Vale do Café lista os atrativos da região, separados por categorias e áreas geográficas.

Publicidade - OTZAds

O vale do café abrange as seguintes regiões:

Guia Cultural Do Vale Do Café

Guia Cultural Do Vale Do Café Conheça a Região

Eu nasci em Barra do Piraí e vou mostrar dicas de atrações e lugares lindos dessa cidade.

Publicidade - OTZAds

A fazenda Ponte Alta possui o poder de te teletransportar para o passado, é de 1830.

A belíssima propriedade chegou a ter 400 escravos quando pertenceu ao barão de Mambucaba. Que era sobrinho do capitão-mor José de Souza Breves. Mas quando Evelyn P. adquiriu a propriedade, implantou o sarau histórico, pioneiro na região, e as visitas agendadas. Então, o atual proprietário arrendou uma parte da fazenda ao simpático Roberto Freitas, que vem dando continuidade a vários animados programas culturais.
O Sarau Histórico, realizado há mais de dez anos, é um programa pedagógico muito requisitado por grupos escolares. Porque nele são apresentados personagens emblemáticos, como o Barão e a Baronesa de Mambucaba, a Mucama Rosa e a Sinhazinha Luizinha, que recebem os visitantes vestidos a caráter.  Via Guia.

Guia Cultural Do Vale Do Café

Existem outras fazendas da região, mas essa é a que me chama mais atenção, porque  mantém viva a história do local através das apresentações…

Em Piraí, que é bem pertinho de Barra do Piraí vou indicar meus lugares preferidos para comer. Piraí é conhecida como terra da Macadâmia. Nessa cidade a festa da Tilápia é muito famosa, pois além dos shows que ocorrem, existem inúmeras barraquinhas gastronômicas com as mais diversas especiarias da região. Piraí Fest também é muito divertido. Vale uma visita. Veja o Calendário.

Guia Cultural Do Vale Do Café

Guia Cultural Do Vale Do Café Conheça a Região

Sem dúvidas meu restaurante preferido. Porque a  especialidade é peixe e o atendimento de melhor qualidade.

Publicidade - OTZAds

A partir da ideia de um amigo pescador, o vassourense Geraldo Magella abriu inicialmente um bar com   o que há de melhor na gastronomia  da região. Há doze anos em Piraí, e hoje um restaurante de sucesso, o Magella’s costuma ficar lotado nos finais de semana, sobretudo aos domingos, entre 13h e 15h. O ponto faz fama entre os piraienses que valorizam o atendimento familiar e a degustação de peixes fresquinhos. Mas também é bastante visitado por turistas.
Os peixes mais pedidos no local são a tilápia e a traíra, especialidades do lugar. Mas há clientes fiéis que vão lá só para saborear a traíra sem espinhas, que exige uma técnica especial, já dominada pelo Magella. Via Guia.

Agora para adoçar a boca vamos conhecer a Torteria Adriana.

Guia Cultural Do Vale Do Café

Adriana começou aos poucos em casa, há 22 anos. Então, no início abriu uma pequena lojinha que vendia um pouco de tudo. Com o tempo, foi se especializando nos doces, aprendendo, se aperfeiçoando e hoje é reconhecida como a confeiteira das maiores delícias que o Vale do Café tem a oferecer. Mas o segredo, que ela conta com orgulho, “é fazer a torta maravilhosa, como ela gostaria de comer”.
Adriana foi vencedora da segunda edição do Piraí Fest com a sua Torta de Macadâmia Folhada. Uma das mais procuradas e também premiada é a torta Lei Seca, feita de mousse de chocolate, com base de biscoito, coberta com calda de chocolate e cachaça, e crocante de macadâmia. Via Guia.

Guia Cultural Do Vale Do Café

Gente além da fábrica ela tem um café com suas gostosuras, amo os macarons e doces. Graças ao Guia eu fiquei sabendo que podemos fazer visita na fábrica. Que tal um post falando sobre o empreendimento e sucesso da Adriana?

O Mara Palace Hotel em Vassouras.

Guia Cultural Do Vale Do Café

A casa em estilo colonial foi construída em 1870 e pertenceu ao Comendador Teixeira Leite, um dos filhos do Barão de Itambé. Anos depois, o Sr. Gerson Tambasco adquiriu o imóvel, mas sem saber que destino daria ao espaço. No carnaval de 1962 emprestou as chaves a um amigo, propondo que ele assumisse a hospedaria naquela temporada. Então, ao constatar que resultou em um ótimo negócio, abriu oficialmente o Mara Palace. Via Guia.

Pretendo ir no Mara Palace assim que possível, só de ver a foto do jardim me imaginei na novela “Além do Tempo”. Que delícia.

Gente o Guia Cultural do Vale do Café engloba várias cidades e da para visitar vários cantinhos culturais e conhecer muita coisa. Comentei só alguns. Mas fiquem a vontade pra explorar o site e conhecer um pouco mais da minha região. A riqueza da cultura me incentivou a sempre que puder conhecer e visitar cada canto. Portanto vale ressaltar que  é até uma boa opção pra quem quer fazer uma viagem e quer gastar pouco.

E  então, que tal você me fazer uma visita nas suas próximas férias?

 Guia Vale do Café Digital

Publicidade - OTZAds

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

6 Comentários

  1. Responder

    Simone Benvindo

    12/08/2015

    Você ia se perder com tanta coisa gostosa na festa da Tilápia 🙂

  2. Responder

    Letícia

    13/08/2015

    Essa torteria me parece deliciosa! *o* hahahha
    muito legal o lugar, parece ser muito bacana! 😉 adoro pousadinhas e comida “caseira”, é bom demais!
    beijão Si,
    Lê :*

    • Responder

      Simone Benvindo

      13/08/2015

      Beijos *.*

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥