O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR E COMO FAZER ?

Date
jul, 13, 2018

O cronograma capilar pode ser matéria passada para muita gente. Mas acreditem, existem pessoas que ainda não sabem ao certo o que é e nem mesmo como começar.  Então, atendendo a pedidos e  como eu também já passei nesta fase, resolvi publicar aqui no blog o que é cronograma capilar e como fazer, de uma maneira bem simples. Para que as pessoas que estejam começando tenham facilidade em cuidar melhor do seu cabelo em casa.

Publicidade - OTZAds

Mas o que é cronograma capilar ?

É um plano de tratamento para o cabelo, que consiste em três etapas. Hidratação, nutrição e reconstrução. Ou seja, vamos utilizar produtos que contenham estes três benefícios.

A hidratação é a etapa mais básica de todas. O nome mesmo já diz, é necessário hidratar o cabelo, ou seja, repor água. Então, se seu cabelo estiver ressecado e sem brilho, é de hidratação que ele precisa.

O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR E COMO FAZER

Na nutrição é o fornecimento de lipídios, os óleos. É a etapa indicada para cabelos mais ressecados e sem sedosidade, portanto as cacheadas e crespas tendem a fazer mais vezes esta etapa, já que estes tipos de cabelo costumam ser mais secos.

Publicidade - OTZAds

Na reconstrução, vamos repor as proteínas/aminoácidos do cabelo. Essa etapa é para cabelos mais danificados, ou seja, para quem usa muita química ou faz descolorações.

Mas o mais importante para começar o cronograma capilar, e que eu já falei aqui várias vezes, é conhecer o seu cabelo. Porque você vai montar um cronograma capilar, de acordo com a necessidade do seu cabelo. E também você tem que usar o cronograma como uma rotina de cuidados essenciais para o seu cabelo e não somente quando ele está danificado, Ok? Porque é preciso ter um cuidado contínuo com o cabelo, se não não adianta.

Mas Como identificar se o produto é hidratante, nutritivo ou reconstrutor ? 

O importante aqui é prestar atenção na fórmula. Mas antes, quero deixar bem claro que não sou profissional de cabelo cacheado. Portanto tudo o que sei é através dos meus estudos e pesquisas. O que eu falo aqui é o que está dando certo para mim.

  • Os primeiros componentes da fórmula, indicam que estão em maior quantidade no produto. Ou seja, se no início da fórmula estiver algum óleo, significa que a propriedade é mais nutritiva.

Mas nem toda máscara possui apenas ingredientes com propriedades nutritivas, hidratantes ou reconstrutoras… Algumas possuem vários tipos de propriedades, tornando-se hidro-nutritivas, nutri-reparadoras, hidro-reparadoras.

  • Então, podemos também classifica-la pelo número de componentes. Se tiver  maior número de componentes com propriedades nutritivas, então poderemos classificar como nutrição.
Nas máscaras hidratantes podemos encontrar na maioria dos produtos → proteínas, vitaminas, glicerina, extratos botânicos (Aloe vera).
Máscaras nutritivas podemos encontrar na maioria dos produtos → óleos vegetais, manteigas vegetais, tutano.
Nas reconstrutoras podemos encontrar na maioria dos produtos → proteínas, aminoácidos, queratina, colágeno.

Quando eu não faço nem ideia, do que o componente é, eu dou um Google, mas claro me certifico se a fonte é confiável.

Publicidade - OTZAds

Quando o produto é multifuncional, por exemplo, possui as três propriedades. Uma dica válida é potencializar a função, ou seja, para deixar sua máscara mais hidratante mistura ela com a babosa. Ou misture com algum óleo para ficar mais nutritiva…

Cronograma capilar básico 

CRONOGRAMA CAPILARSegundaQuarta Sexta 
1º semana hidrataçãohidrataçãoNutrição
2º semana hidrataçãohidrataçãoNutrição
3º semana hidrataçãohidrataçãoReconstrução
4 º semana hidrataçãohidrataçãoNutrição

Esse é um cronograma básico, é o mais encontrado na internet. Você pode começar por ele, mas precisa se atentar aos resultados do seu cabelo. Se seu cabelo precisar de mais nutrição, você pode fazer nutrição mais vezes. Se seu cabelo estiver muito danificado você pode fazer duas reconstruções em um mês, por exemplo.

O espaço de tempo entre segunda, quarta e sexta, é necessário, pois é o intervalo de tempo entre os procedimentos.

O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR E COMO FAZER
O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR E COMO FAZER

Quais produtos usar ?

Os produtos podem reagir de maneiras diferentes em cada cabelo. Por isso eu reforço a dica de que é importantíssimo conhecer seus fios  e analisar as mudanças deles depois que começar o cronograma. Estas dicas de o que é cronograma capilar e como fazer, vão te dar um norte para começar bem.

Veja Aqui:

Se você não tem paciência para ficar olhando fórmula, você pode optar por Kit de cronograma capilar. Como o Crossfit da Ykas, que eu já resenhei aqui no blog. Mas eu super indico que passe sim a dar uma olhada no rótulo dos produtos que está usando, é importante saber o que você está passando no seu cabelo. CALMA! Sabendo pelo menos o básico, como é meu caso, já ajuda e muito você  a escolher os melhores produtos para seu cabelo.

Hidratação: Novex é do Babado – Embora tenha proteínas e aminoácidos os primeiros componentes são hidratantes. Ele trata e hidrata

Nutrição: Tutano Tutanat     – Pois possui Tutano e é altamente nutritiva

Reconstrução: Ykas anti emborrachamento (reconstrução instantânea), possui proteínas.

O banho de Verniz, por sua vez possui componentes de hidratação, nutrição e reconstrução. Mas usei bastante na etapa de hidratação, me proporcionou brilho e maciez.

Onde encontrar?

Novex é do babado 

Ykas Crossfit Kit Cronograma Capilar

Ykas anti emborrachamento

O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR E COMO FAZER (2)

Bom,  estas são as minhas dicas de hoje. Então, espero que você possa tirar suas dúvidas sobre o que é cronograma capilar e como fazer. Portanto se ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários que eu vou responder.

E então, o post lhe foi útil ?

Beijos!!!

Publicidade - OTZAds

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

45 Comentários

  1. Responder

    Ana

    13/07/2018

    Que artigo super interessante! O meu cabelo é meio ondulado e tenho cada vez mais evitado usar o secador ou chapa! Sabes, comecei a usar o cabelo ao natural 😀 Mas uma coisa indispensável para mim é meter máscara todas as semanas nas pontas do cabelo! Faz toda a diferença e há que cuidar do nosso cabelo 🙂
    Beijinho* http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    * GIVEAWAY DE ANIVERSÁRIO NO IG _ http://www.instagram.com/_fine_alchemy *

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Sim, cuidar dos fios é indispensável ♥

  2. Responder

    Louise Rangel Queiroz

    13/07/2018

    Eu adorei a postagem linda! <3
    Me explicou bastante… eu realmente não sabia o que era cronograma capilar kkkk
    Obrigada por esclarecer! <3
    http://www.heylou.com.br

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Que bom, fico feliz ♥
      hahah acontece, eu também não sabia e continuo aprendendo ♥ De nada, beijos

  3. Responder

    Vânia

    13/07/2018

    Eu tentei começar várias vezes, mas desisti. Sei que todo mundo elogia, mas eu perco a paciência, esqueço o produto que tenho que usar, sou um terror hahaha

    Parabéns pelos seus cabelos, estão lindos!

    Zíper Chique

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      HAHAH te entendo, eu era super descuidada. Mas se sentir necessidade não tem jeito, a solução é começar e deixar o cronograma anotadinho. Beijos ♥

  4. Responder

    Adriana Leandro

    14/07/2018

    Suas dicas sobre os componentes foram ótimas.
    Vou retornar com o cronograma assim que o inverno acabar e deixar a preguiça de lado.
    Bjus!

    galerafashion.com

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Obrigada linda ♥ Isso mesmo, bora se cuidar mais ♥

  5. Responder

    Gabriela Farias Soares

    14/07/2018

    Um daqueles posts de utilidade pública, muito informativo! Por mais que eu já tenha uma noção do que é o cronograma capilar, sempre que leio um post desses acabo aprendendo uma coisinha nova, sabe? Adorei, Si!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Ha que bom Gabriela, fico feliz que tenha sido útil para você também. Beijos.

  6. Responder

    Helena Primeira

    14/07/2018

    Como faz tão bem aos nossos fios o cronograma capilar 🙂
    Pena não ter muita disponibilidade e disposição para fazer.

    XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Helena, no começo pode ser chato, mas os resultados vão lhe dar ânimo ♥

  7. Responder

    Lívia Madeira

    14/07/2018

    acho o cronograma uma super boa dica pra dar tudo oq o cabelo precisa. é mt importante conhecer nosso proprio cabelo e ir fazendo essa rotação de produtos com diferentes beneficios

    insta: @liviaalli
    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Sim, com certeza ♥

  8. Responder

    Carol Sweet

    14/07/2018

    Eu adorei as dicas de produtos :). Faço o cronograma capilar por três anos e realmente, melhora muito o cabelo. Ainda mais pra mim, que tenho cabelo colorido.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Oi linda, que bom, fico feliz ♥ Beijos

  9. Responder

    M a h n u s c r i t o s

    14/07/2018

    Simoneeeeeeee voltei!!! E já cheguei logo com essa indicação que eu estaba PRE-CI-SAN-DO !!! Seu post foi o melhor do tema que li até hoje! Sério!!! (Os outros que li me deixavam com ainda mais dúvidas kkkkk) Agora meus cachos ficarão aibda mais poderosos graças às suas dicas! Obrigada sua linda!!!

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Sério? Obrigada ♥♥ De nada lindona, me conta os resultados depois ♥

  10. Responder

    Mary Soeiro

    14/07/2018

    Amei as dicas, e preciso muito fazer um cronograma meu cabelo esta precisa.
    Muito útil seu post vou anotar algumas dicas pra usar.

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Oi linda, que bom que pude ajudar ♥

  11. Responder

    Lê westin

    14/07/2018

    Post super explicativo! Amei.
    Beijinhos! ❤
    https://lewestin.blogspot.com

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Que bom, beijos ♥

  12. Responder

    Lulu on the sky

    15/07/2018

    Dá uma boa diferença no cabelo após o cronograma capilar.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Sim, com certeza ♥

  13. Responder

    Cristiana Nobrega

    15/07/2018

    Amo cuidadinhos com os cabelos, o cronograma ajuda muuuito mesmo.
    http://www.achatadebatom.com

    • Responder

      Simone

      16/07/2018

      Sim, ajuda demais

  14. Responder

    Radi

    16/07/2018

    This is so great! Now I know what capillary means.
    Lovely topic!

    http://www.fashionradi.com

  15. Responder

    Larissa Rehem | Blog O dia da Lila

    17/07/2018

    Oi Simone!

    Parabéns pelo post. Está super didático, informativo ótimo para quem quer começar o cronograma capilar.

    Beijos mil!

    • Responder

      Simone

      18/07/2018

      Oi linda, obrigada ♥

  16. Responder

    Lirian

    14/03/2020

    Ótimas dicas em um conteúdo bem estruturado. Estou iniciando na área de beleza ( maquiagem para iniciante ) e estou treinando muito para está também criando conteúdos top iguais aos seus! Parabéns!!!

  17. Responder

    Rani

    16/04/2020

    Amei as sugestões de produtos.. obrigada por compartilhar!

  18. Responder

    Juliana De Cassia herusdorfe dos passos

    09/01/2021

    Como encontrar E se creme

  19. Responder

    Paulina

    07/03/2021

    Oi, tô com uma dúvida, quanto tempo cada máscara tem que estar no meu cabelo é depois como lavo com shampoo e acondicionador ou só exuago… obrigada

    • Responder

      Simone

      10/03/2021

      Respeite o tempo indicado na embalagem de cada produto.
      Primeiro passe o shampoo apenas na raiz do cabelo, massageie bem com as pontas do dedo e enxágue. Retire o excesso de água e passe a máscara, deixe os minutos indicados e enxágue, passe o condicionador, deixe 1 minuto e enxágue. Beijos

  20. Responder

    Cris Cavalcante

    26/04/2021

    S´´ó dicas incríveis, Simone! Confesso que gostaria de ser um pouco mais organizada com os meus cronogramas (acabo me esquecendo rs). Porém já salvei as dicas. Parabéns pelo conteúdo!

  21. Responder

    Roberta Bortoleto

    04/05/2021

    Eu já tentei seguir um cronograma capilar, mas sou muito indisciplinada. Preciso retomar, porque agora meu cabelo está um horror. Obrigada pelas dicas

  22. Responder

    Adelaide

    21/08/2021

    Oii tudo bem?qual produto uso para reconstrução? Obgda

    • Responder

      Simone

      24/08/2021

      Use o spray de proteína do Boticário.

  23. Responder

    Lilian

    10/09/2021

    Adorei. Não conhecia já encaminhei para minha irmã, ela tambéms vai adorar. Obrigada por compartilhar

  24. Responder

    Simeia

    24/09/2021

    Obrigada pela dicas e indicações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥