Saiba tudo sobre PH do cabelo e a importância

23/01/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

Oi Charmosa, você sabe o que é PH do cabelo ? E falando sobre Hairstyle, o PH está presente não só na composição dos nossos produtos capilares, mas também no nosso cabelo. Portanto para saber cuidar dos fios e mantê-los saudáveis é fundamental saber controlar o PH. Entender mais sobre isso vai te ajudar a escolher melhor seus produtos também. Saiba tudo sobre PH do cabelo e a sua importância neste post.

Saiba tudo sobre PH do cabelo e a importância

Saiba tudo sobre PH do cabelo

O PH é uma sigla que significa ” potencial Hidrogeniônico ” que é uma escala que mede o grau de acidez, naturalidade ou alcalinidade de uma determinada substância. Diz respeito aos íons de hidrogênio.

O PH possui uma escala que vai de 0 até 14. Então Saiba tudo sobre o PH do cabelo:

  • Abaixo de 6,9 o PH é ácido
  • No meio 7,0 o PH é neutro
  • Acima de 7,1 o PH é alcalino ou básico

Quanto mais alcalino, mais íons de hidrogênio possui na substância.

O PH do nosso cabelo varia entre 4,5 e 5,5, ou seja, é ácido. Já o PH do couro cabeludo é 3,8 e 5,6. Portanto dependendo do PH dos produtos que usamos, pode interferir na saúde e estrutura do nosso cabelo.

Saiba tudo sobre PH do cabelo e a importância

O nosso cabelo assim como todo nosso corpo possui um PH específico.

Produtos capilares x PH do cabelo

Produtos alcalinos, possuem a função de abrir as cutículas dos fios, pois precisam mudar a estrutura dos mesmos. São eles: Colorações, progressivas, relaxamentos, etc. Perceba que todas estas alternativas, mudam o cabelo de alguma forma. Com as cutículas dos fios abertas o cabelo acaba perdendo nutrientes e água mais rapidamente, deixando o cabelo mais frágil, ressecado, sem brilho, pontas duplas, porosidade capilar… Por isso dizemos que é necessário redobrar os cuidados com as químicas, pois podem deixar os cabelos mais sensíveis.

O shampoo que usamos é mais alcalino, e isso é normal, justamente para abrir as cutículas, o cabelo fica mais arrepiadinho, isso significa que o PH está alcalinizado. Existem os shampoos anti-resíduos que possuem PH muito alcalino, portanto não são indicados usar com frequência. Mas também é possível encontrar shampoos com PH mais neutro, eles ajudam a manter o PH bem equilibrado.

Já o PH ácido ele vai selar as cutículas do cabelo, mantendo a hidratação e os tratamentos nos fios. Então, com isso o cabelo fica saudável, mais resistente, com brilho, macio…

As máscaras e o condicionador possuem PH mais ácido, o que auxilia para que as cutículas fiquem seladas e os nutrientes fiquem nos fios, garantindo cabelos lindos e cheios de vida.

Equilibrando o PH dos seus fios

Muitos produtos já indicam seu PH na embalagem, o que torna nossa consulta muito mais fácil. Mas é possível comprar fitas medidoras de ph, porém elas não são tão precisas quanto o aparelho usado em laboratório. E sinceramente acho desnecessário compra-las. Existe também a versão de bolso do PHmetro. Alguns dos meus produtos possuem indicação na embalagem, os que não tem eu testo e vejo como se comporta no meu cabelo; assim também consigo mensurar facilmente através dos resultados. Mas o ideal mesmo seria se todas as empresas colocassem o PH de seus produtos na embalagem, pois assim saberíamos como utiliza-los melhor na nossa rotina.

Quando o Ph do nosso cabelo está desequilibrado, ou seja, acima do seu PH normal ele tende a ficar com danos, como cabelo poroso, não retendo hidratação. Ficando fraco, desalinhado, espigado, quebrando. Se você faz de tudo nos fios e o cabelo não consegue se recuperar, pode ser por causa do PH.

Para equilibrar o PH do nosso cabelo é ideal usar soluções mais ácidas. Fazendo com que o cabelo retome sua saúde, ficando mais sedoso, com brilho, fortalecido… Além dos condicionadores, podemos usar acidificantes( não usar com frequência), vinagre de maçã, etc. O ideal é optar por cuidar dos seus fios já com produtos com PH mais equilibrado. Então se você não souber o PH dos produtos que você usa, pode ser uma boa ideia perguntar ao fabricante.

Lembre-se: É preciso manter um equilíbrio, pois ácido demais pode corroer a fibra capilar. Portanto se seu cabelo estiver muito danificado e você for usar acidificante, use apenas de 15 em 15 dias.


E aí Charmosa, gostou das dicas? Você já tem costume de olhar o Ph dos seus produtos?

Ficou alguma dúvida? Comente!

Acompanhe o Minuto da Charmosa no Instagram e saiba tudo sobre cabelo cacheado.

Beijos!!

  • Top