
Você já ouviu falar em sono da beleza? Esse termo diz respeito a importância que um bom sono tem na nossa saúde, e que também reflete na nossa aparência e disposição. Pois ter uma boa noite de sono é um passo importante e até mesmo mais simples, para conquistar uma pele radiante e mais bonita. Ou seja, as vezes você não precisa de um creme novo, apenas uma noite melhor de sono.
De acordo com um estudo divulgado pela PubMed “a má qualidade crônica do sono está associada ao aumento dos sinais de envelhecimento intrínseco, diminuição da função de barreira da pele e menor satisfação com a aparência.”
O que acontece com a pele durante o sono da beleza?

Durante o sono o corpo começa uma grande reparação. Pois é nesse momento em que ocorre a regeneração celular, isso contribui com a produção de colágeno.
O colágeno é responsável pela estrutura da pele, ou seja vai dar mais firmeza e prevenir a flacidez. Mas além disso deixa a pele com mais elasticidade, reduz linhas e rugas, melhora a hidratação e promove a reparação e renovação da pele. Além destes benefícios, o colágeno também beneficia o corpo, pois protege contra o desgaste das articulações, fortalece unhas, cabelos e ossos, participa na formação de massa magra e regeneração muscular.
Um bom sono também vai reduzir inflamações, olheiras e garantir uma reposição de hidratação natural para a pele.
Benefícios além da pele
O sono da beleza, é um sono de qualidade, ou seja, dormir no horário suficiente para o corpo poder trabalhar e se fortalecer da maneira correta e necessária.
Além dos benefícios também para o corpo já mencionados, dormir regula os hormônios. Isso tudo impacta na saúde capilar, influencia no humor, na disposição e claro, na autoestima.
Consequências da falta de sono

Não ter um horário para dormir, ou não ter sono, vai impactar de maneira negativa na saúde como um todo. Afinal, o corpo precisa desse descanso de recuperação. As consequências são muitas, como pele opaca, linhas mais visíveis, ou seja, envelhecimento precoce. Pele mais sensível.
Esses são apenas os sintomas cutâneos, mas o corpo todo vai sentir os efeitos. Inclusive o humor pode mudar drasticamente.
Se o problema for uma rotina indefinida, uma mudança de hábito pode resolver. Porém, se o problema for insônia, é importante procurar ajuda médica.
Dicas práticas para ter um sono da beleza
Para pegar no sono de maneira prática e ter uma noite tranquila, existem alguns passos simples e que fazem toda a diferença para melhorar a saúde da pele:
- Criar uma rotina noturna, com horário para dormir, unindo skincare e relaxamento.
- Evitar telas e muitos estímulos antes de dormir.
- Aromaterapia.
- Chás calmantes.
- Não comer demais e evitar jantar muito tarde.
- evitar exercícios físicos a noite.
Conexão com skincare noturno
Capriche no skincare noturno, transformando-o em um momento de relaxamento, pois isso ajuda a um sono ainda mais tranquilo. Indiretamente o sono pode auxiliar na melhor absorção dos produtos, pois a renovação celular deixa a pele em um estado propício a isso.
A microcirculação aumenta, favorecendo a oxigenação e a nutrição da pele, enquanto a ausência de agressões externas permite que os produtos atuem sem interferência. À noite, a barreira cutânea também fica mais permeável, o que melhora a penetração de hidratantes e reparadores. Por isso, o sono potencializa os resultados do cuidado noturno e é considerado o verdadeiro “tratamento de beleza natural”.
Alguns dos ativos que trabalham melhor à noite são o retinol, ácido hialurônico e a niacinamida.
- Retinol: estimula a renovação celular e a produção de colágeno, por isso suaviza linhas e manchas.
- Ácido Hialurônico: hidrata profundamente, por isso garante melhor viço e maciez.
- Niacinamida: uniformiza o tom, controla oleosidade e fortalece a barreira da pele.