• Álcool em gel cuidados para escolher e orientações da Anvisa

    23/04/2020 | Sobre Saúde & Bem Estar

    Todos nós já sabemos da gravidade do coronavírus. Esta doença que já se espalhou pelo mundo é responsável por milhares de contaminados e pode levar a morte. Mas podemos nos proteger e proteger nossa comunidade através da prevenção. Uma das formas de se prevenir é com o uso do álcool em gel, no entanto devemos tomar cuidados essenciais para escolher apenas produtos regulamentados pela Anvisa e fugir de ciladas.

    A Anvisa tomou uma decisão temporária em meio a pandemia, devido aos estoques de álcool em gel estarem se esgotando rapidamente. Confira!

    Anvisa simplifica a autorização de Álcool em gel temporariamente

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), fez uma divulgação no final do mês de Maio sobre os novos critérios de fabricação e venda de produtos de higienização sem autorização prévia do órgão. Essas regras se aplicam em produtos como álcool em gel e desinfetantes de ambientes e superfícies.

    Mas vale ressaltar que é uma medida temporária e foi tomada mediante a uma emergência de saúde. Pois assim a sociedade poderá ter mais acesso a este item que se tornou ainda mais essencial.

    No entanto precisamos tomar alguns cuidados essenciais para ter certeza de que estamos adquirindo um produto de qualidade. Pois mediante esta liberação, algumas empresas, infelizmente, podem oferecer produtos de qualidade duvidosa, podendo não ser eficazes e até provocando alergias.

    Então, para não correr este risco é necessário saber as orientações da Anvisa: Será permitida a fabricação e venda apenas pelas empresas de medicamentos, cosméticos com autorização de funcionamento e Alvará ou licença sanitária emitida elo órgão de saúde competente. E claro, as empresas precisam ter todas as permissões legais de funcionamento.

    Para empresas de medicamentos, estas normas se aplicam temporariamente para fabricação de: álcool etílico 70% (p/p); álcool etílico glicerinado 80%; álcool gel; isopropílico glicerinado 75%; digliconato de clorexidina 0,5%.

    Para empresas de cosméticos e saneantes, estas normas se aplicam temporariamente apenas para fabricação de álcool em gel 70% e a validade do produto não pode ultrapassar 180 dias. Estas regras estão na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 350/2020.

    Benefícios do ÁLcool em Gel

    O álcool em gel é fungicida, bactericida e virucida. Sua função é reduzir o número de micro-organismos nas nossas mãos. Este produto combate a parede celular do covid19, prevenindo a doença. O álcool 70% em gel é mais seguro do que as versões líquidas, portanto as versões abaixo desta porcentagem podem não ter tanta eficiência e as versões superiores podem trazer irritabilidade para pele.

    Orientações para compra

    O produto deve ser adquirido apenas em supermercados, mercados e farmácias, mas sempre se atente ao selo do Inmetro e do Sbac (Sistema Brasileiro de avaliação de conformidade). Dê preferência para produtos que já sejam certificados pela Anvisa.

    No rótulo do próprio produto é possível verificar CNPJ e número de autorização de funcionamento e registro da Anvisa (Caso já tenha).

    Se atente também se a embalagem está vedada corretamente e possui medidas de cuidados e orientações de uso.

    Não posso comprar álcool em gel o que eu faço ?

    O ato de lavar as mãos é tão eficiente quanto o uso do álcool em gel. Portanto você também pode fazer a higienização com água e sabão. Mas lembre-se de lavar bem as mãos, dedão, entre as unhas, etc. Conforme vídeo abaixo:

    Respeitar a quarentena é outra medida super importante, pois assim você protege a si mesmo e sua família. Mas é claro que muitas pessoas precisam sair para trabalhar, como é o caso de enfermeiros, farmacêuticos, atendentes de supermercado, trabalhadores de indústrias… Portanto se este é seu caso, não esqueça de usar a máscara e sempre mantenha as mãos higienizadas.


    Aqui na casa do meu pai o álcool em gel sempre foi um produto essencial, então quando tudo isso começou nós já tínhamos um pouco em casa. Bom, mas agora que você já sabe como se prevenir, compartilhe estas dicas para ajudar outras pessoas.

    Saiba informações em primeira mão através dos canais oficiais da Anvisa: Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial.

    Fica em casa, isso vai passar ♥

    Beijos!!

    • 23/04/2020

      Excelente post, bem informativo.

      Cores do Vício

    • 23/04/2020

      Amei o ´post, de fato, o álcool em gel é muito importante. Uma pena que tenho alergia hehe
      Beijos!
      Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

      • Simone
        24/04/2020

        Então é só usar água e sabão ♥

    • 24/04/2020

      Amei o post. O álcool em gel é mais pra rua, quando estou em casa sempre uso mais água e sabão. Tem sempre que ficar de olho na hora de comprar, pois além dos preços abusivos ainda tem muita gente sacana…
      beijos

      • Simone
        24/04/2020

        Verdade, mas tenho visto estabelecimentos colocando pias comunitárias, isso é muito bom



  • Top