
Metabolismo não se refere apenas a perda de peso, pois vai muito além disso. Afinal, se refere a muitos fatores no organismo que fazem com que os alimentos se transformem em energia, garantindo assim melhor bem estar e mais disposição no dia a dia.
“Como médico que orienta pessoas ao redor do mundo a criarem estilos de vida mais saudáveis, sempre incentivo mudanças simples e consistentes que promovem o bem-estar a longo prazo”, explica o médico Luigi Gratton, Vice-presidente do departamento de Saúde e Bem-Estar da Herbalife.
Ainda segundo o médico, o estresse diário, a má alimentação e claro, a falta de atividades físicas, podem deixar o metabolismo em desequilíbrio. O estresse constante eleva o cortisol e favorece o acúmulo de gordura. Já alimentos com muito açúcar, e com poucos nutrientes atrapalham a fome, prejudicam a saúde do intestino e reduzem a sensibilidade à insulina. Outro ponto, é que passar horas sentado, no trabalho ou no trânsito, diminui a atividade muscular, desacelera o metabolismo e desequilibra a energia do corpo. Mas é possível reverter isso com pequenas mudanças no dia a dia.
O primeiro passo é focar em um bom descanso, melhorando a alimentação e incluindo uma atividade física. Então, é importante optar por alimentos com bons nutrientes, procurando dormir melhor e se movimentar, de acordo com suas possibilidades e rotina.
“A ciência mostra que até mesmo esforços modestos no dia a dia podem ter grande impacto na saúde metabólica — ajudando você a se sentir melhor hoje, enquanto protege sua saúde para os próximos anos”, coloca Gratton.
3 mudanças essenciais para melhorar o bem estar e mais disposição, de acordo com o médico:
Três passos de autocuidado que são indicados pelo médico para melhorar o metabolismo, e consequentemente melhorar o bem estar e a disposição.
1. Melhorando a alimentação:

A alimentação atua diretamente nas funções essenciais do metabolismo, como o controle do açúcar no sangue, o processamento de gorduras, a saúde do intestino, o equilíbrio hormonal e a redução de processos inflamatórios.
Por isso é importante incluir proteínas magras nas refeições para preservar e fortalecer a massa muscular. Pois ajuda a elevar o gasto energético mesmo em repouso. Mas também é bom consumir alimentos ricos em fibras e micronutrientes, pois eles aumentam a saciedade e mantêm o intestino saudável. Certos alimentos podem ajudar ainda mais o metabolismo, como é o caso das frutas, como laranja, limão, e demais alimentos como pimentas e pimentões.
Se alimentar melhor não significa ter que seguir uma dieta rigorosa e parar de comer o que gosta. Mas sim buscar um equilíbrio, com substituições inteligentes que garantam bem estar, mais disposição e saúde.
2. Atividade física melhora o bem estar e da mais disposição

Atividades físicas ajudam a equilibrar a glicose, então isso ajuda na energia do corpo. Portanto ter uma rotina que inclua exercícios vai trazer muitos benefícios a longo prazo. Mas não precisa fazer qualquer coisa, explore quais atividades você mais se identifica e chame as amigas para praticar junto, pois assim fica tudo mais divertido.
É possível começar com uma caminhada ou uma corrida. Andar de bicicleta também. Estes hábitos não necessitam de investimento e é possível começar agora. Mas outra opção interessante também é seguir canais no Youtube de dicas de exercícios para fazer em casa.
3. Pausas são necessárias:

A correria do dia a dia, nos força a achar que pausas são algo ruim, porém o sono é fundamental para regular o metabolismo. Além de dormir bem, o descanso entre uma tarefa e outra, também não deve ser negligenciado. Afinal, dormir bem ajuda a regular o peso, a energia e o apetite. Alguns hábitos como evitar telas 1 hora antes de dormir e não fazer atividades físicas a noite podem ajudar a melhorar o sono. Mas caso isso não resolva, se consultar com o médico é importante.
Cuide de si um pouco a cada dia e verá transformações significativas na sua saúde e felicidade.