Cabelo com nó: como evitar o embolado e desembaraçar

15/11/2019 | Sobre Cabelo Cacheado

O cabelo com nó é um dos desafios que encontramos ao cuidar do nosso cabelo em casa. Porque quem sofre com cabelo embolado sabe o quão é difícil desembaraçar sem quebrar os fios e acabar fragilizando a estrutura capilar. Mas hoje vou dividir com você TODAS as melhores dicas para conseguir lidar com os nozinhos.

Cabelo com nó: como evitar o embolado e desembaraçar

Cabelo com nó

Assista ao vídeo: CURTA, COMENTE E SE INSCREVA NO CANAL

Você começa a pentear o seu cabelo e percebe que ele embolou e criou um nó nos seus fios… Da até uma aflição não é? Mas o lado bom é que com alguns cuidados podemos além de evitar saber retirar estes nós sem danos nos fios.

O cabelo pode embolar e formar nós por vários motivos. Mas alguns são, porosidade capilar, falta de hidratação, cabelo ressecado, etc. Os tipos de cabelo que mais costumam embolar são os cabelos finos, pois são mais frágeis. E também o cabelo cacheado, pois é um cabelo mais seco naturalmente.

Mas de acordo com especialistas, outras causas podem ser distúrbios hormonais ou doenças. Então fique atenta e vá ao médico regularmente.

No meu caso, além de cacheada tenho o cabelo fino. Então redobro os cuidados.

É necessário lembrar que cabelo embolado é diferente de cabelo com nós de fada. Pois cabelo embolado se enrosca em vários fios e o nó de fada ocorre quando o fio se enrosca nele mesmo.

Como evitar cabelo embolado e com nó

Óleo vegetal

Eu amo usar óleo vegetal na minha rotina capilar. Faço umectação capilar, mas além disso uso na proteção dos fios. Portanto é uma ótima opção passar um pouco de óleo nas pontas, vai evitar o embaraço e o surgimento de nós. Mas também forma uma película protetora e da brilho. Pode fazer isso de dia e ao dormir, para evitar atrito das pontas do cabelo.

Liberados

Uma coisa que eu amo fazer é intercalar a lavagem do meu cabelo com Co-wash. Não sou adepta do No e Low poo, porém gosto de sempre que possível optar por usar produtos liberados.

Na maioria das vezes lavo meu cabelo com shampoo hidrante, mas uso um shampoo de limpeza profunda as vezes para fazer um detox capilar. No meio desta rotina eu intercalo com Co-wash porque ele vai ajudar a hidratar mais o couro cabeludo e os fios. E já sabemos que cabelo hidratado embola menos e desembaraça mais fácil.

Na hora de dormir

Nunca durma com o cabelo solto, porque isso só vai causar mais nós nos seus fios. O que eu mais gosto de fazer é o coque abacaxi, mas você pode fazer outro penteado que preferir. Una isso com uso de fronha de cetim e ou touca de cetim, pois minimiza o atrito no cabelo.

Finalização do amor

Finalizações com produtos mais nutritivos vão deixar seu cabelo mais macio e hidratado. Mas além disso aproveite para focar bem nas pontas, passe um pouquinho mais de produto nesta região e algum produto de proteção para selar as cutículas.

O que fazer quando embaraça e embola

O jeito certo de secar os fios

Nada de torcer os fios ou esfregar. O jeito certo de secar os fios é com uma toalha de algodão de baixo para cima, sem puxar os fios, apenas suavemente. Isso vai te ajudar a retirar o excesso de água das madeixas.

Para secar os fios completamente eu gosto, na maioria das vezes quando tenho tempo, de deixar secar ao natural. Mas caso utilize secador, use protetor térmico e jatos de temperatura amena.

Desembaraçando o cabelo

Na maioria das vezes nós apenas desembaraçamos o cabelo na hora da finalização capilar. Mas saiba que para quem sofre com cabelo embolado, que embaraça demais e tem cabelo com nó, é importantíssimo pentear os fios na hora do banho conforme vamos lavando as madeixas.

Pois quando aplicamos os produtos no cabelo nós precisamos espalhar, enluvar, mas fazendo isso com o cabelo embaraçado, consequentemente vai embolar muito mais e dar muitos nós.

Invista em produtos de tratamento para cabelos com ação emoliente para deixar o cabelo mais macio e fácil de pentear.

 Cabelo com nó como evitar o embolado e desembaraçar

Ao aplicar a máscara no cabelo aproveite para pentear os fios, depois ao aplicar o condicionador penteie novamente. Então aproveite para pentear um pouco mais em cada etapa, pois assim você evita que o cabelo embarace mais ainda. Mas mesmo desembaraçando no banho, ao finalizar desembarace os cachos novamente.

Porque quando a gente deixa para desembaraçar o cabelo só quando vamos aplicar o creme de pentear, fica muito mais difícil e a probabilidade do seu cabelo quebrar e fragilizar é maior.

Como se livrar do nó no cabelo cacheado

 Cabelo com nó como evitar o embolado e desembaraçar

Ao verificar que seu cabelo tem nó, aplique bastante produto no local e penteie suavemente, sempre começando pelas pontas. Pode ser com escova ou com os dedos. Nunca puxe ou arranque os nós pois isso vai prejudicar a fibra capilar e danificar.

Produtos para usar:


Depois destas dicas seus cabelos vão agradecer e muito. Fios lindos, saudáveis e desembaraçados.

Gostou das dicas? Então me conta deixando um comentário aqui embaixo.

Beijos!!

  • Top