Como fortalecer o cabelo e ter fios saudáveis

29/06/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

Seu cabelo tem dificuldade para crescer, está quebradiço, opaco, com pontas duplas e/ou poroso ? Essas são causas de cabelos que estão fracos e precisam urgente de tratamentos específicos para deixa-lo saudável. Mas vale lembrar que é importantíssimo saber a causa da fragilidade capilar para ter êxito em como fortalecer o cabelo com os tratamentos capilares utilizados.

O cabelo pode acabar ficando fragilizado ao longo do tempo por vários motivos como fatores hormonais, químicas em excesso, falta de cuidados, falta de nutrientes, vitaminas, etc. Mas aqui você vai entender como cuidar melhor do seu cabelo e deixa-lo forte.

Como fortalecer o cabelo e ter fios saudáveis

Avalie & Conheça o seu cabelo

Nada mais importante do que entender o que está causando a fragilidade dos seus fios e conhecer a necessidade do seu cabelo. Porque assim fica muito mais fácil cuidar dele e ter resultados significativos, consequentemente um cabelo saudável com mais facilidade.

Entenda o seu tipo de cabelo, se é um cabelo misto ( oleoso na raiz e seco nas pontas), cabelo seco, normal ou cabelo oleoso. Qual sua textura, se é fino ou grosso. Se é ralo ou cheio naturalmente. Pois cada pessoa tem um cabelo diferente e cada cabelo requer um cuidado específico. Isso vai te ajudar a escolher os produtos adequados para você.

Depois avalie os cuidados ou a falta deles no seu cabelo, o que tem feito, o que deixou de fazer, tudo isso vai te ajudar a saber a causa da fragilidade dos seus fios.

SAIBA AGORA: Como saber do que SEU cabelo precisa

Um STOP necessário

Pare qualquer procedimento químico que esteja fazendo. Porque eles atuam modificando a estrutura capilar, como por exemplo tinturas e alisamentos. Então consequentemente, se o seu cabelo já está fragilizado, ele tende a piorar.

Fortaleça seus fios primeiro para depois voltar a fazer químicas. Mas ao voltar a fazer estes procedimentos redobre os cuidados para manter os fios saudáveis.

CABELO COM QUÍMICA: Como cuidar e mante-lo saudável

Como fortalecer o cabelo

Não é só hidratar

A hidratação é mega importante para os fios, pois ela devolve a água para o cabelo, deixando os fios mais sedosos, maleáveis. Mas nem só de água é composto nosso hair.

Ao longo dos dias nossos fios sofrem muitas agressões externas, por isso é importante estar sempre cuidando e protegendo eles. Então, além da água nosso cabelo precisa de lipídios e proteínas.

Os lipídios protegem os fios, selam as cutículas, deixando os fios mais macios e com brilho. As proteínas fazem uma reposição mais profunda nos fios, por isso falamos do seu poder reconstrutor da fibra capilar.

Invista em Máscaras concentradas

Como o próprio nome já diz, essas máscaras concentram mais vitaminas, nutrientes e minerais, consequentemente atuam trazendo resultados mais rapidamente. Mas outra alternativa é potencializar as máscaras que você já tem em casa, como por exemplo misturar um pouco de óleo de argan na sua máscara de hidratação. Não se esqueça da importância de hidratar os fios toda semana, nada mais prático do que investir em ativos hidratantes e nutritivos no mesmo produto.

Use máscaras fortalecedoras

Máscaras com proteínas/ aminoácidos em sua composição atuam reestruturando os fios, melhorando a resistência da fibra capilar, diminuindo a quebra e estimulando o crescimento; então consequentemente repondo a força do cabelo. Seu uso é indispensável, mas é preciso cautela para evitar excessos. Utilize de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Sugestão de produtos

Clique nos produtos abaixo para comprar


Lavando o cabelo

Cuidado para não lavar demais ou de menos os seus fios. Pois manter o couro cabeludo bem higienizado evita uma série de problemas como entupimento dos poros, cabelo que não responde aos tratamentos, seborreia, etc.

Veja como recuperar o cabelo fraco

Além de uma boa higienização, se atente a aplicação correta dos produtos, pois isso faz toda diferença.

Mantenha os fios e o couro cabeludo sempre limpinho. Entenda a frequência ideal, como evitar embaraços, quais produtos usar e muito mais no link abaixo.

VEJA COMO: lavar corretamente o cabelo

Cuidar e proteger

A forma como fortalecer o cabelo não está ligada em só cuidar dos fios, mas proteger também é importante. Utilizar produtos com nutrientes e vitaminas, mas que também contenham fatores de proteção solar e térmica, anti-poluição, etc. Muitos finalizadores já possuem estas características, são os melhores investimentos. Portanto com isso o cabelo além de se recuperar consegue se manter forte e saudável.

É legal evitar fontes de calor enquanto os cabelos estiverem fragilizados, mas caso precise usar, nunca se esqueça dos protetores térmicos. Evitando assim a quebra.

Diminuir o atrito sofrido pelo seu cabelo ao longo dos dias também é importante. Não deixe o cabelo molhado e abafado, pois pode causar fungos. Evite apertar demais os fios, proteja-os ao dormir. Utilize acessórios que não repuxem demais os fios.

Cuide da sua saúde

Cuide da saúde como um todo. Seja saúde física ou mental. Portanto vá um médico regularmente.

As vezes a fragilidade capilar está ligada a uma falta de vitamina no organismo. Então, uma boa alimentação e/ou suplemento vitamínico irá ajudar. Esse acompanhamento precisa ser feito por um profissional.

Se alimente bem, beba água, se exercite.


Gostou das dicas de como fortalecer o cabelo? Então se dedique mais em você, estas são maneiras práticas para sempre ter cabelos lindos e saudáveis.

Beijos!!

  • Nayara Coimbra
    30/06/2020

    Amei as dicas

    • Simone
      01/07/2020

      Que bom, fico feliz ♥

  • 30/06/2020

    Que dicas ótimas. Preciso colocá-las em prática.

    Cores do Vício

    • Simone
      01/07/2020

      Coloca sim, beijos

  • 30/06/2020

    tenho cuidado ao máximo do meu cabelo. Pq como te falei já tive problemas no couro cabeludo.
    E agora no frio, o cuidado precisa ser em dobro por conta do secador que acabo usando mais.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Simone
      01/07/2020

      Isso mesmo, mantendo uma rotina de cuidados ta tudo certo

  • 30/06/2020

    Meu cabelo é misto e por ser mais fininho sempre tem pontas duplas 🙁
    Tento cuidar sempre, mas ás vezes fico meio perdida nisso de que só hidratar não é o suficiente, porque também não quero sair comprando tudo por aí e não dar boa no meu cabelo.
    Mas adoreeei as dicas, sempre muito interessantes!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Simone
      01/07/2020

      Pois é, cautela, não sai comprando tudo não. Entenda a necessidade do seu cabelo primeiro.

  • 30/06/2020

    Adoro cuidar dos meus cabelos. Sempre faço um cronograma capilar, porque como você disse, não é só hidratar.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    • Simone
      01/07/2020

      Pois é, o cabelo tem necessidades diferentes

  • Marcela
    30/06/2020

    Preciso mesmo de um stop, ando fazendo e inventando tanta coisa nos meus fios que acho que ele precisa respirar.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    • Simone
      01/07/2020

      HAHAH, faz bem dar uma pausa e respeitar os intervalos entre uma química e outra.

  • 30/06/2020

    Ótimas dicas! <3

  • 30/06/2020

    Adorei as dicas, meu cabelo é misto e bem cheio, eu estou satisfeita com o estado dele atualmente! Depois que passei a lavar corretamente e com frequência meu cabelo se manteve muito saudável.
    Beijoss, Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    • Simone
      01/07/2020

      Parabéns, isso aí ♥

  • Top