Cuidados com o cabelo: 6 dicas essenciais com seus fios!

Date
mar, 09, 2022
Cuidados com o cabelo: 6 dicas essenciais com seus fios!

Para manter os cuidados com o cabelo em dia é super importante seguir uma rotina adequada para necessidade do seu cabelo. Eu sei que pode parecer um pouco difícil; mas garanto que quanto mais você cuida dos seus fios, mais fácil fica ao longo do tempo. Além disso estou sempre aqui para te ajudar a manter seu autocuidado em dia; de maneira prática e prazerosa. Então hoje eu separei 6 dicas essenciais de cuidados com o cabelo; que você precisa ter para conquistar madeixas lindas e saudáveis de verdade.

Publicidade - OTZAds
Cuidados com o cabelo: 6 dicas essenciais com seus fios!

Manter o cabelo limpo

Para conseguir manter o cabelo saudável é super importante ter uma boa frequência de higienização dos fios. Afinal, com o tempo o cabelo acumula além de muitos produtos; poluição; peles mortas; etc. E estes resíduos quando acumulados e sem uma boa limpeza deixam o cabelo com aspecto sujo, sem movimento e infelizmente podem inclusive ajudar a desenvolver algumas doenças capilares.

Dicas essenciais para manter os cuidados com o cabelo

A frequência ideal para lavar os cabelos vai depender das características dos seus fios. Por exemplo, se o seu cabelo é seco, como acontece com a maioria das cacheadas; consequentemente você não precisa lavar seu cabelo todo dia. No entanto é preciso tomar cuidado para não lavar pouco. Então uma frequência boa é de 3 dias por semana. Mas no caso de cabelos oleosos, existe uma necessidade de lavar os fios com mais frequência. Não se preocupe; pois não faz mal lavar os fios todos os dias; contanto que você intercale shampoos de adstringência alta x baixa. Pois assim você evita que seu cabelo resseque e consegue fazer uma limpeza mais eficiente.

Outra dica importante é não fazer mais do que 3 day afters por semana. Pode parecer ótimo ter muitos day after consecutivos; mas não é vantagem. Pois muitas vezes precisamos aplicar mais produtos sobre os fios para revitaliza-los; consequentemente criamos um acúmulo de produtos que acabam nos prejudicando.

Proteger o cabelo

Não adianta cuidar dos cabelos e expor eles a excessos e atritos desnecessários. Portanto proteger os fios e evitar ao máximo químicas; vai te ajudar a mantê-los sempre saudáveis.

Portanto evite prender seus fios com muita força e gerar muita tração sobre eles. Sempre use fronha ou touca de cetim, pois são acessórios que ajudam a diminuir o atrito entre os fios e a preservar a umidade deles. Consequentemente garante muitos benefícios como tirar frizz do cabelo, mantendo-os mais alinhados.

Como manter seu cabelo saudável

Outro ponto importante é usar produtos para proteger os fios de altas temperaturas. Então sempre que possível; evite secador e chapinhas e seque seu cabelo naturalmente.

Rotina de cuidados personalizada

Você já deve ter ouvido falar no cronograma capilar; ele é um ótimo método de tratamento para os cabelos. Mas evite usar as tabelas prontas, pois elas são padronizadas e para conseguir manter os cabelos lindos e saudáveis é necessário entender do que ele precisa. Portanto o ideal é criar uma rotina capilar personalizada de acordo com a necessidade dos seus fios.

Para entender a necessidade do seu cabelo é necessário levar em conta suas características, aspecto e sua rotina atual. Então visualize e toque nos seus fios, pois isso pode te dizer muito.

  • Geralmente o cabelo que precisa de hidratação (água) está mais seco e com aspereza.
  • O cabelo que precisa muito de nutrição; costuma ficar com aspecto mais opaco e muito frizz.
  • O cabelo precisa de reconstrução, os fios se encontram frágeis; quebradiços e mais ralos nas pontas.

Ir regularmente ao médico

Vá regularmente ao dermatologista ou ao tricologista. Pois são profissionais que irão te auxiliar a cuidar ainda melhor do seu cabelo. Afinal, cuidar dos fios apenas com produtos capilares; as vezes não é suficiente. Então se você perceber alguma alteração como queda capilar, caspas, inflamações; fale imediatamente com seu médico.

Evite usar receitas caseiras e nunca se medique por conta própria. Pois isso pode acabar prejudicando ainda mais sua saúde capilar.

Escolher os produtos certos

Não adianta entender a necessidade do seu cabelo; e não escolher os melhores produtos. Mas é importante lembrar que produtos bons, não são necessariamente produtos caros. Então para você realmente saber se um produto é bom ou não, leia a composição. Pois é necessário que ela tenha bons ativos.

Como cuidar do cabelo no dia a dia ?

Para deixar sua vida mais prática, vou citar algumas das melhores marcas de produtos de cabelo; que valem cada centavo do seu investimento. Porque te ajudam a ter cabelos mais fortes e resistentes.

  • Condicionador Head Shoulders – Condicionador anti caspa com óleo de amêndoas; deixa os fios super hidratados e macios. Portanto perfeito para quem tem problemas com escamações e fios secos.
  • Kérastase – kit Résistance Thérapiste: Ajuda a reconstruir os fios e devolver a força, pois age na parte mais interna dos fios.
  • Boticário – Spray de proteína: Repõe a massa capilar; deixando os fios 3 vezes mais fortes.
  • GE Beauty – Booster antioxidante: Protege os fios contra raios UV; poluição e fumaça. Pois contém ativos que criam uma película de proteção sobre os fios.

Evitar excessos de produtos

O acúmulo de produtos junto com uma má limpeza dos fios; deixam os cabelos muito fracos; quebradiços e sem forma. Mas em casos mais graves; pode causar até mesmo queda capilar.

Afinal um cabelo com muitos resíduos impede que os tratamentos penetrem nos fios e façam efeito. Portanto minha dica é aplicar sempre a quantidade adequada de produto; e não lavar os fios menos do que 3 vezes na semana.

Aproveite e invista em produtos com fórmulas mais leves e que não pesam nos fios. Pois eles deixam os cabelos com mais movimento e saúde.


Essas dicas de cuidados com o cabelo vão te ajudar a manter seus fios muito mais saudáveis. Mas lembre-se de que é importante cuidar deles regularmente. Então mantenha uma rotina capilar de acordo com a necessidade do seu cabelo; pois vai ser sucesso.

Beijos!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥