A frequência ideal para lavar seus cabelos

Date
jan, 13, 2022

No dia a dia a gente se preocupa muito com os tratamentos capilares, as finalizações. Mas além disso existe outra coisa muito importante para manter os cabelos saudáveis que é uma boa higienização. Você sabia que a frequência ideal para lavar seus cabelos, impacta na saúde deles? Se você não sabia ou tem dúvidas, não se preocupe. Porque hoje vou te contar TUDO o que precisa saber para deixar seus fios bem limpos da maneira certa.

Publicidade - OTZAds
A frequência ideal para lavar seus cabelos

A frequência ideal para lavar seus cabelos

Primeiramente é importante dizer que não existe uma regra que estipule uma frequência para todos os cabelos. Porque uma frequência ideal para lavar seus cabelos vai depender das características dos seus fios.

Por exemplo, se um cabelo é muito oleoso, seja naturalmente ou por atividades físicas, o normal é que se lave os fios com mais frequência. Pode ser dia sim/ dia não ou todos os dias. Mas isso vai depender da necessidade do cabelo; ou seja, se estiver sujo tem que lavar.

LAVAR CABELO TODO DIA É RUIM? Isso é um mito, não faz mal aos fios lava-los todos os dias. Contanto que seja uma necessidade do cabelo. Porque nem todo cabelo precisa ser lavado diariamente.

Os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais secos naturalmente; devido sua curvatura que dificulta a oleosidade natural se espalhar por todo o fio. Então, neste caso não existe a necessidade de lavar os fios todos os dias. Mas é importante prestar atenção para não lava-los pouco.

Nosso cabelo acumula muitas coisas ao longo dos dias, como poluição, poeira, peles mortas que se desprendem do couro cabeludo… Além disso tem o acúmulo de produtos como finalizadores, leave-in, séruns, spray revitalizante, óleos, muito presentes principalmente na rotina capilar de crespas e cacheadas. Portanto para fazer uma boa higienização e manter o couro cabeludo bem limpo é preciso lavar mais do que 1 vez na semana.

Eu estipulei para mim, como uma frequência ideal para lavar meus fios que são mega secos, uma quantidade de 3 lavagens na semana ou lavar de 2 em 2 dias. Porque ele não vai acumular tanta sujeira e assim eu sei que meu cabelo estará bem higienizado e protegido.

Por que não se deve lavar pouco o cabelo ?

Quando não fazemos uma boa higienização nos fios, o couro cabeludo pode ter vários problemas. Um dos principais, sem dúvidas, é o aumento de sebo que por consequência desenvolve coceiras, caspas, foliculites… Além disso um cabelo sujo pode causar o efeito Build Up, e os tratamentos capilares vão passar a não fazer o efeito esperado. Mas além de prejudicar a saúde, também prejudica a aparência; deixando seus fios fracos, sem brilho e movimento.

Então, além de manter uma boa frequência de lavagem de acordo com a necessidade do seu cabelo; procure lavar corretamente o cabelo. Isso inclui aplicar e escolher os produtos certos.

A frequência de lavagem dos fios impacta na escolha do seu shampoo

Existem, muitos tipos de shampoo no mercado. Mas precisamos nos atentar ao nível de adstringência de cada um, pois isso demonstra o seu grau de ação limpante.

Por exemplo, podemos classificar o shampoo em adstringência baixa (Low Poo), pois ele faz uma boa limpeza, porém é mais suave. Adstringência alta, é o shampoo com carga alta de sulfato, este produto faz uma limpeza mais profunda.

Para as cacheadas que lavam seus fios apenas 1 ou 2 vezes na semana e usam shampoo Low Poo, provavelmente não estão higienizando adequadamente seus fios. Pois é uma frequência de lavagem baixa e um shampoo de adstringência baixa. Em contra partida, se ela lavar seus fios com muita frequência, mas usar um shampoo de adstringência alta, provavelmente esse shampoo vai acabar retirando a camada lipídica dos fios e deixando-os ressecados com o tempo.

Então o que fazer ?

É interessante intercalar os shampoos. Pois quando você sentir que seu cabelo está muito sujo, você usa o shampoo de adstringência alta. Mas quando precisar lavar e sentir que seus fios ainda estão limpos, é só usar um shampoo Low Poo. Eu faço este rodízio de shampoos e me ajuda demais. Meus fios estão sempre bem limpos e saudáveis.

TOP 2 shampoos para lavar seus cabelos


E aí charmosa, quem diria que lavar o cabelo seria tão importante eim?! Mas agora você já sabe tudo o que precisa para deixar seus fios cada vez mais saudáveis e lindos. E aí, gostou das dicas?

Beijos!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥