O que é o efeito Build Up e como evitar

15/01/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

Rotina de cuidados com o cabelo, produtos de qualidade. Tudo isso ajuda a manter os fios saudáveis. Mas é muito importante prestar atenção nos cuidados básicos. Como a hora de lavar os cabelos, por exemplo. Pois o acúmulo de produtos nos fios pode prejudicar a saúde capilar. Confira agora o que é o efeito Build Up e mantenha seus cabelos sempre saudáveis.

O que é o efeito Build Up no cabelo?

O efeito build up se refere ao acúmulo de resíduos nos cabelos (ACR). Que por consequência deixa os fios pesados, opacos e sem movimento. Um aspecto sujo e duro.

Isso acontece quando não é feita uma boa higienização dos fios. Portanto quando não é feito o enxágue correto dos fios, os resíduos vão se acumulando e prejudicando a aparência e a saúde dos cabelos.

Este efeito pode prejudicar no resultado dos tratamentos no fio e auxiliando o aumento da oleosidade. Pois vai impedir que os nutrientes penetrem nos fios adequadamente. Contribui inclusive para o surgimento de seborreia. Portando é importante sempre lavar corretamente o cabelo.

Como fica o cabelo com Build Up ?

Como eu sempre falo, é importante entender a necessidade do nosso cabelo para conseguirmos cuidar dele. Portanto o primeiro passo é saber analisar nosso fio. Algumas características do cabelo com Build Up são:

  • cabelo sem brilho, pois os fios ficam opacos.
  • cabelos sem volume e sem vida.
  • cabelos sem movimento, pois fica com o aspecto duro e seco.
  • oleosidade excessiva, que deixa o cabelo com aspecto sujo.
  • Embola com facilidade e quebra.
  • couro cabeludo coçando.

Então, vá para frente do espelho e analise as características dos seus fios. Mas vale lembrar que nem todo cabelo com estas características estão sofrendo com este efeito. Portanto para ter certeza, sempre lave muito bem seu cabelo.

Como evitar o efeito no cabelo ?

A forma de lavar o cabelo – Lave os fios com produtos de qualidade e enxague bem. Nunca deixe resíduos de shampoo e condicionador nos cabelos. Ao lavar o cabelo com shampoo, massageie bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Faça detox capilar – O detox capilar é uma limpeza profunda dos fios. Faça uma vez ao mês. Este tipo de produto garante cabelos revitalizados.

Respeite a necessidade do cabelo – Pois assim fica muito mais fácil cuidar dele. Ao entender do que o cabelo precisa, conseguimos montar uma rotina de cuidados personalizada.

Intercale produtos – Eu amo intercalar o shampoo comum com Co-wash, pois me ajuda a manter a hidratação do couro cabeludo, fora a praticidade, claro. Mas outro benefício é usar produtos liberados e com componentes mais naturais. Pois isso evita um maior acúmulo de produtos químicos nos fios e uma lavagem mais prática.

Usar óleo vegetal – O óleo vegetal pode ajudar a manter o couro cabeludo limpo e saudável. Pois ele é capaz de limpar e recuperar.

Eu indico o óleo de alho, pois ele ajuda a prevenir doenças do couro cabeludo.


Seu cabelo já teve com o efeito build up? Você conhecia este termo? Então aproveite e comente.

Beijos!

  • Top