Como criar uma rotina capilar personalizada

07/01/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

É super importante manter uma rotina capilar. Pois assim você consegue manter seu cabelo sempre bem cuidado e saudável. Mas para ter bons resultados é importante alinhar a rotina e as necessidades do seu cabelo. Então hoje vou te contar como criar uma rotina capilar personalizada. Assim você passa a entender melhor como cuidar dos madeixas em casa.

Vale ressaltar que é bom cuidar do cabelo no salão. Mas nenhum tratamento vai adiantar se você não souber cuidar do seu cabelo em casa.

Como criar uma rotina capilar personalizada

Reconhecendo seu cabelo

Você conhece o seu cabelo? A partir do momento que você conhece verdadeiramente como é seu cabelo, você passa a amar e a respeitar ainda mais as características únicas dele e a cuidar melhor. Cada cabelo é único e lindo.

Além da textura capilar é preciso se atentar a outras características como: Espessura, elasticidade, porosidade.

Como criar uma rotina capilar personalizada

  • Textura Capilar: Podemos classificar a textura capilar em liso: Ondulado (2 a,b,c) cacheados(3 a, b, c) e crespos( 4 a, b,c). Cada textura possui técnicas e produtos diferentes. Os cabelos acima de 2a, por exemplo, possuem muitas técnicas de finalização. Então vale experimentar e escolher a melhor para o seu cabelo.
  • Espessura: A espessura do cabelo pode ser fina, média ou grossa. Os cabelos finos costumam ser mais frágeis e embolam com mais facilidade. Mas os cabelos mais grossos costumam ter mais volume e frizz. Portanto cada característica precisa de um cuidado específico. Cabelos finos precisam de produtos que ajudem a encorpar e valorizar o volume. Mas cabelos mais grossos produtos que ajudem a alinhar mais.
  • Elasticidade: Se refere se o cabelo é capaz de esticar e contrair. Cabelo sem a elasticidade natural acaba ficando quebradiço e sem vida. Portanto é importante fazer uma reposição de massa.
  • Porosidade: É capacidade que o cabelo tem de reter a umidade e os nutrientes. Portanto o cabelo com alta porosidade não tem esta capacidade, deixando os cabelos opacos, ressecados… É necessário reconstrução + acidificação capilar.

Para reconhecer seus fios, toque neles. Então vá para frente do espelho e perceba suas características.

Entendendo a necessidade do seu cabelo

Então agora que você sabe como é o seu cabelo, está na hora de entender a necessidade dele. Pode parecer difícil, mas com o tempo fica mais fácil.

Primeiro você precisa entender que nosso cabelo é composto por proteínas, água, lipídios… Mas ao longo do tempo vão se perdendo. (Agentes externos, químicas…). Portanto é importantíssimo a reposição, para ter fios saudáveis.

  • Geralmente o cabelo que precisa de hidratação (água) está mais seco e com aspereza.
  • O cabelo que precisa muito de nutrição, costuma ficar com aspecto mais opaco e muito frizz.
  • O cabelo precisa de reconstrução, os fios se encontram frágeis, quebradiços e mais ralos nas pontas.

SAIBA MAIS: Como saber do que meu cabelo precisa

Para se familiarizar com as necessidades do seu cabelo, você pode começar pelo cronograma capilar. Mas depois ir personalizando.

O cronograma capilar te oferece tudo para te ajudar a manter seu fio saudável. Mas com o tempo é importante personaliza-lo para manter sua rotina em dia.

O cronograma capilar abaixo mostra 3 lavagens de cabelo por semana. O intervalo entre cada é de 48 horas. Mas isto também deve e pode ser adaptado.

Cronograma capilar básico: 

CRONOGRAMA CAPILARSegundaQuarta Sexta 
1º semana hidrataçãohidrataçãoNutrição
2º semana hidrataçãohidrataçãoNutrição
3º semana hidrataçãohidrataçãoReconstrução
4 º semana hidrataçãohidrataçãoNutrição

Seu cabelo vai responder ao tratamento ao longo dos dias. Então ao observar, você vai conseguir notar o quanto ele mudou e do que ele mais precisa.

Seu Kit de cuidados capilares

Você não precisa começar com muitos produtos. Mas entenda que é necessário testar. Pois assim saberá qual produto é melhor com seu cabelo. Então escolha seus produtos de acordo com as características do seu fio. Pois assim fica mais fácil comprar os produtos certos.

Seu Kit inicial pode conter: Shampoo, condicionador, 3 máscaras para intercalar( hidratação, nutrição, reconstrução), um óleo vegetal e um finalizador. Mas não precisa comprar uma mascara para cada função. Pois você pode comprar apenas uma máscara hidratante e potencializa-la com queratina ou óleo vegetal. Portanto lembre-se de escolher o que fica melhor para você.

O óleo vegetal é indispensável. Pois ele pode ser usado de várias maneiras. Mas é importante escolher óleo 100% puro.

Não é necessário usar produtos da mesma linha. Pois é mais importante prestar atenção nos ativos e suas propriedades.

Como criar sua rotina capilar

O cuidado com os fios tem que ser diário. Mas separe alguns dias na semana para lavar o cabelo. Pode ser 3 ou mais que isso. Pois vai depender da sua realidade. Lisas lavam os cabelos com mais frequência, já as crespas não.

Se necessário marque os dias da lavagem no calendário ou na agenda para não esquecer. Então antes de lavar os fios aplique as dicas acima e escolha as máscaras com ativos que seu cabelo está necessitando no momento.

Separe este tempo pra você. Pois lembre-se que não é só sobre cabelo, é autocuidado e amor.


Manter uma rotina de cuidados com seu cabelo é bom. Pois ele fica bonito e saudável. Agora que você sabe Como criar uma rotina capilar personalizada, quais as dicas vai por em prática?

Mas agora me conta, como é sua rotina capilar?

Precisa de ajuda para montar sua rotina capilar ?

Gostou das dicas? Então aproveite e comente. Me segue no Instagram para dicas diárias.

Beijos!!

  • 07/01/2021

    Ai eu amei! Iniciei minha transição ano passado para começar a conhecer de fato meu cabelo natural. Ainda ando meio perdida, mas bem menos que no inicio ahhaha
    Vou aderir a rotina capilar SUPER e tenho certeza que conseguirei ver resultados ótimos!
    Beijinhos…

    http://www.simonemagnus.blogspot.com

    • Simone
      11/01/2021

      Sim, você consegue, se precisar de ajuda só me contactar

  • Sônia
    08/01/2021

    Olá.
    Preciso de sua ajuda.
    Tenho cabelos crespos fino tipo 3c. E volumosos.
    Preciso de dicas de produtos e um cronograma que abaixe volume e fique igual ao seu.
    Meu cabelo tem essa estrutura do seu cabelo. Porém são armados e não estão igual ao seu.
    Também sofro fator encolhimento. Que faço?

  • 10/01/2021

    É super importante conhecer o seu cabelo, o meu tem curvatura 2B mas tem espessura grossa e sempre dá frizz. Por isso eu gosto de fazer escova no meu cabelo para domar os fios. De vez em quando uso ao natural, mas não é sempre.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog e convido você para participar.

  • Top