Direitos das mulheres e suas conquistas ao longo da história

26/03/2021 | Sobre Educativo

Os direitos das mulheres carregam luta e força. Pois foi preciso muito trabalho ao longo dos anos. Então cada conquista é uma vitória para as próximas gerações. Mas ainda há muito a ser feito.

O direito das mulheres se baseia no princípio da isonomia e dignidade da pessoa humana. Durante muitos anos várias mulheres têm lutado pela igualdade de direitos; Pois querem ter isonomia de liberdades; de direitos civis; sociais; políticos e culturais. Mas no Brasil; a luta pela a igualdade dos direitos começou no século XIX. Tendo como grande reconhecimento dessa luta o direito ao voto e a liberdade.

direitos das mulheres

               As mulheres que estão nas lutas sociais são conhecidas como feministas. Mas é importante ressaltar que o feminismo não é a luta da superioridade da mulher em relação ao homem. Muito pelo contrário, pois a luta do feminismo se refere a um movimento tanto politico; como também social pela a igualdade de gênero. Portanto realça a importância das mulheres na sociedade.

              Entre diversas conquistas que essa luta social nos trouxe; nós podemos destacar: o voto feminino; o trabalho; a licença-maternidade; a educação; o casamento; o divórcio; a criação da pílula anticoncepcional e o combate à violência contra as mulheres, mas também entre outros.

O direito das mulheres visa garantir os direitos fundamentais em condições de igualdade. Estes direitos são protegidos e garantidos pelo Estado, nos termos da Constituição Federal de 1988. Mas também são encontrados em diversas e importantes legislações sobre o direito das mulheres. Entre elas; a Lei Maria da Penha e prevenção à violência doméstica. A OAB e a comissão da mulher advogada; a lei do feminicídio e as legislações internacionais e brasileiras de direitos das mulheres. Mas também entre outas leis de suma importância para garantia dos direitos femininos.

Os direitos das mulheres e suas conquistas

              Diante de tantas vitórias é importante salientar que muitas conquistas para as mulheres; foram resultantes de movimentos sociais que ocorreram ao longo da história. Mas muito embora; as mulheres ainda terão uma jornada para percorrer com a certeza de que o empoderamento feminino cotidiano resultará em grandes mudanças extraordinárias em um futuro desejado. No qual haverá mais igualdade e justiça. Pois é para isso que lutamos.

O que queremos não se baseia em privilégio. Pois são direitos básicos humanos. Todo mundo pode ajudar; então apoie e respeite a luta das mulheres.

Alguns dos direitos das mulheres ainda são desrespeitados. Portanto ter consciência deles nos ajuda a conquistar cada dia uma sociedade mais justa. No entanto sabemos que não é um trabalho fácil. Mas quando as mulheres se unem com um único propósito; as conquistas chegam. Então, este é só o meio do caminho, pois temos muito o que fazer.

Vamos à luta! Vamos juntas!


direitos das mulheres

Sobre a Autora / Karla Roberta

Advogada; Sergipana; amante de uma boa leitura; amo ouvir música nas horas vagas. Mas também amo ajudar as pessoas. E claro; sou charmosa.

Eu sou correspondente do blog. Alguma dúvida sobre direitos da mulher? Então nos envie um e-mail, pois podemos ajudar.

Me encontre nas redes sociais ou deixe um comentário.

Beijos!!

  • 27/03/2021

    Eu não sou feminista e tenho meus motivos, mas eu entendo a luta das mulheres e faço a minha parte para a conquista dos nossos direitos básicos, eu sou a favor de respeito de modo geral.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Simone
      05/04/2021

      Sim, te entendo. Mas não tem como falar de direitos das mulheres sem citar o feminismo.

  • Top