• Diversidade na educação infantil: Como ensinar às crianças

    23/10/2021 | Sobre Educativo

    Eu sou mãe de uma menina de 1 ano e 3 meses. Cada fase é uma nova descoberta e muitos aprendizados. Não sou apenas eu que ensino a Isabella, mas ela também me ensina muito. Principalmente a ser uma pessoa melhor. Como mãe de primeira viagem, me preocupo com tudo. Afinal, quero que ela cresça independente, honesta, feliz… Por isso aqui em casa nós trabalhamos sempre valores importantes como respeito, empatia, amor… Me veio em mente estes dicas como eu poderia atribuir a diversidade na educação infantil. Pois é um tema super importante e devemos ensinar desde sempre às crianças. Então, eu encontrei algo que me ajudou demais, que eu preciso dividir com você. Tenho certeza que irá ajudar outras mães.

    Diversidade na educação infantil: Como ensinar às crianças

    Como falar sobre diversidade na educação infantil ?

    Bom, a primeira coisa sem dúvidas, é ser bom exemplo para criança. Sempre conversar e explicar situações de uma maneira simplificada, mas direta. Mostrando que ser diferente é normal. Afinal, não importa a cor da pele, etnia, traços físicos… Todos, sem exceção, merecem respeito. As crianças sempre estão nos observando e vão repetir tudo o que fazemos. Então mais do que só falar o que é certo ou errado, nossas ações contam muito.

    A diversidade na educação infantil é um tema trabalhado nas escolas, mas o ensino fica ainda mais completo quando a família apoia e ajuda neste desenvolvimento. Porque quando a criança está inserida em um ambiente onde ela é protegida, escutada e respeitada, ela tende a se tornar um adulto que respeita estes valores.

    No dia das crianças a Isabella ganhou um livro. Eu amo ler e este é um hábito maravilhoso, porque ajuda demais as crianças desde o desenvolvimento até o resto da vida. Mas não é um livro com uma simples historinha infantil. Porque ele trás o tema da diversidade. Eu achei fantástico, pois ele consegue trazer leveza, para um tema que é denso. Então fica de fácil entendimento para as crianças menores.

    O livro se chama Raposinho e seus amigos. O raposinho é um menininho que ama usar roupas com desenhos de raposas. Certo dia a professora falou sobre diversidade com a turma dele na sala de aula e daí parte a história. É a percepção de uma criança sobre a diversidade. De uma maneira fofa e apaixonante, é uma ótima opção para inserir o tema diversidade na educação infantil.

    A leitura melhora o aprendizado

    Diversidade na educação infantil: Como ensinar às crianças

    O livro é curtinho e da para trabalhar de várias maneiras com diferentes faixas de idade. A minha filha por exemplo, eu vou lendo e mostrando as figuras, pois a percepção dela ainda é mais visual. Já para crianças maiores, com 5 anos. É interessante ler a história e perguntar para ela o que ela entendeu sobre o personagem, os amiguinhos do personagem…

    Eu como mãe e uma eterna apaixonada pela leitura, indico este livro para você que é mãe, professora, tia, madrinha, avó… Este é um ótimo presente para as crianças. Porque você está ajudando na formação dos valores e do caráter delas.

    Este livro foi escrito pela carioca Aline Rosa, mãe de um casal de gêmeos. O objetivo é mostrar a neuro diversidade de forma simples. Este livro é para mães e responsáveis que querem ensinar sobre diversidade aos pequenos, mas também para as mães e responsáveis que se sentem representados pelo tema.

    O livro o Raposinho e seus amigos é apenas R$ 9,90 + frete, no site. Mas eu consegui um cupom de desconto para você>simone5<

    COMPRE AQUI O LIVRO RAPOSINHO

    Este é um livro independente, ao comprá-lo além de você ajudar na formação de uma criança, você contribui com sua expansão e ajuda com que mais crianças possam ter acesso.


    E aí, gostou da dica? Você já falou sobre diversidade com suas crianças? Tenho certeza que elas irão amar conhecer o Raposinho e seus amigos. Conta para gente aqui nos comentários.

    Beijos!!



  • Top