MODA CONSCIENTE – RECICLANDO O GUARDA ROUPA

Date
abr, 25, 2017

Oi! Hoje eu quero falar de um assunto muito legal, MODA CONSCIENTE. A algum tempo venho me questionando, sobre meu consumo de roupas e acessórios. Para falar a verdade, a falta de grana para comprar roupas novas me fez enxergar possibilidades  dentro do meu guarda-roupa. Eu passei a olhar minhas roupas de uma maneira diferente, olhava e pensava quais outras maneiras aquela peça poderia me servir. Pois foi aí que eu comecei a ter ideias para as roupas que eu não gostava ou não usava mais. Um momento difícil da minha vida, foi o estopim para eu perceber que eu tinha tudo o que precisava a minha frente, se eu quisesse algo novo, eu poderia transformar.

Publicidade - OTZAds

Mas o que é moda Consciente ? 

Resumidamente, engloba termos sociais, ambientais e de qualidade. A informação é a base, é preciso reconhecer e entender de onde vem uma peça de roupa, como ela é fabricada e o impacto que isso causa no nosso planeta, na vida das pessoas.

Depois disso cabe a cada um de nós, escolher a nossa forma de consumo, consciente, sustentável  e ético. Consciência – procedências, impactos, duração. Sustentável – métodos menos poluentes na fabricação, eco fashion. Ético – Direitos humanos, cruelty-free, métodos de trabalhos justos.

 E por falar em moda Consciente, nesse tempo em que eu fiquei me indagando sobre o assunto, eu conheci alguns movimentos maravilhosos. Movimentos de conscientização de consumo, desapego. Uma nova forma de ver a MODA. Deixando-a mais justa e livre.

Publicidade - OTZAds

Roupa Livre

Esse é o primeiro projeto que eu conheci nas redes sociais. Ele aborda exatamente o que eu já estava pensando em fazer. Criar alternativas para o que eu já “achava” que não tinha utilidade para mim.

“Criamos alternativas à forma descartável de consumir roupas.”

É basicamente, um movimento que te inspira sobre o consumo consciente e ao mesmo tempo conscientiza sobre os impactos causados sobre a indústria da moda. Você pode transformar o que tem em casa, ou até mesmo fazer parte da rede de trocas através do app deles.

O Roupa Livre conecta iniciativas e pessoas que buscam uma relação mais consciente, carinhosa e cuidadosa com o que vestem.

Já existem roupas prontas pra várias gerações nesse mundo. Pra fazer uma calça jeans, a gente gasta dez mil litros de água. Diariamente toneladas de sobras de tecidos são jogadas fora. E muitas pessoas são exploradas no processo de produção desenfreada de roupas.” – via roupa Livre

A galera realiza eventos, mas se você não poder participar eles possuem um Ebook cheio de dica legal, para você se relacionar melhor com suas roupas e com o mundo. O mais legal é que você paga quanto puder e pode conferir uma amostra.

Publicidade - OTZAds

“A gente não precisa de roupas novas. A gente precisa de um novo olhar.”

Projeto Gaveta

Inicialmente, o propósito fundamental do Gaveta era difundir o conceito de clothing swap no Brasil, criando uma rede onde os participantes pudessem trocar, entre si, roupas que não usam mais. 

 Com o passar do tempo, percebemos a necessidade de um espaço maior para incentivar uma moda mais humana, real e sustentável, decidimos ampliar a ideia: o que era apenas um projeto tornou-se, então, um movimento.” – via projeto gaveta

O projeto Gaveta uni pessoas com propósitos iguais. Pessoas que querem desapegar e ao mesmo tempo buscando novas peças que as transmitam originalidade e dentro do estilo de cada um.  Todas as peças que não são trocadas entre os participantes do evento, são doadas para instituições de caridades.

E tem mais, O GAVETA NA RUA surgiu em parceria com a SP Invisível e The Street Store, onde pessoas carentes não apenas recebem as roupas, mas também podem escolher as que mais gostarem, respeitando assim seu estilo próprio.

Vocês tem noção do que essa galera faz ? Levou alegria e dignidade para pessoas que muitas vezes são esquecidas e negadas pela sociedade.

A próxima edição deles é dia 29 de Abril, durante a semana da Fashion Revolution Week.

moda consciente

 Fashion Revolution

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.” – via fashion revolution

Está acontecendo a Fashion Revolution Week, com pessoas engajadas a fazer uma moda consciente. Levantando a bandeira da importância de se trabalhar com a moda de uma maneira ética, apresentando soluções sustentáveis e realistas. Nos convidando  a fazermos a pergunta  #quemfezminhasroupas ?

moda consciente

Eu não estou aqui falando que vou parar de comprar roupas. Simplesmente percebi que não é só eu e a roupa que estou comprando, tem mais coisas por trás. O impacto ambiental, trabalho em condições de escravidão… Eu quero fazer diferente. Vou começar aos poucos, reciclando o que tenho, ou trocando.  Se eu tiver que comprar alguma coisa, será porque eu estou realmente precisando. E com tanta informação destes movimentos, eu vou saber consumir consciente. Ou seja, vou analisar aspectos que antes passavam despercebidos por mim.

O que tenho feito ?

Já coloquei a mão na massa e arrumei uma blusinha que a muito tempo estava parada no guarda-roupa. Tenho tido ideias muito legais. Sempre que eu renovar uma roupa vou mostrar o DIY aqui no blog.

moda consciente

Usei apenas um cinto e a blusa está nova. Posso usa-la ainda por um bom tempo. Uma das melhores coisas da moda consciente é que acabamos economizando. É um ciclo saudável. Nosso bolso agradece e o planeta também.

E aí, você tem praticado a moda consciente ?

Recicle e use nossa hashtag #charmodaconsciente

Beijos!!!

Créditos aos respectivos movimentos

Publicidade - OTZAds

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

36 Comentários

  1. Responder

    Kalyne Ferreira de Sousa

    25/04/2017

    Gente que interessante amei o post, e o modelo da blusa.
    Moda consciente e uma evolução na sociedade.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah

  2. Responder

    julia

    25/04/2017

    adorei o post
    beijos!

    http://www.julialisblog.com/

  3. Responder

    Gih

    25/04/2017

    Que ótimo texto!
    Tem muitas pessoas que não se preocupam com isso.
    Arrasou nas dicas e informações.
    kisses

  4. Responder

    Pathy Guarnieri

    25/04/2017

    Que projeto sensacional! Achei ótimo! Adorei o up que deu na sua blusinha, ficou linda! <3
    Quisera eu saber customizar as minhas roupas kkkkkkkkkkk.

    Beijo!

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      É fácil, comece pelo básico como eu.

  5. Responder

    Janaína Santos

    25/04/2017

    Que bacana esse projeto, adorei a sua blusa ficou linda.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

  6. Responder

    Jade

    25/04/2017

    Eu acho incrível esses movimentos que fazem com que a gente reaproveite mais o que temos no guarda-roupa, né?
    Eu sou muito de fazer isso com calças, blusas já é mais difícil.

    Beijos!

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Sim *.* eu amei conhecer.

  7. Responder

    Taay

    25/04/2017

    Que ideia incrível. Achei ótima essa proposta, mas confesso que sou bem preguiçosa pra isso e me falta tempo para praticar a moda consciente. kkkk Mas a ideia é ótima e a blusa ficou linda.
    bjuxx
    http://www.taayvargas.com

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Não é apenas fazendo a reciclagem que se aplica uma moda mais consciente. O importante são nossas atitudes frente a essa realidade. Precisamos nos preocupar mais, mas cada um faz o que está a seu alcance.

  8. Responder

    CRISTIANA NOBREGA

    25/04/2017

    Tenho ouvido falar muito sobre isso e adoro. Acredito que podemos reformar as nossas roupas e não gastar tanto com isso. Adorei o post, beijos!
    http://www.achatadebatom.blogspot.com

  9. Responder

    Wanessa

    25/04/2017

    Como eu precisei renovar meu guarda roupa todo, acabei comprando aquilo que duraria para anos e não por meses. Mas é algo que precisa ser trabalhado todos os dias, pq ás vzs compramos algo superficial sem realmente precisar…
    Gostei do post!
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Isso mesmo Wanessa, é aos poucos. Tenho refletido e consequentemente aprendendo bastante sobre o assunto.

  10. Responder

    Dai Castro

    25/04/2017

    Nossa que inicia maravilhosa desses projetos, o consumo consciente precisa chegar com força também na moda, as vezes um pequeno ajuste e transformação e a peça cai como nova!
    Gostei bastante da sua ideia de usar o cinto na blusinha, sempre que fizer essas mudanças registra pra gente ver, para termos mais ideias!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Vou registrar sim, Dai. Já tenho outras ideias aqui. <3 Beijos

  11. Responder

    Lorraine Faria

    25/04/2017

    fiquei sabendo essa semana do fashion revolution week pela Jojô do UASZ e adorei a iniciativa! E seu faça você mesmo ficou ótimo 😀

    beeeijo

  12. Responder

    Kaila Garcia

    25/04/2017

    Que amor, sua blusa ficou tão, mais tão linda! Mostre sempre seus diy! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Pode deixar *.*

  13. Responder

    Paty Domingues

    25/04/2017

    Que iniciativa bacana, conhecia nenhum! A blusa ficou linda, outra peça

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

  14. Responder

    Thalita

    25/04/2017

    Nossa que legal, amei *U*

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

  15. Responder

    Nequeren Reis

    26/04/2017

    Amei ficou linda estou precisando de fazer isso, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

  16. Responder

    Mari Dahrug

    26/04/2017

    Que legal, não conhecia os projetos e achei super legais as iniciativas! Eu adoro renovar peças. Quando não consigo mais, passo pra frente mesmo.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

  17. Responder

    Camila Tuan

    26/04/2017

    Achei super massa seu post. Gostei de conhecer os projetos.
    Estou gostando da moda consciente, pois antes eu era muito consumista e queria comprar várias roupas. Se eu te falar que parei de comprar, é mentira, mas diminui bastante.
    Sábado mesmo fiz umas sobreposições e dei uma mudada na cara das blusinhas que usei.

    Beijos

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Fico feliz Camila, só da gente já pensar e tomar uma atitude mais saudável é ótimo. Eu amo fazer sobreposições.

  18. Responder

    Adriana Leandro

    26/04/2017

    Realmente é preciso uma conscientização sobre o consumo dos produtos da moda. É uma industria que polui demais o planeta e isso acaba nos afetando. Depois que aprendi sobre isso, parei de comprar coisas desnecessárias.
    Bjus!

    galerafashion.com

  19. Responder

    Gabriele Rafaela

    26/04/2017

    Que projeto maravilhoso, não conhecia .
    Ótimo DIY, ficou um charme a blusinha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

  20. Responder

    Lilian Moraes

    26/04/2017

    Que legal, já tinha ouvido falar, mas não sabia como funcionava.
    Achei bem legal sua blusinha!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  21. Responder

    Simone

    26/04/2017

    Que bacana Simone, já tinha ouvido falar mas sabia muito superficialmente. Adorei teu post. E que bacana que tem feitos muitos DIY essa sua blusinha ficou linda, lembre-se sempre de compartilhar com a gente.

    Respondendo sua pergunta no meu blog sobre a caixa por assinatura, sim ! Você pode assinar apenas um mês. Não tem fidelidade. Manda um email e faça o teste certeza que vai amar: atendimento@storecherry.com.br Aguardo teu contato

    Beijos querida

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    • Responder

      Simone

      26/04/2017

      Vou compartilhar 🙂 Obrigada

  22. Responder

    Tay Ribeiro

    26/04/2017

    Amo essa ideia de reaproveitar roupa, eu me seguro ao máximo para comprar algo novo dai sempre fico inventando um jeito diferente de vestir o que eu já tenho
    Beijos

  23. Responder

    Monise Camargo

    26/04/2017

    Que legal seu post Simone. acho muito importante.
    Hoje em dia ha um consumismo desenfreado, preocupante.
    Bem legal o projeto, gostei de saber.
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

  24. Responder

    Lívia Madeira

    26/04/2017

    adorei ver sua cutomização, tbm to tentando cada vez comprar menos coisas, usar td que eu tenho até o fim e ir repaginando minhas peças

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  25. Responder

    Vanessa

    26/04/2017

    Estou começando a ouvir bastante sobre esse tipo de moda <3 mas sua matéria ficou bem completa! Amei!

    Beijinhos,
    ♥ AmigaDelicada.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥