Outubro rosa: Conscientizar e prevenir o câncer de mama

Date
out, 15, 2019
Outubro Rosa

Estamos em Outubro, mês que é reconhecido mundialmente como Outubro Rosa. Tempo de conscientização e prevenção ao câncer de mama, pois nos lembra a importância do autocuidado. Mas é claro que devemos nos lembrar de nos cuidar durante o ano todo, porém é em Outubro que esta ação se intensifica mais, já que o câncer de mama é o segundo tipo, que mais acomete brasileiras, segundo o Inca.

Publicidade - OTZAds
Outubro Rosa
Foto by Amaro

Outubro rosa

O movimento Outubro Rosa se originou nos Estados Unidos, pois vários Estados faziam ações separadamente, até que Outubro se tornou o mês oficial, através da aprovação do Congresso Americano.

Este movimento de conscientização é simbolizado por um laço rosa, por isso o nome é Outubro Rosa. O laço foi lançado pela Fundação Susan G. Komem for the Cure em 1990.

O INCA participa desde 2010, promovendo debates, apresentações, produzindo materiais para espalhar informações de cunho informativo e educativo.

O movimento tem como objetivo, conscientizar a todos, mulheres, homens, empresas e entidades sobre a situação atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Publicidade - OTZAds

Quando identificado precocemente, o câncer de mama tem mais chances de cura. Por isso é muito importante conhecermos nosso próprio corpo.


O Autoexame é simples, veja:

Outubro rosa AMARO
  • De frente para o espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.
  • Então levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície dos seios.
  • Com movimentos circulares, aperte levemente a região das mamas com a ponta dos dedos.
  • No banho, repita os passos acima, deslizando os dedos das mamas até as axilas.

O câncer de mama é causado pelo aumento desordenado das células da mama, portanto é este processo anormal que forma o tumor. Mas existem vários tipos de câncer de mama, então é uma doença que pode evoluir de várias formas diferentes. Por isso precisamos ficar em alerta sempre.

Câncer de mama: Como é e como surge?

O câncer de mama possui várias causas, entre eles estão, fatores ambientais, hormonal, genético, etc.

Como prevenir?

De acordo com o Inca é importante: fazer atividades físicas, manter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas, evitar terapias de reposição hormonal, etc.

Publicidade - OTZAds

Sinais de alerta:

Nódulos, pele avermelhada ou retraída, alterações no bico do peito, nódulos nas axilas ou pescoço, líquido anormal nos mamilos.

Faça o autoexame e se consulte regularmente. Sentiu algum sintoma ou alguma mudança que não sabe explicar? Procure um médico imediatamente.


Eu sei que nestes momentos ficamos aflitas, estressadas e preocupadas a espera dos resultados dos exames clínicos, mas minha dica é converse com outra mulher. Porém o ideal é que você desabafe com seu médico, porque ele vai te dizer tudo o que você precisa saber e vai te tranquilizar ao fazer os exames. Mas não tenha vergonha em ter ajuda de outras mulheres. Pois precisamos nos unir ainda mais em prol do bem estar de todas. Para quem quiser conversar, pode entrar em contato comigo.

Neste período do ano muitos monumentos ganham tons de rosa, pois serve como um alerta, de uma maneira bem feminina, da importância de continuarmos lutando contra este mal que mata milhares de mulheres todo ano.

Vamos começar a nos amar cada vez mais, espalhe laços, incentive outras mulheres a se cuidarem também. Pois é através de nossos elos que podemos ajudar milhares de mulheres em todo mundo.

Para se informar mais acesse o site do INCA ou site da Saúde do Governo.

Toda equipe do blog charme-se valoriza esta ideia. Então não se esqueça do autoexame e vá regularmente no ginecologista.

Beijos!!

Publicidade - OTZAds

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

8 Comentários

  1. Responder

    Váh

    15/10/2019

    Post importante e bem elaborado!!
    Temos que os cuidar ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  2. Responder

    Ava

    15/10/2019

    Oi simone.
    Infelizmente esse é um daqueles tipos de câncer que não escolhe mais um grupo específico. Sempre há os grupos de risco, mas cada vez mais mulheres jovens estão sendo diagnosticadas, o que é muito preocupante. E como você disse, se amar perceber os sinais do próprio corpo é indispensável.
    ótima postagem.
    Abraços,
    Ava

  3. Responder

    Kaila Garcia

    15/10/2019

    Uau, que post, Simone. Parabéns por compartilhar tão profundamente sobre essa causa tão importante! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    • Responder

      Simone

      16/10/2019

      Temos que fazer nossa parte

  4. Responder

    Gabi Ramalho

    16/10/2019

    Segundo post que eu leio sobre o outubro rosa hoje e fico feliz que esse assunto esteja ganhando cada vez mais visibilidade. Mas aí entramos um pouco na nossa bolha, né, porque ao passo que as pessoas com as quais convivo direta ou indiretamente, estão super antenadas quanto a isso, mas fora desse círculo eu sei que o número de mamografias caiu muito :/ negócio é continuar passando conhecimento adiante.

    um beijo,
    gabi ramalho

    • Responder

      Simone

      16/10/2019

      Por isso é tão importante momentos como este, de conscientização

  5. Responder

    Wanessa de Almeida

    16/10/2019

    É um momento que devemos nos cuidar em dobro. Sempre bom reforçar a campanha!
    bjs http://www.diadebrilho.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥