Queda de cabelo: Por que o cabelo cai e como tratar

13/08/2019 | Sobre Cabelo Cacheado

Uma das perguntas que mais recebo no minuto da Charmosa, é sem dúvidas sobre a queda de cabelo. Porque isso meche diretamente na nossa vaidade e nossa auto-estima. Afinal, ter um cabelo bonito e saudável é o que queremos, não é mesmo? Mas a queda de cabelo pode estar ligada a vários fatores, e para tratar este problema. Precisamos ficar muito atentas ao que nosso corpo diz e também a nossa rotina.

Queda de cabelo: Por que o cabelo cai e como tratar

Primeiro vamos entender a fase de crescimento do nosso cabelo:

  • Anágena: Pelo em crescimento.
  • Catágena: O pelo já cresceu e está ligado pelo folículo capilar.
  • Telógena: O pelo enfraquece e cai, pois é pressionado pelo fio novo (anágeno)

Entenda um pouco mais sobre estas fases no Portal Educação.


Queda de cabelo

Vale lembrar que a queda capilar é bem diferente de quebra capilar. Inclusive já falei sobre isso no post onde explico porque o cabelo quebra.

Mas, além disso, é importante saber que nosso cabelo passa por uma renovação. Ou seja, existe uma queda que é considerada natural. Especialistas afirmam que caem cerca de 100 fios do nosso cabelo todos os dias. Então neste caso, não se preocupe, porque também está havendo o  crescimento dos fios.

No entanto, precisamos nos preocupar quando a queda do cabelo ultrapassa essa quantidade de fios caindo. Ou seja, se seu cabelo está caindo mais que o normal.

Então, se você perceber qualquer alteração que não é normal, o ideal é procurar um médico. Sim, é bem óbvio, mas também o certo. Porque seja qual for a deficiência dos seus fios, provavelmente poderá ser interna, do seu próprio organismo.

Então só um especialista saberá te dizer com clareza qual o motivo da queda. Portanto é de suma importância que você procure um médico o quanto antes. Caso contrário a queda pode se agravar e falhas no couro cabeludo podem ocorrer.

Por que  meu cabelo está caindo ?

A queda capilar feminina é chamada de alopecia. Se o seu cabelo está caindo mais que o normal, como já mencionado, pode ser vários fatores. Então, segue abaixo uma relação dos fatores mais comuns:

– Genética

– Procedimentos químicos em excesso: Alisou o cabelo, fez relaxamento, pintou os fios ou fez mais de uma química no mesmo dia? Seja qual for o procedimento químico, ele interfere na estrutura capilar.

Então quando não há os cuidados adequados de recuperação desta estrutura, pode deixar os cabelos fragilizados e ter várias consequências como queda de cabelo, muitas vezes até corte químico.

– Falta de vitaminas: Quando nosso organismo sente deficiência em alguma coisa, nosso corpo responde a isso. Portanto a queda capilar pode ser até mesmo um alerta para a falta de vitaminas no seu organismo.

– Anemia: A deficiência do ferro no nosso organismo também pode causar queda capilar. Pois o déficit de oxigênio interfere diretamente na saúde dos fios, devido a queda da hemoglobina.

– Stress:  

– Vícios: Manter vícios faz mal para o organismo como um todo. Cigarros, bebidas podem prejudicar e muito a saúde do seu cabelo. Portanto evite este mal.

–  Infecções, inflamações

– Gravidez /Pós parto

– Distúrbio hormonal

– Fazer dieta sem acompanhamento médico

Estas são somente algumas das causas da queda de cabelo.

Como Tratar a queda de cabelo ?

Antes de começar o tratamento é importante já saber a causa. Pois assim você terá resultados significativos e não terá perigo de piorar o problema. Portanto nada de ir no Sr. Google e usar todas as receitas caseiras que conseguir.

Se  a causa for procedimentos químicos de má qualidade ou falta de cuidados pós procedimentos químicos, minhas dicas de como recuperar o cabelo, podem te ajudar. Mas não substitui a ida ao médico.

Não deixe de ir ao médico tricologista . Pois ele fará várias perguntas sobre sua rotina, irá pedir alguns exames e receitar os remédios indicados para você.

Muitas pessoas tendem a pensar que qualquer queda de cabelo é stress. Mas não se engane. Porque cada caso é um caso.

Mantenha uma boa alimentação: Cuidar da alimentação ajuda muito na saúde, principalmente dos fios. Por isso Invista em alimentos importantes para o crescimento do cabelo: Como lentilhas, cenoura, castanha, centeio… Pois possuem proteínas, selênio… Não esqueça do consumo de água.

Cuide sempre muito bem dos seus cabelos, mantenha eles limpos, com a hidratação em dia. Demorar muito para lavar os fios pode comprometer a saúde do couro cabeludo.

Nunca durma com o cabelo molhado, ou o prenda muito forte. pois isso pode acarretar na proliferação de fungos, caspa… E falando em caspa, ela também pode acarretar em queda, portanto se este for seu caso, invista em produtos anticaspa, ou seja, específicos.

Prefira usar shampoos mais suaves e produtos químicos.

E as receitinhas caseiras?

Para quem ama uma receita caseira, prefira tratamentos 100% naturais, como a babosa que ajuda a regenerar e nutrir os cabelos.

  • Use puro no couro cabeludo massageando suavemente e depois enxágue bem.

Outro produto natural é a argila, pois ajuda a eliminar as impurezas do couro cabeludo, a oleosidade. Oferece ação renovadora e anticéptica, mas é preciso ter cautela com o uso.

  • Misture um pouco de argila com água, aplique no couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos e depois enxágue.

Faça umectações com óleos vegetais que ajudam a combater a queda como óleo de alecrim e óleo de rícino. Os óleos podem ser usados separados, ou uma misturinha de 50% alecrim e 50% rícino. Mas sempre use óleos 100% puro.

  • Massageie bem o couro cabeludo e deixe no mínimo 2 horas nos fios. Depois retire com o método UCPE.

Gostou das dicas caseiras? Reitero que ajudam, mas não substituem a ida ao médico, Ok?! Priorize sempre sua saúde. Ir ao médico regularmente é IMPORTANTE. ♥


Aqui no blog Charme-se você tem as dicas essenciais que precisa para manter seus cabelos sempre lindos e saudáveis.

Gostou das dicas? Já teve este problema? Então, agora aproveita e me conta tudo aqui nos comentários.

Beijos!

  • 13/08/2019

    mt bacana esse post cheio de dicas, meu cabelo anda caindo muito, mas acho que é puro stress

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Simone
      15/08/2019

      Oi Lívia, se cuida ♥

  • 13/08/2019

    Gostei muito desse post, acho que é muito útil e um assunto que todos deveriam saber. Há um tempinho fui na dermatologista por causa de queda no cabelo e ela mudou os produtos que eu usava, passou manipulado e descobrimos através de exames de sangue que eu sou alérgica a componentes que vem em alguns produtos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      15/08/2019

      Oi Vanessa que bom que gostou, você fez o certo. Beijos

  • Amanda
    13/08/2019

    Ótimas dicas, post interessante!

    http://www.estiilocarol.com

  • 13/08/2019

    Adorei demais suas dicas, super importantes!! Meu cabelo cai muito quando vai desembaraçar kkk
    Muitos beijos 😀
    http://www.ummimoso.com/

    • Simone
      15/08/2019

      Quando vai desembaraçar é algo bem normal, na maioria das vezes. Porque seu cabelo é cacheado e acredito que você não lave todo dia, certo? Portanto ao lavar e desembaraçar vai sair todos os fiozinhos que desprenderam do seu cabelo nos dias anteriores.

  • Esse post foi feito pra mim porque hoje mesmo estava me perguntando o motivo do meu cabelo estar caindo tanto quanto vêm ocorrendo. Tava pensando que andava muito estressada mas realmente, podem haver muitos outros fatores por trás disso. Nem sabia que tinha médico pra isso, tricologista rs

    Abraço,
    “Parágrafo Cult”

    • Simone
      15/08/2019

      Oi Lari, que bom que pude ajudar ♥

  • 14/08/2019

    Esse post caiu perfeitamente bem para mim. Meus cabelos bem caindo demais por conta da minha dieta ter mudado, mas estou usando uma linha que vem ajudando bastante. Amei o post.
    Beijos, ❤️
    http://www.lewestinblog.com

    • Simone
      15/08/2019

      Oi Letícia, que bom que gostou, fico feliz em ajuda.

  • Silvana Almeida Souza
    14/08/2019

    Simone que dicas incríveis meus cabelos caem mas nada tão fora do normal sabe, acabo não dando muita atenção mas ficarei de olho agora!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    • Simone
      15/08/2019

      Oi, existe uma queda que é bem normal, mas sempre mantenha os cuidados com seus fios.

  • Style Days
    14/08/2019

    Adorei as dicas, quando era mais nova sofria muito com isso!
    http://www.styledays.pt

    • Simone
      15/08/2019

      Que bom que gostou, beijos ♥

  • Top