Tudo sobre Low Poo: O que é, como começar e o que usar

18/11/2019 | Sobre BELEZA, Cabelo Cacheado

Os produtos liberados tem ganhado cada vez mais as prateleiras e os corações das cacheadas. Estes produtos são muito usados por quem é adepta do Low poo e No poo. Mas independentemente do tipo de cabelo, todas as mulheres podem aderir estas técnicas que ficaram famosas pelos seus benefícios. Então hoje vou te contar tudo sobre Low Poo. Um guia fácil e direto para você.

O método Low poo foi uma criação da inglesa Lorraine Massey, divulgado em seu livro “Método da garota cacheada”.

Tudo sobre Low Poo O que é, como começar e o que usar

O que é Low Poo?

Traduzindo Low significa pouco e poo significa shampoo. Logo esta técnica visa a utilização de pouco shampoo para garantir fios hidratados e livres de ressecamentos. Então no low poo usaremos um shampoo com agente limpante leve.

O sulfato é um agente que faz com que haja uma limpeza profunda nos fios. Portanto ao utilizar sempre, ele vai retirar a oleosidade natural dos cabelos, deixando-os opacos e ressecados.

Os cabelos cacheados são naturalmente secos devido sua curvatura, portanto nesta técnica sugerimos que seja usados produtos mais naturais, livres de agentes agressivos.

No shampoo para low poo é usado outros tipos de componentes limpantes, capazes de deixar suas madeiras limpinhas, porém com ação mais suave. Consequentemente alguns shampoos sem sulfato costumam fazer menos espuma, mas isto é normal e não influencia na limpeza.

Alguns dos benefícios de aderir ao low poo são: Mais hidratação ao cabelo, maior maciez, brilho, diminui a quebra…

Embora seja um método pensado na necessidade das cacheadas, se você tem cabelo liso ou ondulado, pode ficar a vontade para aderir. Mas procure por produtos indicados para o seu tipo de fio.

O que não usar?

Além dos sulfatos, precisamos prestar atenção em alguns outros componentes como derivados do petróleo e parabenos.

Os derivados do petróleo são componentes que formam uma camada sobre os fios, que com o tempo pode se acumular e impedir que tratamentos penetrem nos cabelos. Portanto estes derivados não são permitidos na técnica Low Poo, já que o shampoo sem sulfato não pode retirar todo petrolato.


Os parabenos são conservantes que servem para evitar a proliferação de microrganismos e assim garantir que os produtos tenham uma duração maior. Como mencionei no post sobre produtos liberados, os parabenos não são proibidos, porém muitas adeptas da técnica não usam.

Os parabenos são encontrados em muitos produtos além dos capilares, como produtos de cuidados com a pele… Mesmo sendo liberado no Brasil, existe uma grande discussão a respeito disso. Mas já é possível encontrar produtos com conservantes naturais.

Listinha de componentes proibidos (salve a listinha para consultar).

Tudo sobre Low Poo: O que é, como começar e o que usar
Tudo sobre Low Poo: O que é, como começar e o que usar

Lista de proibidos via fonte: Ecycle

O uso de silicones solúveis e não solúveis em água é liberado para Low Poo, mas caso você sinta que seu cabelo está pesando devido ao acúmulo destes componentes, pode evitar o uso dos produtos com silicones ou usar um shampoo com sulfato de vez enquanto.

Como começar a fazer Low poo ?

Primeiramente é ideal que você tenha produtos liberados para Low Poo. Preste atenção nos rótulos, pois assim terá certeza se escolheu ou já tem o produto certo para começar a técnica. (As fórmulas/compsições dos produtos podem mudar, portanto sempre fique de olho).

Veja o post onde eu ensino a entender os rótulos dos produtos: Como escolher a máscara capilar.

Antes de usar seus produtos liberados faça uma higienização profunda nos fios, pois assim você terá certeza que seu cabelo estará livre de qualquer resíduo. Para esta etapa use um shampoo com sulfato, mas que não contenha agentes insolúveis em água, como petrolátum e parafina.

Além de lavar suas madeixas, aproveite para higienizar todos os seus acessórios. Esta etapa deve ser feita normalmente toda semana. Mas aproveita este momento para limpar completamente e eliminar qualquer resíduo de produtos que não são liberados.

Depois de lavar o cabelo e fazer esta higienização já pode usar seus produtos liberados para Low poo.

Começou a fazer Low poo e sentiu seu cabelo fragilizado e sem vida? Isso é normal, porque você deixou de usar petrolatos que mascaravam o real estado do seu cabelo. Mas se você continuar com a técnica, aos poucos seu cabelo vai adaptando e se recuperando.

Receita Caseira Low Poo:

1 banana + 1 colher de mal: Misture os ingredientes, deixe agir no cabelo limpo durante 15 minutos. Depois retire e aplique um condicionador Low poo. Ajuda a deixar os fios macios e com brilho.

Quais produtos usar?

O Co-wash é uma lavagem com condicionador, porém mais usada no No poo. Mas quem faz Low poo também pode usar, no entanto não se deve esquecer de fazer uso do shampoo sem sulfato também. Para saber mais sobre Co-wash e que produtos usar veja o meu post sobre o assunto: Tudo sobre Co-Wah.

Em maioria os produtos liberados são bem acessíveis, mas nem sempre fáceis de achar aí perto da sua casa. Então listei os melhores baixo para você poder comprar online. Clique sobre os produtos!

Shampoo

Condicionador

Máscara

Finalizador


Estes são apenas alguns produtos liberados, mas já existem muitos no mercado. Conhece outro que eu não mencionei? Me conte nos comentários.

Escolha produtos de qualidade e comece o uso respeitando a necessidade do seu cabelo. Indico muito o cronograma capilar, pois ele possui uma ordem de cuidados que deixa sua rotina capilar mais prática. Não é regra seguir o cromograma, mas nunca se esqueça que é importantíssimo manter os fios hidratados, nutridos e encorpados.

Low poo é uma de muitas técnicas para cuidar dos fios, você pode optar por fazer ou não, mas o importante é que esteja sempre cuidando dos seus cabelos. Vale ressaltar que o resultado pode mudar de cabelo para cabelo, dar certo para algumas pessoas e não dar para outras. Então ao começar qualquer método novo veja a reação do seu cabelo, se perceber alguma alergia vá ao médico( recomendamos que vá ao médico regularmente).

Gostou das dicas? Então deixe um comentário.

Beijos!!

  • Top