Como cuidar do couro cabeludo no dia a dia

14/05/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

Tenho sempre pontuado a importância de cuidar do couro cabeludo e não somente do cabelo. Porque os nossos fios são o reflexo da saúde do couro cabeludo. Essa região é afetada também por estresse, poluição, outros fatores externos e também genéticos. Como cuidar do couro cabeludo pode parecer difícil no início, mas além de um ritual importante pode ser muito prazeroso. Além de lavar vamos estar tratando também, consequentemente levando mais saúde aos nossos fios.

Como cuidar do couro cabeludo no dia a dia

Como cuidar do couro cabeludo

Nosso couro cabeludo é a extensão da nosso pele, portanto precisa de cuidados específicos. A saúde desta região pode ser impactada também pela má alimentação ou mal cuidado.

Se atente aos sinais

Nosso corpo fala, e muito viu?! Graças a Deus. Couro cabeludo ressecado, irritado, com descamação, é sinal de que algo não anda bem. Quando chega a este nível é importantíssimo buscar tratamento imediatamente. Porque as consequências serão bem ruins para saúde do seu cabelo. Mas para não deixar chegar a este ponto é importante colocar dentro da sua rotina capilar os cuidados com a pele nesta região.

Detox capilar

Nosso cabelo e couro cabeludo acaba acumulando resíduos de produtos, poluição, células mortas, etc. Então um detox capilar vem para fazer uma limpeza profunda, retirando tudo isso, dando mais vitalidade e força para o crescimento dos fios. É possível usar shampoos para esta finalidade ou até mesmo fazer esfoliações com produtos próprios.

Uma técnica natural e maravilhosa é o uso da argila, pois ela serve para desintoxicar o couro cabeludo. Além disso ajuda também a equilibrar o Ph.

A frequência para fazer um detox capilar é 1 vez ao mês.

Proteção é importante

Evite exposição extrema ao sol, mas quando não for possível procure usar algum acessório, como chapéu ou boné. Em contra partida, evite excessos.

Proteja as raízes dos seus fios e a pele das fontes de calor. Posicione-as a uma distância segura. Evite usar o secador com jatos muito quentes.

O friozinho está chegando de mansinho e os banhos quentes aumentam, cuidado com água quente nos fios e no couro cabeludo. Pode parecer uma delícia, mas é vilão.

Como deixar o cabelo mais saudável

Que química é essa?

Para as charmosas que amam fazer químicas no cabelo, se atentem a tudo o que vocês forem fazer, qual produto é… Então para evitar couro cabeludo queimado e descamações sempre faça o teste de mecha, toque na nuca. Aproveite e faça estes procedimentos apenas com profissionais de confiança.

A alimentação faz diferença

Uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais vai ajudar e muito na nossa saúde como um todo, mas também no bom funcionamento dos folículos capilares. É importante se consultar com seu nutricionista.

Higienização regular

Manter os cabelos limpos faz toda a diferença, claro. Então mantenha seu cabelo bem limpo e não esqueça de massagear com suavidade o couro cabeludo na hora do banho. Nunca arranhe esta região com as unhas.

O tipo de produto e frequência de lavagem vai mudar de acordo com a necessidade de cada fio. Cabelos mais oleosos lavam com mais frequência, já os mais secos não precisam.

Use shampoos que tenham uma boa limpeza, mas mantenham a hidratação natural do couro cabeludo. Shampoos nutritivos também são bons. Evite produtos com Ph muito alto. Gosto muito de intercalar as lavagens com produtos sem sulfato.

A umectação é sua melhor amiga, mas lembre-se de sempre usar óleos 100% vegetais e retirar completamente o produto na lavagem.

Se sentir alguma sensibilidade ou irritação nesta região, procure seu dermatologista. Pode ser necessário uso de dermocosméticos ou tratamentos mais específicos.


Viu como é fácil cuidar do couro cabeludo? Pois aplicando estas dicas no dia a dia seu cabelo ficará mais saudável. Gostou?

Beijos!!!

  • Top