• Como usar cartão de crédito a seu favor: 5 dicas infalíveis

    02/10/2021 | Sobre Educativo

    Muita gente pensa que o cartão de crédito é um grande vilão. Mas a verdade é que a função dele é facilitar nossa vida. Porém, para isso precisamos usa-lo da maneira correta evitando dívidas e demais e dores de cabeça que possam surgir. Portanto hoje vou dividir com você 5 dicas infalíveis de como usar cartão de crédito a seu favor.

    Nem sempre fui de controlar meus gastos com o cartão de crédito. Então em 2020, me vi com uma dívida que tirava meu sono. Mas com um novo planejamento e uma mudança de hábito financeiro mais saudável eu consegui me equilibrar e sanar o problema. As dicas a seguir é um passo a passo importante para o cartão de crédito trabalhar para você e evitar surpresas desagradáveis.

    Como usar cartão de crédito a seu favor 5 dicas infalíveis

    Tenha um limite de gastos

    Ter um limite de gastos vai te ajudar a fechar a conta no fim do mês. Então ao solicitar um cartão cuidado, não solicite um limite que possa comprometer mais do que 50% da sua renda.

    Limites altos são tentadores, mas infelizmente uma porta de entrada para possíveis compras sem necessidades e por consequência acúmulo de dívidas. Então sempre avalie de acordo com sua renda um limite proporcional. Pois assim você conseguirá cumprir com as responsabilidades de forma tranquila.

    Dicas infalíveis para usar seu cartão de crédito e evitar dívidas

    Anote tudo

    Pois é Brasil, sabe aquela pessoa que sai gastando e depois não faz ideia com o que?! Eu era assim, infelizmente; e não recomendo. Tenha uma planilha de gastos ou até mesmo um bloquinho. Anote tudo e peça sempre sua via. Quando chegar a fatura do cartão você pode analisar com mais cautela e ver se esta tudo Ok.

    Esta estratégia além de te ajudar a ter mais controle, permite mostrar a origem dos seus gastos; se existem muitos com coisas supérfluas ou não. Assim é possível ver onde se pode economizar e evitar compras desnecessárias.

    Não atrase a fatura

    Uma das piores coisas é atrasar a fatura, ou ainda pior fazer saque. Pois os juros podem ser exorbitantes. Então o melhor é sempre se programar certinho para deixar todos os pagamentos em dia.

    Você já ouviu falar em “melhor dia do cartão de crédito” ? Se refere ao dia em que o cliente tem um maior prazo para pagar. Por exemplo, a fatura fecha em torno de 10 dias antes do vencimento. Então as compras após este dia, conseguem em média 40 dias para serem pagas. Legal né? Uma boa opção para não se apertar no mês quando precisa fazer algumas comprinhas a mais.

    Como usar melhor seu produto financeiro

    Aproveite todos os benefícios

    Os cartões de crédito podem oferecer muitas vantagens. Então nada melhor do que aproveitar tudo o que o seu tem a oferecer. Alguns dos benefícios são, por exemplo cashback, onde uma porcentagem da compra feita com cartão volta para você. E claro as milhas, neste caso toda vez que o cartão for usado você soma pontos.

    Menos é mais

    São muitos cartões diferentes, com benefícios diferentes. Então as vezes pode parecer tentador fazer uma coleção deles, mas caso você não tenha muito controle e planejamento, isto pode não ser uma boa ideia.

    Escolha o melhor cartão

    Mas você deve estar se perguntando, com tantas opções, qual o cartão de crédito ideal para você. Antes de escolher é necessário analisar vários fatores para ter certeza de que atende sua necessidade. Hoje em dia existem muitas opções de cartões sem anuidade e esta é uma ótima opção de economia. Lembre-se de verificar os benefícios oferecidos e as taxas. Anote as características essenciais do cartão, assim vai ficar mais fácil na hora de escolher.


    E aí charmosa, gostou das dicas de como usar o cartão de crédito?

    Beijos!!



  • Top