Dicas de mãe 5 hábitos para uma maternidade mais leve

12/05/2021 | Sobre Maternidade

Eu amo escrever sobre a minha maternidade. Porque revivo com você toda a emoção e felicidade em ter me tornado mãe. Embora a maternidade não seja tarefa fácil, ela me faz feliz e realizada. Hoje divido com você 5 dicas de mãe de primeira viagem, que são hábitos importantes para uma maternidade mais leve.

Dicas de mãe 5 hábitos para uma maternidade mais leve

Não se compare

Quando você se torna mãe o que mais ouve são palpites do que deveria fazer ou como deveria cuidar do seu bebê. Outras vezes você começa a duvidar da sua capacidade em ser uma boa mãe por se comparar com as outras. Isso tudo como se a maternidade fosse a mesma coisa para todas as mulheres, no entanto não é.

A minha realidade materna é diferente da sua e está tudo bem. Então, não dê ouvidos a palpites de quem não respeita o seu momento e muito menos se compare.

A maternidade passa a ser mais leve quando você se blinda do que não te acrescenta e entende que cada mãe e cada processo materno é único.

Dicas de mãe 5 hábitos para uma maternidade mais leve

O tempo é especial e precioso, valorize

Em tempos de pandemia muitas mães estão trabalhando em casa. Mas isso nem sempre significa um tempo a mais com os filhos. Já que os prazos e horários precisam ser cumpridos. Mas seja como for, o tempo é especial e precioso.

Eu li uma frase estes dias que mexeu muito comigo: ” As crianças disputam com as redes sociais a atenção dos pais”.

Isso é triste, porém real. Sim, temos que trabalhar, assistir um filme, etc. Mas é muito importante ceder nosso tempo para o que é mais precioso para nós, nossa família. As crianças não precisam apenas de comida, roupa… Elas precisam de atenção, carinho, olho no olho.

Tenha um tempo com seu filho, desde sempre. Olhe nos olhos, conte histórias, os ensine coisas novas. Pois isso tudo é muito importante para o seu desenvolvimento. Uma criança que tem atenção e carinho é uma criança mais compreensiva e obediente.

VEJA AQUI: Descobertas maternas de uma mãe de primeira viagem

Não grite, CONVERSE

Escute seu bebê, respeite suas emoções. Não cobre do seu filho o que você não faz. Uma criança ainda não sabe lidar com suas emoções, então ela vai se alterar, pular, gritar… É preciso paciência e amor para ensina-la a lidar com tudo isso.

Minha bebê tem 9 meses. Embora ela ainda não fale, quando eu percebo que ela está agitada ou entediada eu faço uma nova atividade com ela; brinco, passeio, converso…

Rotina & responsabilidade

Manter uma rotina é desde o berço. Pois ajuda demais a criança a entender melhor sobre o dia, a noite. Mas depois que a criança vai crescendo ela vai entendendo que tudo tem seu momento.

A rotina ajuda com o tempo a criança entender conceitos como compromisso e responsabilidade.

Dicas de maternidade para mães de primeira viagem

Veja o que pode melhorar

O que está tornando sua maternidade mais difícil neste momento? Não consegue dormir? Cansada demais?

Analise sua maternidade e veja o que pode melhorar. No início até a Bella aprender a rotina da casa eu parecia um zumbi. Então meu marido passou a revezar comigo para fazer ela dormir. Outro ponto foi entender que não, eu não daria conta de tudo e está tudo bem.

Temos que parar de romantizar o cansaço. Cuide do seu bebê primeiro e deixe as tarefas de casa para quando der para fazer. Não é vergonha pedir ajuda.

Tenha em mente sempre que você pode parar e avaliar o que pode melhorar na sua rotina, conforme sua realidade para ter uma maternidade mais leve.


Sim, sou uma mãe de primeira viagem. Mas é tanta coisa que a gente aprende e vive em pouco tempo que daria para escrever um livro. Estas são algumas dicas da minha realidade materna para sua. Pois eu espero que te ajudem de alguma forma.

A maternidade não é perfeita, mas também não precisa ser um martírio. Afinal, por mais difícil que ela possa ser, sempre será uma benção. Gostou das minhas dicas de mãe?

Beijos!!

  • 13/05/2021

    Amo ler sobre maternidade e ter uma rotina certinha e preparada ajuda demais para não enlouquecer e temos que nos lembrar de evitar comparações até porque tem pessoas com uma rede de apoio enorme e outras que não tem ninguém só elas mesmas.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      17/05/2021

      Verdade, algumas mulheres sem apoio algum. Acho super válido dividir estas experiências pois podem ajudar alguém.

  • Top