Doe leite materno isso pode salvar vidas

29/01/2021 | Sobre Maternidade

Hoje faço um convite a todas as mamães que amamentam, doe leite materno pois isso salva vidas. Eu estou doando leite materno e vou dividir com você esta experiência. De acordo com o Ministério da saúde os estoques de leite estão baixos. Por isso estão convidando todas as mulheres que amamentam a fazer a doação, com isso é possível reduzir a mortalidade.

Doe leite materno isso pode salvar vidas

Quando eu estava grávida da Isabella os meus seios não davam sinal de leite, isso é normal. Mas eu fiquei muito nervosa e com medo de não ter leite para minha filha. Porém logo após dar a luz, a Isabella pegou rapidamente o peito e o milagre da vida aconteceu. Saia tanto leite que ela até engasgava as vezes. Eu vi este milagre como uma forma de retribuir tanta benção na minha vida, por isso pensei em fazer a doação.

Até então eu não sabia nada sobre doação de leite materno. Então a primeira coisa que fiz foi falar com minha sobrinha que é enfermeira. Ela me colocou em contato com uma das responsáveis pelo banco de leite mais próximo da minha casa, que no caso é em uma outra cidade perto daqui. A Rosângela é meu contato do banco de leite, ela é um amor de pessoa.

Então a primeira coisa a se fazer para doar leite materno é procurar o Banco de leite Humano ou Posto de coleta de leite humano mais perto da sua casa. Mas você também pode entrar em contato pelo número 136 ou 0800 026 8877 para mais informações.

Saiba mais:

Como escolher a fralda descartável certa pro seu bebê

Relato de parto: Meu parto cesária pelo SUS

Doe leite materno: Veja como fazer

Os requisitos para doar leite é estar amamentando, ser saudável e não estar tomando remédio que interfira na amamentação. Antes da primeira coleta a Rosângela veio aqui em casa me trouxe o kit para ordenha e me ensinou todo processo. Além disso ela solicitou meus últimos exames e alguns dados pessoais para o cadastro.

O Kit para doação de leite possui recipiente de vidro para armazenamento do leite, máscara descartável, touca descartável e etiqueta para colocar data.

Doe leite materno isso pode salvar vidas

Como preparar frasco para doar leite materno:

  • O frasco precisa ser esterilizado. Então eu faço isso com vários e deixo armazenado.
  • Ferva por 15 minutos, contando a partir do início da fervura. A água precisa cobrir o frasco. Depois deixo secar sobre um pano limpo.
  • Depois de ordenhar nos frascos, transfira o leite para o recipiente com tampa fornecido pelo BLH.

A etiqueta precisa conter a data do primeiro dia que começou a ordenha. A coleta do leite é feita tosa semana e não precisa estar com o potinho completamente cheio. Mas o leite precisa ser conservado no freezer.

Higienização pessoal:

Para começar a ordenha é necessário fazer a higienização da mama com água. Coloque a touca e máscara. Então depois massageia o seio e faz movimento de ordenha ensinado pelo profissional, no meu caso foi a Rosângela que me orientou em tudo.

De acordo com o Ministério da saúde, um pote de leite pode alimentar até 10 recém nascidos por dia. Isso é incrível né?

O Brasil possui a maior a mais complexa de rede de bancos de leite humano do mundo. Pois consegue unir tecnologia e baixo custo. Somos referência mundial baby.

Todo leite doado passa por um rigoroso teste de qualidade antes de ser distribuído.

Por que doar leite humano?

Em partos prematuros ou se as mães forem infectadas, os bebês precisam ainda mais de leite. Pois o leite contém tudo o que o bebê precisa para desenvolver com saúde.

A mulher que amamenta tem menor chance de desenvolver câncer de mama. Doar leite estimula a própria produção de leite, portanto nunca vai faltar leite para seu bebê.


Doar leite é um ato de amor e responsabilidade com as próximas gerações. Por favor compartilhe este post nas suas redes sociais. Vamos contribuir com a amamentação de milhares de bebês pelo Brasil.

Gostou de saber mais? Então aproveita e deixe seu comentário.

Beijos!!

  • Luiza Monteiro
    30/01/2021

    Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas…

    Beijos .

  • 31/01/2021

    Acho um gesto de amor doar leite materno. Tantas mães não tem leite para amamentar seus filhos e outras tem em excesso, não custa nada ajudar.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    • Simone
      09/02/2021

      Verdade, uma forma de ajudar o próximo

  • Renata Gomes
    01/02/2021

    Acho linda essa campanha para doação de leite materno, ajuda muitos bebezinhos

    Beijinhos
    Renata

  • 01/02/2021

    Super legal essa atitude!
    Eu não sabia disso, achei super pertinente ainda mais pelo momento que estamos vivendo.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Simone
      09/02/2021

      Sim com certeza, espero ajudar mais mães

  • 02/02/2021

    Oi.
    Amei saber que você doa leite materno, eu pesquisei muito sobre isso depois que vi alguns casos na internet.
    E sua filha cresceu muito rápido como o tempo voa.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      09/02/2021

      Sim passa muito rápido

  • 03/02/2021

    Nossa eu tive tanto leite, mas na época não sabia que podia doar. Parabéns por fazer isso.

  • Top