O que é a transição capilar e como fazer

28/09/2020 | Sobre Cabelo Cacheado

A transição capilar é um processo cada vez mais conhecido e desejado, pois além de propor o abandono das químicas alisadoras, ele também significa uma um novo olhar sobre si. Nós vivemos um uma sociedade que impõe um padrão de beleza – principalmente feminino – onde a mulher precisa atender a esses pré requisitos e, o processo de aceitar os fios naturais, sejam eles cabelos ondulados, cacheados ou crespos, é quase uma forma de libertação dessa expectativa imposta pela sociedade ocidental.

O que é a transição capilar e como fazer

Valorizar e aceitar todos os tipos de beleza é incrível, entretanto, o processo de transição requer muita paciência, pois ele exige tempo e dedicação para que os fios aceitem esse novo formato. Se você está passando ou quer passar pelo processo, tenha calma e certeza que tudo dará certo! 

Vamos te ajudar e contar tudo sobre transição. Quem sabe assim fica mais tranquilo, né?

O que é a transição capilar?

  A transição capilar nada mais é a pessoa decidir não utilizar mais nenhum tipo química no cabelo. Seja ela desde a progressiva até o relaxamento, para que os fios voltem ao seu lugar natural. Independente da curvatura.

Além do processo prático, a transição capilar também diz respeito a celebrar a beleza de todos os fios e não apenas dos fios lisos – sejam eles naturais ou alisados – como os mais bonitos. Se libertar de padrões estéticos é um movimento que ajuda a se conectar com a sua identidade real. Colocando o fazer ou não um procedimento apenas como algo que é uma escolha sua, apenas por vontade própria. 

Saiba que poderá haver críticas durante o processo, pois ele não é um período fácil. Mas se você está com vontade, com certeza valerá a pena. Mas saiba que cada um pode ter o cabelo que quiser, afinal, alisar os cabelos por uma escolha apenas sua, também é um processo bonito e importante!

Como fazer a transição capilar? 

Conheça as técnicas e escolha qual se encaixa melhor no que você busca!

O que é a transição capilar e como fazer

. Big Chop

Essa técnica propõe que você corte as partes do cabelo quimicamente tratadas de uma vez só. Esse, sem dúvidas, é a forma mais famosa e rápida de eliminar os fios lisos, mas caso você não se sinta à vontade com esse método, existem outras maneiras de realizar a transição. Pois ninguém precisa cortar os cabelos curtinhos caso não se sinta segura para isso. 

. Cortar as mechas periodicamente e apostar nas texturizações

Essa é para quem prefere ir com mais calma no processo. Existe a possibilidade de cortar o cabelo os poucos. Eliminando as partes quimicamente tratadas sem pressa. Mas nesse caso é bom contar com técnicas de texturização dos fios, pois elas dão um efeito uniforme para as duas texturas dos fios. Os métodos mais comuns são a fitagem estruturada, o dedoliss, o twist, os coquinhos e os bigudinhos.

. Box Braids

Agora, se você quer aproveitar a transição e mudar o visual, uma grande aliada são as Box Braids. Pois ela é uma técnica de trançado com fibras sintéticas que não danifica tanto o cabelo. Sendo uma boa alternativa pra quem não quer deixar os fios curtinhos. Mas além disso, ela dura em torno de três meses e ainda auxilia no crescimento dos fios.

Veja mais: TRANSIÇÃO CAPILAR minha experiência

Cronograma Capilar

Nessa fase de transição capilar os fios costumam ficar mais frágeis. Então para ajudar eles a crescerem saudáveis é super importante fazer o cronograma capilar. Ele será um ótimo aliado neste momento. Por isso é fundamental seguir a agenda de cuidados. Vem com a gente saber tudo!

O cronograma capilar  é composto por três passos. O primeiro deles é a hidratação, ela será responsável por repor a água e os nutrientes dos fios. Logo depois, temos a nutrição, com o intuito de repor a camada lipídica, protegendo os fios e deixando-os macios e brilhosos. Para finalizar, o terceiro passo é a reconstrução capilar. Com o objetivo de devolver a queratina aos fios. Protegendo a estrutura capilar e fortalecendo os mesmos.

Produtos para transição capilar

Neste período é essencial contar com a ajuda de produtinhos que possam auxiliar a transição. Já que os produtos antigos para cabelos quimicamente tratados não funcionam mais. Não é mesmo?

O que é a transição capilar e como fazer

O primeiro passo é saber para qual curvatura você está recuperando os fios. Pois assim você pode buscar um Shampoo e Condicionador que sejam ideias para ele e que hidratem também. A Salon Line oferece na linha Todecacho a Gelatina Mais Definição Transição Capilar. Ideal para esse momento! Busque encaixar ele em seu cronograma e aproveite!

E aí, está preparada para encarar esse momento? Se jogue e aproveite!

  • 28/09/2020

    Seu post está ótimo, super bem explicadinho para quem está nessa fase de transição.

    Cores do Vício

  • Jen
    28/09/2020

    Transição não é fácil. Mas é o típico trabalhão que vai valer muito à pena! Ótimas dicas!
    Beijos!

    • Simone
      02/10/2020

      Com certeza ♥

  • 29/09/2020

    Amei o post. Eu amo tanto ver a evolução depois da transição, é tão bom ver a felicidade e o brilho que as pessoas parecem ganhar.
    Eu nunca usei química para alisar os fios, mas a chapinha mudou muito a curvatura do meu cabelo que é 2bc. Hoje em dia para ondular só usando muito creme de pentear, mas é horrível pois meu cabelo não suporta o peso e parece que ‘desmaia’.
    beijos

    • Simone
      02/10/2020

      Sim, lindo demais isso.
      O cabelo muda com o tempo mesmo. Use produtos mais consistentes, não precisará passar tanto produto. Gelatina tbm é ótimo.

  • 29/09/2020

    Oi Simone, gostei dessa dica.
    Eu acho lindo cabelos naturais, essa diversidade faz com que tudo seja mais belo.
    Gostei muito do post, nunca passei nenhum tipo de química no meu cabelo, nem pintar rs
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      02/10/2020

      Oi Va, nossa eu já usei muita química haah

  • 29/09/2020

    Oi simone! Td bem? Primeiramente que post incrível! Tudo muito bem explicado. Precisamos de mais posts assim para ajudar mais pessoas a passar pela transição. Nós sabemos que é um momento muito precioso.

    Beijos e até a próxima!
    >>> https://julianarabelo08.wixsite.com/donnaju

    • Simone
      02/10/2020

      Obrigada, beijos

  • 30/09/2020

    Seu cabelo ficou lindo e adorei que respeitou o processo.
    Nunca usei esses tipos de química no cabelo. Mas, fazia uso de secador e chapinha mais vezes. Diminui tem 1 ano e senti meu cabelo melhor, viu?
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Simone
      02/10/2020

      Que bom, beijos

  • Top