Rio Grande do Sul: veja o que doar e como ajudar - Charme-se
Logo Charme-se

Nas últimas semanas o Rio Grande do Sul tem sido afetado por fortes chuvas e alagamentos. Isso prejudicou várias cidades, deixando milhares de pessoas desabrigadas. Infelizmente além das casas, muitas pessoas perderam suas vidas. Mas ainda não acabou. Afinal a previsão é de mais chuva para região, além da frente fria. Por isso precisamos unir forças e ajudar neste momento tão devastador da nossa sociedade. As pessoas PRECISAM URGENTE DE AJUDA!

O que aconteceu no Rio Grande do Sul?

Rio Grande do Sul veja o que doar e como ajudar

A fortes chuvas no Rio Grande do Sul cooperou com a subida do nível dos rios. A água do Guaíba, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar em outras regiões do sul do Estado. De acordo com a CNN Brasil, 336 cidades estão em estado de calamidade.

O nível da água, em certos lugares, subiu tanto que deixou casas completamente submersas. Muitas pessoas tiveram que esperar por resgate nos telhados. Algumas, inclusive, esperaram por dias.

Mas na contra mão de quem quer ser salvo, ainda existem os resistentes. São as pessoas que se negam a deixar seu lar. Muitos por medo dos saques, que estão acontecendo na região. Porém, não é só isso. Existe também o medo, de não saber o que esperar.

Além das pessoas, muitos animais também estão sendo resgatados. Afinal, essa é uma corrida pela vida. POR TODA E QUALQUER VIDA! Porque toda a vida importa.

Um relato emocionante de um dos voluntários é de que eles encontraram uma senhora de idade. Mas ela não estava sozinha. Visivelmente abatida, ela se agarrava ao corpo do seu marido. Ao tentarem salva-la, ela se negava a sair dali. Pois queria que levassem seu marido junto. Então, foi preciso os voluntários explicarem para ela, que infelizmente seu companheiro já havia partido. Mas ela insistente, dizia que ele só estava dormindo. Só depois de muita conversa, conseguiram resgata-la. Mas não acaba por aí. Com lágrimas nos olhos, o voluntário disse que precisou amarrar o corpo do homem na casa, para que ele não fosse levado pela correnteza.

O que doar?

doações para o Rio grande do sul
Foto @asassolidarias.riograndedosul

O Rio Grande do Sul tem pressa!

São muitas famílias desabrigadas, perderam TUDO. Algumas pessoas perderam até mesmo a roupa do corpo. Pois imagine ter que nadar em uma água suja e lamacenta para se salvar…

Então é preciso um pouco de tudo, mas a água é prioridade. Segue uma lista do que mais pedem nos abrigos. Para amparar todas as pessoas:

  • Água potável, mas em engradados. Pois fica fácil de transportar e fazer a distribuição.
  • Alimentos não perecíveis.
  • Ração, para os animais. Aqui vale ração para cachorros, gatos e cavalos também.
  • Roupas e calçados: de crianças, adultos e bebês. (Isso inclui toalhas, roupas íntimas e meias também).
  • Para os bebês: leite, fórmula, fraldas. (fraldas de todos os tamanhos, incluindo RN).
  • Crianças: precisam de brinquedos e chupetas.
  • Higiene pessoal: sabonetes, escova de dente, papel higiênico, lenço umedecido, shampoo e condicionador).
  • Alojamento: colchão, colchonete, travesseiro, roupas de cama. Cobertores quentinhos.
  • Produtos de limpeza: água sanitária, balde, detergente, esponja, pano de limpeza, rodo, vassoura.

OBS: As doações precisam estar em bom estado. Pois caso contrário ninguém vai conseguir usar.

Infelizmente muitas pessoas tem feito doações de materiais que não da para aproveitar. Como por exemplo, chinelos sem correia. Ou até mesmo pão mofado (pasmem).

No Rio Grande do Sul, a previsão continua sendo de chuva e frio. Então, é importante doar agasalhos, cobertores… Roupas bem quentinhas.

Antes de doar organize as roupas. Amarre os sapatos para não perder. Separe tudo por categoria. Exemplo: “Roupa feminina adulto, tamanho 40”. Pois assim trás mais agilidade na triagem e as peças chegam amis rápido para quem precisa.

Onde fazer as doações?

Os correios de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais, estão recendo doações.

Na sua cidade procure junto a prefeitura quais os pontos de coleta que eles criaram. Mas caso não haja, tome a iniciativa ou estimule seus representantes a fazerem isso.

Compartilhe com toda sua rede de amigos, online ou offline a importância das doações e quais os pontos de coleta mais próximos.

Como posso ajudar mais as famílias do Rio Grande do Sul?

Muitas pessoas estão empenhadas em ajudar, graças a Deus. Mas cuidado com golpes. Sempre verifique o nome do pix e saiba se realmente é uma entidade real e séria por trás das ações.

Eu indico a vakinha do Badin. Pois ele está sendo transparente com os repasses e está prestando um serviço lindo.

Outro perfil incrível que está fazendo um trabalho maravilhoso é o Tô Salvo Canoas. Eles também fazem prestação de contas de todas as doações.

Mas além destes, existem várias outras iniciativas pelo Brasil. O que só demonstra que quando nos unimos somos mais fortes. Se quiser destacar mais algum perfil relevante por aqui, é só comentar.

Vamos juntos nessa luta, só assim para passarmos por tudo isso de pé.

Ainda há muito o que fazer.

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress