Tipos de caspa, como evitar e os melhores tratamentos

Date
fev, 10, 2022
tipos de caspa

A caspa é uma das maiores queixas sobre problemas capilares. Mas mesmo assim muita gente ainda não sabe o que causa os diferentes tipos de caspa e como fazer o tratamento correto. Primeiramente, é importante dizer que caspa não é uma doença contagiosa e também não significa falta de higiene, pois isso são dois grandes mitos. Aqui eu trago dicas esclarecedoras; que vão ajudar você que tem caspa a cuidar melhor da sua saúde capilar; e conquistar fios mais fortes e bonitos.

Publicidade - OTZAds
tipos de caspa

O que é caspa ?

A caspa é a descamação causada pela dermatite seborreica; que é uma inflamação que causa descamação, coceiras e vermelhidão. Em casos mais sérios, pode surgir até mesmo feridas. Pois isso acontece devido ao aumento de sebo que causa proliferação do fungo malassezia. Que faz com que haja uma renovação da pele de maneira exagerada. Então se o seu couro cabeludo apresenta algumas das características mencionadas acima; fique em alerta e vá a um dermatologista.

As causas para caspa são várias; como por exemplo, stress, uso exagerado de químicas; mas uma das causas mais comuns é a predisposição genética.

Quais os tipos de caspa ?

Nós podemos destacar dois tipos de caspa; a caspa seca e a caspa oleosa.

Caspa seca: São escamações mais finas; geralmente de cor cinza ou branca e caem bastante sobre as roupas. Pois se desprendem facilmente do couro cabeludo.

Caspa oleosa: Neste caso as escamações são mais grossas e ficam grudadas no couro cabeludo. Sua cor é mais amarelada; mas além disso, possui presença de maior irritação no local. Por isso este tipo de caspa é considerada mais severa.

É interessante saber diferenciar os tipos de caspa, porque geralmente a aparência ajuda a identificar a origem do problema. Então para tratar com precisão é importantíssimo saber a causa exata, pois é isso que ajudara no sucesso dos tratamentos.

Alguns fatores podem acabar prejudicando e aumentando a caspa; como por exemplo, a poluição, tempo seco, etc.

Qual melhor tratamento para caspa ?

Infelizmente a dermatite seborreica é uma doença crônica e ainda não existe uma cura. No entanto; com o tratamento e cuidado correto é possível diminuir consideravelmente. Então o primeiro passo é procurar um profissional. Por isso se consulte com um dermatologista. A não ser, é claro, que a caspa tenha sido causada por química ou alergia a algum produto. Pois neste caso, ao evitar este mal hábito; você se consegue se livrar de vez do problema. Mas mesmo assim, continua sendo importante consultar um médico.

Evite tratamentos caseiros e sem comprovação, pois isso pode acabar prejudicando e aumentando o problema. Nem sempre as receitas caseiras são uma boa opção.

O dermatologista vai te indicar o melhor tratamento; de acordo com a sua necessidade e a causa. Pois é preciso uma boa avaliação e um bom acompanhamento.

Outra dica muito importante é escolher bons produtos para cuidar dos seus fios; e tratar a caspa ao mesmo tempo. Então invista em shampoos com ativos antifúngicos, pois eles combatem a proliferação dos fungos e eliminem a caspa. Ativos calmantes também são importantes, pois ajudam a suavizar irritações.

Abaixo eu separei 3 das melhores opções de shampoos anticaspa. Pois eles são de alta performance, o que significa que possuem alta qualidade e tecnologia capaz de minimizar a caspa e aliviar os sintomas.

Então aproveite; clique sobre os produtos abaixo para saber mais sobre os produtos.


Como evitar os tipos de caspa ?

Mas além de usar um bom shampoo anticaspa é necessário lavar corretamente o cabelo. Porque uma boa higienização vai auxiliar no tratamento e na saúde capilar como um todo. Então, lave os fios no mínimo 3 vezes na semana; sempre com os produtos adequados. Mas também Massageie sempre com suavidade e movimentos circulares. Deixe os fios secarem naturalmente, no entanto caso utilize o secador; não use jato quente demais, pois assim você não irrita ainda mais sua pele.

Em alguns casos a caspa pode ser evitada, então fique atenta para manter a saúde do seu cabelo em dia.

A alimentação faz toda a diferença, portanto procure se alimentar bem. Pois a ajuda de uma nutricionista vai te ajudar muito. Você não precisa parar de comer tudo o que gosta, mas encontre um equilíbrio.

Mantenha uma rotina capilar adequada para necessidade do seu cabelo. Pois assim você mantêm os fios e o couro cabeludo bem saudáveis. Então, procure evitar lavar os fios em água muito quente; e invista no poder da argiloterapia.

Evite o excesso de químicas, pois além de auxiliar no surgimento de caspa; pode deixar seu cabelo frágil.


Estas são dicas importantes para você se livrar da caspa e manter a saúde capilar em dia. Mas agora me conta aqui nos comentários se você gostou das dicas; e aproveite para mandar este post para suas amigas. Porque são ótimas dicas.

Beijos!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥