Cólica menstrual: 5 maneiras de aliviar a dor e o desconforto

Date
jun, 23, 2022
cólica menstrual

Se você, assim como eu, sofre com a cólica menstrual, sabe que este é um período muito sensível. Portanto precisamos aumentar os cuidados, para que seja um momento mais tranquilo. Durante os meus mais de 30 anos de vida, já passei por muitos momentos difíceis devido as fortes dores, pois eram tão intensas que as vezes eu desmaiava. Mas graças a Deus, o meu período menstrual mudou muito e com o que vou te contar agora, vai ficar mais fácil para você também aliviar suas cólicas menstruais.

Publicidade - OTZAds

Vá com frequência ao ginecologista

Eu sempre tive uma cólica muito forte; mas este não é o caso de todas as mulheres. Pois cada uma, vai sentir de uma maneira diferente. Existem algumas mulheres, inclusive, que quase nunca sentem dor; como é o caso da minha mãe. Sortuda!

Bom, mas sentindo muito dor ou não, o primeiro passo é sempre ir com regularidade ao ginecologista. Pois caso necessário, todo medicamento precisa ser prescrito por um profissional. Eu já tomei vários tipos de medicamentos ao longo da vida; então eu sei que, apenas o seu ginecologista vai te informar o melhor para você.

Além de tomar o medicamento prescrito pelo médico, existem outros métodos muito saudáveis que também podem te ajudar. Como é o caso, do que vou te contar agora:

Publicidade - OTZAds

Como amenizar a dor da cólica menstrual?

O calor pode ajudar

Aquecer a região da barriga com bolsa de água quente pode te ajudar a trazer conforto imediato. Mas além disso, deixar cair um pouco de água morna sobre a região, na hora do banho, também é uma boa opção.

Ao colocar a bolsa de água quente sobre a barriga, aproveite para relaxar e deitar de uma maneira mais confortável. Algumas posições podem ajudar ainda mais no conforto e alívio das dores; como deitar de lato e manter as pernas mais encolhidas. No entanto, você também pode testar outras posições e ver a que fica melhor para você.

Ginástica íntima

A ginástica íntima ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, trazendo muitos benefícios para sua vida. A prática, também conhecida como pompoarismo previne doenças como continência urinária; infecções vaginais, aumenta a libido; diminui as dores da cólica menstrual; entre outros benefícios.

A ginástica íntima é indicada para mulheres de todas as idades, e não possui contraindicações. Para começar é importante saber trabalhar os músculos pélvicos e a respiração. Então eu indico que você busque por ajuda profissional; pois assim você começa com mais segurança e sem dúvidas.

Publicidade - OTZAds

Exercícios e massagens

Os exercícios como caminhada, corrida, por exemplo; podem ajudar e muito a aliviar as dores, porém não deixe para praticar exercícios apenas no seu período menstrual. Pois a regularidade das práticas esportivas vai te trazer melhores resultados, diminuindo a cólica; mas também vai te proporcionar melhor qualidade de vida.

As massagens são também uma ótima opção. Faça movimentos circulares na região pélvica; mas sempre de maneira suave. Você pode usar óleo ou cremes de massagem, pois além de te ajudar vão manter sua pele hidratada.

As melhores maneiras de ter mais conforto no período menstrual

Conforto é TUDO

Evite roupas apertadas e escolha absorventes que te deixam mais confortável e segura, como é o caso das calcinhas absorventes.

As calcinhas absorventes te dão mais mobilidade, é possível usar por mais tempo do que os absorventes descartáveis. Então, você garante mais comodidade e praticidade, consequentemente vai auxiliar no seu bem estar. Além é claro, de ser uma alternativa mais sustentável e linda.

Se alimente bem

Manter uma boa alimentação é a base para ficar saudável, mas também pode aliviar as dores da cólica menstrual. Então, escolha alimentos com propriedades que ajudem a manter uma boa digestão e alívio das dores. Como é o caso das castanhas, bananas; queijo branco, nozes, uva, acerola, entre outros… Mas, é sempre importante ir com regularidade no nutricionista também. Principalmente se você sente dificuldade em seguir uma boa alimentação. Pois o médico vai te ajudar a fazer as melhores substituições.

Se alimentar bem não é um problema; quando você faz as escolhas certas. Pois, tudo é uma questão de equilíbrio.

E aí, charmosa, você também sofre muito com cólica? Mas, o que tem feito para passar por este período de uma maneira mais tranquila? Gostou das dicas?

Beijos!

Publicidade - OTZAds

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥