Como fazer o bebê dormir a noite toda

10/06/2021 | Sobre Maternidade

Uma das frases que eu mais ouvia quando estava grávida era: “Aproveita para dormir agora, porque depois você não vai conseguir”. E olha que nem é possível estocar sono. É claro que é super normal o bebê trocar o dia pela noite nos primeiros dias em casa, mas como uma mãe de primeira viagem, acredito que agora estou me saindo super bem. Afinal, a Bella tem noites ótimas de sono. Mas isso não é milagre, pois eu apliquei métodos comprovados de como fazer o bebê dormir a noite toda e vou te contar TUDO agora.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

Criando uma rotina

Os primeiros dias com a Bella em casa foram muito desafiadores. Afinal, primeira filha, eu estava recém operada da Cesária, baby blues… Eu já sabia que criar uma rotina é importante, mas a mudança não ocorre do dia para noite. Por várias noites eu fiquei acordada, as vezes porque ela não dormia, e nas outras vezes ela até dormia um pouco, mas eu ficava observando para ver se ela estava bem. Isso é típico de mãe de primeira viagem.

Entendendo o sono do bebê

Quando chegava a noite eu sempre desligava as luzes e deixava o ambiente com sons bem baixo. Pois isso ia ajudar com que ela associasse com a mudança no tempo, e a entender que já era noite. Momento de relaxamento, descanso… Então eu aproveitava, dava um banho a noite e amamentava. O banho ajuda muito a relaxar os bebês.

Por muitas noites eu me via tonta de sono com o bebê no colo, as vezes pensava que não ia dar conta. Felizmente meu marido ficou com ela algumas noites para que eu conseguisse dormir um pouco. Mas até a Bella se adaptar e eu aprender mais sobre meu bebê, eu ficava virada de sono e cheia de olheiras. Consequentemente não conseguia me concentrar muito nas minhas tarefas do dia a dia.

Oferecendo conforto e segurança

Mas eu também aprendi que além de uma boa rotina e um ambiente tranquilo, meu bebê precisava de conforto e segurança. É comum nos recém nascidos o reflexo de moro, que é quando o bebê abre os braços como se estivesse caindo e chora muito forte. Isso acontece pois ele estava seguro e bem apertado dentro da barriga, mas ao nascer encontra uma imensidão a sua volta. Então para bebês tão pequenos é importante reproduzir essa segurança. Portanto é ótimo enrolar o bebê em uma mantinha e deixar seus braços bem firmes, mas sempre prezando o conforto da criança. Pois assim o bebê se sente mais seguro e relaxa mais facilmente.

Como fazer seu bebê dormir melhor ?

No aconchego da mãe

Se o seu intuito é fazer seu bebê dormir no berço, mantenha-o dormindo no berço desde sempre. Porque ao deixar dormir com você é um caminho sem volta, porém maravilhoso.

A Isabella dorme na cama comigo desde a maternidade, mas não foi ideia minha. Meu marido percebeu que ela ficava melhor do meu lado. Mas além disso quando ela ficava no berço eu mesma não conseguia relaxar. Então com ela do meu lado eu ficava mais tranquila e sentia segurança, e ela por sua vez ficava mais calma.

Mas isso é muito pessoal, eu sou super a favor da cama compartilhada. Para gente funciona super bem.

O cochilo do dia

Muitas pessoas ainda pensam que para o bebê dormir bem a noite, ele precisa ficar acordado de dia. Mas na verdade isso é um mito. Porque quando o bebê não dorme de dia ele acaba ficando muito cansado, porém ao invés de conseguir descansar tranquilamente a noite, o bebê acaba ficando muito agitado e irritado. Então os cochilos do dia são super importantes para o bebê. No entanto é importante ter um horário certo.

Essas são apenas algumas das dicas que aplico até hoje e que me ajudam a proporcionar uma noite de sono ótima para o meu bebê e consequentemente para mim também. Mas é importante lembrar que cada faixa etária possui um padrão de sono e também uma nova fase.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

O que fazer com cólicas noturnas e choros incontroláveis?

Depois que a Bella aprendeu a rotina da casa, entendeu a diferença entre dia e noite, veio a fase das cólicas… As cólicas noturnas podem ser um pesadelo para qualquer mamãe ou papai, portanto saber o que fazer nestas horas é fundamental. Além disso o pico de crescimento pode trazer mudanças significativas no comportamento da criança. Parece complicado né? Mas para descomplicar eu tenho uma ótima dica, que é o curso de sono, que faz parte do grande curso do bebê. Onde você vai aprender:

  • Fisiologia do Sono – entendendo como funciona o sono 
  • Padrões de sono em cada faixa-etária 
  • Como lidar com o sono do recém-nascido 
  • Rotina de sono – local do sono
  • Como lidar com: cólicas noturnas, picos de crescimento, mamadas frequentes e choros incontroláveis 
  • Distúrbios de sono e suas consequências 
  • Métodos de sono infantil

“É o curso on-line mais completo para ajudar mamães e papais com tudo sobre a saúde e bem-estar de nossos bebês. Tudo sobre a amamentação, higiene, sono, alimentação e desenvolvimento das crianças até completarem dois anos de idade.”

Aqui está tudo completo, que você precisa saber para conseguir dar uma noite de sono de qualidade para o seu bebê. Proporcionar uma melhor adaptação e o cuidado que ele merece.

Clica no botão abaixo para conferir o curso.

Este é um método comprovado e desenvolvido pela pediatra infantil Thatiane Mahet. Curso totalmente online e com garantia de 7 dias. Além disso o acesso é para sempre, você pode assistir as aulas de onde quiser e quando quiser.

Aproveite e faça como eu, proporcione qualidade no desenvolvimento do seu bebê.

Beijos!!

  • Top