Não seja uma mãe perfeita, seja uma mãe feliz

Date
fev, 15, 2022
Não seja uma mãe perfeita, seja uma mãe feliz

Quando eu fiquei grávida, um misto de emoções encheu meu coração. Porque era o que eu queria e desejava há muito tempo. Porém também me deu um pouco de medo, porque eu não sabia quase nada sobre maternidade. Na verdade o pouco que eu sabia, eu ouvia da minha mãe ou das minhas amigas. No entanto desde o início eu sempre busquei informação, tanto para me manter saudável para minha filha, quanto para me preparar psicologicamente. Mas a gente nunca vai estar 100% preparada para isso. De tudo o que eu aprendi eu carrego comigo um conselho que quero compartilhar com você: Não seja uma mãe perfeita, seja uma mãe feliz.

Porque a perfeição é algo inatingível, a gente até pode melhorar nossos hábitos, mas perfeitas nunca seremos. No entanto buscar fazer as coisas com alegria, atenção e respeito, nos garantem uma vida e uma maternidade mais leve e tranquila.

Publicidade - OTZAds
Não seja uma mãe perfeita, seja uma mãe feliz

Antes da Bella nascer eu dizia muitas coisas como, ela não vai comer doces, só vai ver TV depois dos 2 anos de idade. Não vou ficar nervosa, serei sempre paciente… Mas para quem já é mãe, sabe que as coisas não são bem assim. Afinal, se eu como doce, não vou negar para ela. Quando estou cheia de trabalho, as vezes preciso deixar ela vendo TV e nem sempre sou tão paciente quanto gostaria, mas sei que estou fazendo o meu melhor; e é isso que é importante.

Não seja uma mãe perfeita

No início eu me cobrava muito, ainda me cobro, mas tenho tentado relevar algumas coisas e focar no que importa; que é dar o amor e atenção que a minha baby merece.

O que quero dizer é que ficamos o tempo todo tentando ser perfeitas, que as vezes a gente deixa bons momentos passarem e nem percebemos. Queremos que tudo esteja sempre arrumado, nada pode atrasar… Mas não faz mal brincar um pouco mais com seu filho e deixar algumas tarefas de prioridade baixa para depois. Não faz mal assistir TV até tarde com os pequenos em algum final de semana. Não faz mal desabafar e dizer que está cansada, ou pedir ajuda. Você ainda vai continuar sendo uma boa mãe.

E quando a gente perde a paciência e olha para eles com olhar arrependido, prometendo mentalmente que aquilo nunca mais vai se repetir… Eu acredito em uma educação baseada no respeito, então eu respeito minha filha da mesma forma que quero que ela me respeite. Portanto sempre que eu faço algo que não deveria, como falar muito alto, eu olho nos olhos dela e peço desculpas.

Eu entendo que não sou perfeita e nunca vou ser, mas eu posso ser a melhor versão de mim para minha pequena. E cada dia é o que eu busco, ser uma pessoa melhor, com hábitos melhores. Porque nossos filhos aprendem muito do que a gente fala, mas eles aprendem muito mais do que observam. Então eu tento sempre mostrar para minha filha bons hábitos que ela pode levar para vida toda; mas sem pressão. Porque não acredito que as coisas impostas com muita rigidez e sem espaço para diálogos, sejam saudáveis. Então eu Tenho praticado uma maternidade neuro compatível; para criar uma mulher forte e independente emocionalmente.

A perfeição é um mito, não se cobre por isso

Parei de buscar a perfeição e tirei um pouco o peso da cobrança sobre meus ombros. Digo, um pouco, porque querendo ou não a gente sempre se pega pensando se está no caminho certo. E quando não somos julgadas pelas nossas próprias cobranças, vem a dos outros.

E falando nos outros, infelizmente o mundo não é justo com as mães. Afinal, muitas de nós estão sobrecarregadas de trabalho. E nessas vezes a gente acaba fazendo ou falando coisas que normalmente não aconteceria e então nos culpamos, lamentamos… Mas entenda que sobrecarregada você não consegue fazer nada, nenhuma de nós consegue. E infelizmente nem todas possuem uma rede de apoio.

Mas saiba que você não está sozinha!

Vamos nos cobrar menos, e sempre que possível nos cuidar um pouco mais. Faça disso uma nova atividade junto com as crianças, porque o autocuidado é um ótimo exemplo para eles levarem para vida.

Não seja uma mãe perfeita, porque a maternidade é um lindo e desafiador processo de aprendizagem, e é inevitável não errar pelo caminho algumas vezes; e está tudo bem. Porque o importante é buscar sempre melhorar, mas de uma forma realista e saudável. Então, ao invés disto, esteja presente e aberta para ouvir e respeitar o mundo dos seus pequenos; para ser a protetora e o amor que eles precisam. E eles não precisam que você seja perfeita, eles apenas te querem feliz.

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

6 Comentários

  1. Responder

    vanessa

    15/02/2022

    Olá!
    Simone amei ver essa foto cheia de amor, e concordo que não é preciso ser perfeita até porque a perfeição não existe mas, podemos ser melhores a cada dia fazendo tudo que pudermos para ter tempo juntos e sermos felizes e aproveitarmos cada momento e cada fase.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  2. Responder

    Juliana Ferreira

    15/02/2022

    Que post mais lindo, adorei a reflexão

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  3. Responder

    Rebeca

    19/03/2022

    Si! Que delícia achar esse conteúdo aqui. Depois que virei mãe tudo mudou – inclusive parei com meu blog. Mas ainda te acompanho e consegui um tempinho agora pra comentar nesse post. Eu concordo muito com tudo. Mais tempo aproveitando os babies e menos tempo limpando a casa. Mais tempo nos permitindo curtir o milagre que colocamos no mundo e menos tempo nos justificando. Você é uma boa mãe Si! Beijos

    • Responder

      Simone

      20/03/2022

      Oi Rebeca, obrigada. O universo materno é cheio de desafios, mas não troco por nada

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥